De Olho na Lista: Record assume liderança na lista de negócios
PublishNews, Carlo Carrenho, 27/05/2011
Mega-seller ”Ágape” apresenta apuração mais baixa desde seu lançamento e vende menos que três vezes o segundo colocado

Esta semana, a grande novidade na lista de mais vendidos do PublishNews está na categoria de negócios. O livro A saga brasileira (Record), de Miriam Leitão, pulou da oitava para a primeira posição da categoria em sua segunda semana na lista. As listas de ficção e infanto-juvenil também tiveram mudanças na liderança. Água para elefantes (Arqueiro), de Sara Gruen, e Dias de cão (Vergara & Riba), da coleção Diário de um banana, retomaram a primeira posição em suas respectivas categorias. O Guia politicamente incorreto da história do Brasil segue líder em não ficção e Ágape (Globo Livros), do padre Marcelo, continua sua liderança absoluta na lista geral e de autoajuda. Vale observar, no entanto, que a venda apurada esta semana – 8.067 exemplares – foi a mais baixa da história do mega-seller, e equivale a apenas 3 vezes a venda do segundo colocado, Água para elefantes, com 2.693 exemplares.

Na lista de ficção há duas novidades. A primeira é Um amor para recordar (Novo Conceito), o mais novo livro do autor arrasa-prateleiras Nicholas Sparks que já emplacou na nona posição. A outra novidade está na 18ª e trata-se de Amante Liberto, de J. R. Ward, o terceiro livro da Universo dos Livros a aterrissar na lista este ano. Em não-ficção, a única novidade é a estréia de Saramago: biografia (Leya), de João Marques Lopes, que estréia na 18ª posição.

No ranking de editoras, a coisa embolou na terceira posição. Enquanto a Sextante segue na frente com 14 títulos na lista esta semana, seguida pela Record com 8 títulos, nada menos que cinco casas editorias estão empatadas em terceiro lugar, cada uma com 7 títulos na lista. São elas: as cariocas Ediouro e Intrínseca, a luso-paulistana LeYa, a ribeirão-pretana Novo Conceito e o grupo hispano-paulista Santillana (embora 6 dos 7 de seus best-sellers sejam da Objetiva, a parte carioca do grupo).

Com a publicação da lista desta semana, fecha-se também a lista mensal de maio. Os livros mais vendidos do mês foram: Ágape (Globo Livros), nas categorias geral e autoajuda; Guia politicamente incorreto da história do Brasil (Leya), em não-ficção; Dias de cão (Vergara & Riba), em infanto-juvenil; Água para elefantes (Arqueiro), em ficção; e O monge e o executivo (Sextante) em negócios.

O ranking de editoras do mês de maio mais uma vez demonstra a força das Big Four cariocas, com Sextante, Record e Ediouro nas três primeiras colocações, e com a Intrínseca empatada com a Santillana em quarto lugar.

Vale a pena conferir a lista anual de livros mais vendidos do Publishnews, particularmente o ranking de editoras cuja disputa é bastante acirrada nas 10 primeiras posições.

[27/05/2011 00:00:00]