Vértice Books adquire Empório do Livro
PublishNews, Redação, 18/03/2011
Com o negócio a empresa amplia sua área de atuação no mercado editorial e deve aumentar o faturamento em 50% em 2011

A distribuidora Vértice Books, antes com foco na distribuição de livros técnicos para bibliotecas públicas e privadas e comércio eletrônico, acaba de anunciar a compra da Empório do Livro, premiada como melhor distribuidora de 2010 pela Associação Nacional de Livrarias.

Com a aquisição, ela começa a distribuir também para livrarias e em território nacional obras gerais e técnicas, além de incorporar as atividades editoriais da Empório do Livro.

A Vértice Books manterá as duas marcas de distribuidoras. Em 2010, a distribuidora Vértice Books registrou aumento de 77% em seu faturamento em relação a 2009 e já prevê para 2011, só com a aquisição da Empório do Livro, um aumento de 50% no faturamento.

Na produção editorial, a nova Vértice Books também pretende ampliar o gênero de obras do catálogo, já que a Empório do Livro até o momento vinha editando livros de arquitetura, poesia e literatura geral. Agora, haverá livros universitários paradidáticos.

“Com a Empório do Livro vamos complementar linhas de negócios em que ainda não atuávamos. A sinergia das empresas nos permitirá melhorar a capacidade de atendimento e a estrutura de compras das editoras, otimizando as negociações”, declara Carlos Henrique de Carvalho Filho, diretor da Vértice Books. A ideia de abrir livrarias próprias é considerada.

As empresas

A Vértice Books foi constituída no final de 2004 por Carlos Henrique de Carvalho Filho, que em maio de 2010 vendeu a Revista dos Tribunais para o grupo ThomsonReuters, com o objetivo de distribuir os livros da Revista dos Tribunais e de outras editoras jurídicas. A partir de janeiro de 2007, ao observar a exigência do mercado pela ampliação da distribuição de livros de outras áreas alem da jurídica, passou operar com livros de diversos gêneros literários, profissionais e técnicos das melhores editoras do País e do exterior.

Há 14 anos no mercado, a Empório do Livro, fundada por Marta Elaine Blanco, que permanecerá na gestão da empresa, representa em torno de 400 editoras diante do comércio varejista de livros. Entre seus clientes estão as maiores redes de livrarias como Cultura, Saraiva e Siciliano e entre seus fornecedores encontra-se as maiores editoras como Companhia das Letras e as principais Editoras Universitárias. Tem aproximadamente 50.000 títulos disponíveis, sendo que, em média, são lançados pelas editoras clientes cerca de 400 novos títulos ao mês.
[18/03/2011 00:00:00]