De olho na lista: Agito mesmo só no Carnaval
PublishNews, Carlo Carrenho, 04/03/2011
Augusto Cury e Eduardo Spohr disputam o título de autor brasileiro mais vendido

Mais uma semana quase estática na lista dos mais vendidos do PublishNews. Não houve mudança na primeira colocação em nenhuma das listas por categorias e nos 10 mais vendidos da lista geral apenas uma mudança pequena: 1808 (Planeta), de Laurentino Gomes, voltou para o grupo de elite na oitava posição, enquanto 50 anos a mil (Nova Fronteira) desceu apenas uma posição e ficou em 11º lugar.

Em ficção, uma briga particular pelo título de autor nacional mais vendido começa a se estabelecer entre Augusto Cury e Eduardo Spohr. Se na semana anterior, o escritor carioca levou a melhor sobre o psiquiatra colinense com seu A batalha do apocalipse (Verus) na sexta posição, esta semana a obra O semeador de idéias, de Cury, ficou em quinto lugar enquanto o livro de Spohr não se mexeu.

Na lista infanto-juvenil, uma estréia: Pegasus e o fogo do Olimpo (Leya), de Kate O’Hearn, aparece na nona em meio a Rick Riordans, Club Penguins e diários de bananas. Em negócios, Faça o que tem de ser feito (Sextante), de Bob Nelson, subiu da sétima para a terceira posição.

No ranking de editoras, o predomínio carioca continua. A botafoguense – referente ao bairro, não ao time de futebol – Sextante emplacou 19 títulos entre os 100 da lista; a gaveense Intrínseca colocou 9; e o grupo bonsucessense Ediouro empatou na terceira posição com 8 títulos na lista junto com o saocristovense Grupo Record. Para consolo de São Paulo, o livro mais vendido é de uma editora paulista. E o padre-autor é paulistano, de Santana.

[04/03/2011 00:00:00]