Chico Buarque e Maria Rita Kehl são os autores dos melhores livros de 2009
PublishNews, Maria Fernanda Rodrigues, 05/11/2010
Eles venceram o Jabuti na categoria Livro do Ano, que representa a opinião do mercado editorial

Chico Buarque chegou quieto ontem na Sala São Paulo, mas não passou despercebido por alguns poucos editores que logo ligaram os pontos. Se ele estava mesmo ali, é claro que Leite derramado (Companhia das Letras) tinha sido escolhido o Livro do Ano. E foi. Chico subiu sorridente três vezes ao palco. Primeiro, para receber o troféu pelo segundo lugar na categoria Romance – o primeiro colocado foi Edney Silvestre. Depois, como autor do livro mais votado pelos internautas, uma novidade desta edição. E por fim, e mais importante, para receber o prêmio de Livro do Ano na categoria ficção. Subiu, sorriu, posou para fotos e saiu sem fazer o tradicional discurso, privilégio apenas dos dois grandes vencedores da noite.

A psicanalista Maria Rita Kehl foi no embalo e não disse nada quando subiu para receber a estatueta por O tempo e o cão (Boitempo), considerado o Livro do Ano em não-ficção. Ela, que já tinha sido muito aplaudida quando foi receber o prêmio na categoria Melhor Livro de Educação, Psicologia e Psicanálise, arrancou assobios eufóricos da plateia. Vale destacar ainda que a mineira Ângela-Lago não foi à festa, mas fez bonito ao ganhar três Jabuti por dois livros diferentes.

Foram entregues no total 163 estatuetas na cerimônia comandada por Cunha Júnior e que contou com a presença do governador Alberto Goldman, do prefeito Gilberto Kassab, de Fabiano Piúba representando o ministro Juca Ferreira, além de Rosely Boschini, presidente da Câmara Brasileira do Livro, e de José Luiz Goldfarb, curador do prêmio, os anfitriões da festa.

A entrega dos jabutis foi intercalada por leituras. Lima Duarte, Regina Duarte e Zeca Camargo leram trechos dos títulos vencedores nas categorias Romance, Contos, Reportagem e Poesia. Ao final, antes do anúncio do Livro do Ano, Mônica Salmaso fez uma pequena apresentação.

“O Jabuti tem essa magia da surpresa”, disse Rosely Boschini comentando sobre a ida de Chico Buarque à premiação. Apesar de as últimas categorias serem as mais aguardadas, todo mundo tem seu lugar ao sol, garante a presidente da CBL em sua última aparição, por ora, na premiação. No ano que vem, a entidade passa por eleição e ela deixa seu posto. Rosely reafirmou sua posição de que todo o mercado deve se sensibilizar para o Plano do Livro e da Leitura no Brasil. “Tem que ter política do livro como tem de transporte e educação, por exemplo”. Para Rosely, o prêmio é o reconhecimento do esforço do mercado editorial. “Estamos produzindo um volume crescente, de melhor qualidade e menor preço”, destacou, embasando-se na última pesquisa Fipe.

Na abertura, Kassab comentou sobre a importância e a relevância do prêmio para o incentivo à leitura e disse que para se ter um país desenvolvido é necessário um grande investimento em educação, e a literatura é um dos pilares. Já Goldman aproveitou o palco e se pôs a poetar: “Somos formados de corpo e alma, e essa alma é basicamente formada de leitura”. Disse ainda que espera pelo dia em que terá mais tempo para leitura. “Um dia queria baixar um decreto que obrigue os governadores, e também os prefeitos, a não terem de trabalhar 16 horas por dia para que eles possam fazer uma das coisas mais fantásticas, que é ler um bom livro.”

Golfarb, curador há exatos 20 anos do Prêmio Jabuti, contou que o livro que a CBL fez em coedição com a Imprensa Oficial em comemoração aos 50 anos do prêmio já está esgotado, mas segue disponível para download gratuito no site da CBL. Destacou também que a votação popular, novidade deste ano, contou com a participação de mais de 5 mil internautas. O escolhido do público em não-ficção foi Linguagens formais: Teoria, modelagem e implementação (Bookman), de Marcus Vinicius Midena Ramos, João José Neto e Ítalo Santiago Veja. “O ideal do Jabuti é promover a literatura de qualidade para todo o Brasil”, comentou.

Conheça os vencedores em cada uma das categorias clicando aqui.

[05/11/2010 01:00:00]