Publicidade
Publicidade
Livros, afetos, amizades, amores...
PublishNews, 27/08/2010
Na coluna desta semana, Roney fala sobre a relação que criamos com os livros que ganhamos e presenteamos

Uma das dimensões mais interessantes e atraentes no universo do livro impresso é a rede afetiva que pode envolvê-lo, a maneira como livros e afetos se entrelaçam. Nós damos e ganhamos livros de presente, escrevemos e recebemos dedicatórias de conhecidos, amigos e namorados, ficamos horas perdidos a escolher que livro dar a alguém. Ao presentear um livro também fazemos provocações e desfeitas (aquele livro cuja leitura vai mostrar, de verdade, quem ele/a é) ou remetemos pequenas brincadeiras e estripulias.

Associar pessoas a livros é um exercício que pode ser divertido, sério ou doloroso. Ao receber um livro de presente, pensamos na pessoa que o deu e suas razões nem sempre explícitas (por que será que ela escolheu este? Será que foi por causa deste personagem? Estou começando a ficar magoado...); ao dar de presente, imaginamos a pessoa lendo (o que ela estará achando? Será que gostou? Será que entendeu logo a associação que fiz entre ela e o personagem? Ichi... será que vai entender errado?).

Depois de ganhar um livro escolhemos um lugar onde colocá-lo. Junto a outros presentes da mesma pessoa? Perto dos livros ou próximo a outros objetos estimados? Ao lado da cama ou na mesinha da sala? Eu, por exemplo, tenho prateleiras em que os livros seguem uma indecifrável e não-catalogável organização afetiva: livros que amigos muito queridos presentearam, livros escritos por amigos e assim por diante, com várias classificações crescentemente subjetivas (e, portanto, sem nenhuma lógica exterior); também brinco de escolher qual livro ficará ao lado de qual, promovendo encontros inesperados... É claro que ao longo dos dias e dos anos estas classificações mudam e se reconfiguram, fazendo com os livros literalmente andem pela estante e pelas prateleiras; alguns até tropeçam, caem e não voltam...

Há livros que propiciam a formação de redes de relações, emprestando para alguém que empresta para alguém que o faz a um terceiro e o nome do primeiro dono e dos leitores sucessivos vão acompanhando a circulação do livro, que vai criando um laço afetivo entre os leitores. Livros também são perdidos e achados, suscitando novas companhias e, não raro, reflexões de por que exatamente esse livro nos encontrou em um determinado lugar. Quando vou a uma biblioteca e sento em uma mesa onde existem livros deixados pelo consulente anterior, não consigo começar o que tenho que fazer sem antes olhar os livros deixados para trás. Não é nenhuma idéia mística, apenas uma curiosidade impulsiva que às vezes se torna uma experiência inusitada, porque me leva a olhar livros e temas que em cuja direção eu jamais iria sozinho.

Livros também armazenam lembranças e memórias de pessoas queridas e já falecidas. Pode ser um livro de receitas culinárias de uma avó ou tia com anotações na margem; pode ser um manual de automóvel de um tio que passava os finais de semana com a cabeça dentro do capô admirando o motor e a mecânica. Muitas vezes nem os lemos, eles são objetos de memória. Há também os comentários, os trechos e as palavras sublinhadas em livros emprestados ou comprados em sebos, o que torna as páginas impressas um diário manuscrito, com a letra e as marcas pessoais do leitor. Muitas pessoas gostam particularmente de adquirir livros em sebos por causa destas outras vidas de um livro, “dialogando” com os donos e leitores anteriores, marcadores do tempo, da leitura e da subjetividade.

Vou contar duas breves experiências pessoais que envolvem livros e afetos. Guardo uma pequena coleção de livros do avô da minha esposa, que eu também chamava de “vô Ernesto” (com a devida concordância dele). A sua casa e a sua vida eram cheias de livros, especialmente quando o assunto era a história da cidade de São Paulo e a européia (principalmente da Espanha) Quando ele já estava com muita idade, nos chamou e presenteou com uma coleção, reunindo os livros de história de São Paulo. Eu os mantive juntos e eles se tornaram as prateleiras de memória do “vô Ernesto”, o testemunho de uma vida repleta de livros e afetos.

A outra história se deu quando eu tinha uns 18 anos e envolveu minha enciclopédia Como Funciona (sobre a qual comentei algumas colunas atrás) e o meu tio Leopoldo, que tinha uns 60 anos na época. Eu estava interessado em alguns livros dele e ele achava muito interessante a Como Funciona e, não me lembro exatamente como, chegamos ao seguinte acordo: faríamos uma troca em que eu escolheria alguns livros e ele ficaria com a enciclopédia. Mas ele incluiu uma cláusula adicional, que na época eu nem entendi e que hoje, penso, foi das propostas mais comoventes que já recebi, especialmente pela duração de tempo e intensidade da relação que pressupunham. “ – Se um dia você tiver um filho, quando ele fizer 13 anos você virá com ele à minha casa e a Como Funciona será um presente meu para ele, uma ‘devolução’, eu apenas vou cuidar dela por alguns anos”; “E destrocamos os livros, não, tio?”, “ – Não, o que é teu fica com você. A história da enciclopédia vai ser entre eu e ele. Mas me prometa que você não esquecerá o combinado e vai trazê-lo aqui”.

E é assim que a memória e a lembrança de duas pessoas queridas continuam próximas nas páginas impressas dos livros. Sobre a proposta do meu tio... é claro que nós dois cumprimos o trato, na data exata, muitos anos depois.

Roney Cytrynowicz é historiador e escritor, autor de A duna do tesouro (Companhia das Letrinhas), Quando vovó perdeu a memória (Edições SM) e Guerra sem guerra: a mobilização e o cotidiano em São Paulo durante a Segunda Guerra Mundial (Edusp). É diretor da Editora Narrativa Um - Projetos e Pesquisas de História e editor de uma coleção de guias de passeios a pé pela cidade de São Paulo, entre eles Dez roteiros históricos a pé em São Paulo e Dez roteiros a pé com crianças pela história de São Paulo.

Sua coluna conta histórias em torno de livros, leituras, bibliotecas, editoras, gráficas e livrarias e narra episódios sobre como autores e leitores se relacionam com o mundo dos livros.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Roney Cytrynowicz parte da polêmica lei polonesa que quer incriminar quem se referir aos campos de extermínio como poloneses e não nazistas para falar de dois livros essenciais para entender a questão
O que significa, em 2018, manter uma publicação impressa como o Almanaque Pensamento, que tem exatas 200 páginas de previsões astrológicas e outras previsões para todos os dias do ano?
Em sua coluna, Roney Cytrynowicz conta a história da escritora japonesa Mitsuko Kawai e a sua relação com a Biblioteca Amadeu Amaral localizada no bairro paulistano da Saúde
Em sua coluna, Roney Cytrynowicz pega carona no relançamento de 'A chave do tamanho', de Monteiro Lobato, pelo selo Globinho, para fazer uma reflexão do mundo atual
A partir de Primo Levi e Anne Frank, Roney Cytrynowicz analisa a difusão da fotografia do menino Omran Dagneesh dentro de uma ambulância após ser ferido no bombardeio de Alepo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
O tradutor é um leitor acirrado.
Charles Simic
Poeta sérvio e editor da revista The Paris Review
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar