Raimundo Carrero e Edney Silvestre vencem o Prêmio São Paulo de Literatura
PublishNews, Maria Fernanda Rodrigues, 03/08/2010
Cada um ganhou R$ 200 mil

Quando soube que Se eu fechar os olhos agora estava entre os finalistas do Prêmio São Paulo, Edney Silvestre ficou feliz, mas passou logo. Naquele dia ainda conseguiu ouvir do outro lado da linha o irmão, que faleceria mais tarde, soltando um tímido “uhu”. Ele foi o único a saber desde o começo – ou quase desde o começo, já que a história foi construída durante um ano e meio em pensamento - que Edney estava escrevendo este livro. E a vitória ontem à noite do Prêmio São Paulo de Literatura na categoria autor estreante foi dedicada justamente ao irmão.

O fato de ele estar à frente do principal programa de entrevistas com escritores, o Espaço Aberto Literatura, o deixou com medo de mudar de lado. “Tentei não contar essa história, mas não consegui deixar de escrever. Ela me perseguiu por 14 anos e não contar não era uma opção”, revela o autor se dizendo ousado. “Não escrevo com a elegância de Hatoum ou com a criatividade de Ruffato, mas tenho uma história para contar”. Desses 14 anos, seis foram usados para escrever. “Sou muito lento e os personagens se revelam para mim muito lentamente”, disse o autor de outros dois livros – um jogado no lixo por um editor e o outro por ele mesmo.

Entre os veteranos, Raimundo Carrero desbancou João Ubaldo, Luiz Raffato, Chico Buarque, Reinaldo Moraes, Rodrigo Lacerda, Ricardo Lísias, Bernardo Carvalho, Paulo Rodrigues e Ondjaki e ganhou os R$ 200 mil do Prêmio São Paulo. “Nasci para escrever, vivo de escrever e vou morrer escrevendo”, disse Raimundo Carrero no vídeo que apresentou os finalistas da premiação. Quando soube que seu A minha alma é irmã de Deus havia sido escolhido como o melhor romance editado em 2009, reafirmou sua posição e disse que ganhou novo gás com a premiação. “Eu estava ficando velho e agora estou mais novo”.

Ele achava que muita gente boa e importante estava concorrendo. Citou Chico Buarque como um dos favoritos, mas acreditava que Bernardo Carvalho e João Ubaldo poderiam ganhar. No ano passado, Ronaldo Correa de Brito, outro nordestino, foi o vencedor, fato não esquecido por Raimundo. “Disse aos meus amigos do Nordeste para perder essa mania de invadir São Paulo”, brincou.

Uma terceira vencedora, Luciana Villas-Boas, fazia festa no Museu da Língua Portuguesa. Pudera, na mesma noite, dois livros da Record foram considerados os melhores de 2009. “Eu tinha muita esperança de ganhar na categoria de autor estreante porque considero os dois classificados – Se eu fechar os olhos agora e Mundos de Eufrásia (de Claudia Laje) - livros primorosos. Quando anunciaram o Edney, perdi a esperança quanto ao Carrero. Seria demais ganhar os dois prêmios. Já estava muito feliz com o Edney e fiquei surpreendida pelo Carrero”. Com esses dois, a Record já acumula cinco prêmios São Paulo. Desde a criação, em 2008, seis pessoas foram premiadas.

Confira os finalistas

Finalistas Melhor Livro do Ano

Autor: Bernardo Carvalho

Título: O filho da mãe

Editora: Companhia das Letras

Autor: Chico Buarque

Título: Leite derramado

Editora: Companhia das letras

Autor: João Ubaldo Ribeiro

Título: O albatroz azul

Editora: Nova Fronteira

Autor: Luiz Ruffato

Título: Estive em Lisboa e lembrei de você

Editora: Companhia das Letras

Autor: Ondjaki

Título: AvóDezanove e o segredo do soviético

Editora: Companhia das letras

Autor: Paulo Rodrigues

Título: As vozes do sótão

Editora: Cosac Naify

Autor: Raimundo Carrero

Título: A minha alma é irmã de deus

Editora: Record

Autor: Reinaldo Moraes

Título: Pornopopéia

Editora: Objetiva

Autor: Ricardo Lísias

Título: O livro dos mandarins

Editora: Alfaguara

Autor: Rodrigo Lacerda

Título: Outra vida

Editora: Alfaguara

Finalistas Melhor Livro do Ano – Autor Estreante

Autor: Brisa Paim

Título: A morte de paula d.

Editora: Edufal

Autor: Carlos de Brito e Mello

Título: A passagem tensa dos corpos

Editora: Companhia das letras

Autor: Carol Bensimon

Título: Sinuca embaixo d’água

Editora: Companhia das letras

Autor: Cíntia Lacroix

Título: Sanga Menor

Editora: Dublinense

Autor: Cláudia Laje

Título: Mundos de Eufrásia

Editora: Record

Autor: Edney Silvestre

Título: Se eu fechar os olhos agora

Editora: Record

Autor: Ivana Arruda Leite

Título: Hotel Novo Mundo

Editora: 34

Autor: Ivone C. Benedetti

Título: Immaculada

Editora: WMF Martins Fontes

Autor: Lívia Sganzerla Jappe

Título: Cisão

Editora: 7 Letras

Autor: Maria Carolina Maia

Título: Ciranda de Nós

Editora: Grua

[03/08/2010 00:00:00]