Agora é a hora!
PublishNews, 04/05/2010
Na coluna Meio de campo desta semana, Marisa Moura mostra como deve ser a abordagem na hora de oferecer seu livro a um editor ou a um agente

Agora é a hora de fazer contatos com agentes e editores. Como fazer para procurar alguém que não conheço? A resposta é sempre a mesma: pesquise. Se vai mandar carta impressa ou digital tanto para editores como para agentes, procure saber o que saiu sobre eles na internet, na imprensa ou fale com livreiros. Faça tudo que estiver ao seu alcance para saber mais a respeito desses profissionais. Procure não escrever para quem você não saiba nada sobre sua atuação no mercado. Pode ser terrível para quem recebe esse tipo de contato.

Um exemplo bem básico: nunca erre a ortografia do nome da pessoa, muitas pessoas odeiam ler seu nome escrito errado. Aliás, por acaso você não seria uma dessas pessoas? E se seu nome saísse errado na capa do seu futuro livro, o que você pensaria a respeito?

Quem recebe sua carta ou email pressupõe que você saiba bem o que, como e porque escreveu ou desenvolveu o projeto que está sendo apresentado. Por isso, tenha bem definido na sua cabeça o que deseja com aquele contato inicial. Alguns exemplos:

- Nunca escrevi e quero saber se levo jeito para ser escritor... Muitas agências e editoras não oferecem essa análise para seu trabalho. Não se desespere, existem muitas ofertas deste serviço e de gente séria.

- Conheço sua editora e a linha editorial e por esta razão estou enviando essa proposta... Cuidado, mas muito cuidado mesmo, use o tempo que precisar para escrever uma proposta – sem nenhum erro – e que convença o editor que vai avaliar. Seja qual for a obra que está oferecendo, demonstre que sabe o que está fazendo e qual a importância de tornar-se um livro. As editoras recebem muito material inédito, como também de autores iniciantes, você precisa mostrar sua qualidade ou característica de que é relevante.

- Escrevo para um agente literário, sei como esse profissional trabalha e por isso procuro esse serviço... Já não é um mistério e nem um mito esse profissional no Brasil, por isso, não transfira todas suas expectativas e fracassos anteriores com editoras para esse primeiro contato. Agentes estão no mercado justamente para facilitar contatos e mostrar soluções, todavia não focam seu dia a dia na busca de problemas. As agências preocupam-se na melhor forma possível de publicar sua obra.

Existem inúmeros sites com mais explicações das diferenças entre um editor e um agente, além de livros sobre o assunto. Não deixe de se informar sobre as diferenças de ação desses profissionais, mas vamos falar muito aqui sobre escritores, agentes e editores. Você pode argumentar que já tentou editores e agentes e não teve sucesso. Considere esses casos:

- você não escreveu para um editor de medicina, falando de seu incrível romance policial…

- foi atento o suficiente para saber os prazos de respostas das editoras…

- mandou um email às 15 horas e às 16 horas já estava ligando para saber se receberam…

- muitas editoras e agências estão em várias redes sociais na internet, mas verifique se é por lá que deve ser feito o contato…

- pediu que um agente literário fizesse a propaganda e a distribuição de seu livro…

Tanto os editores quanto os agentes literários procuram conteúdo. Seja qual for a área do conhecimento a que você esteja vinculado, sua ideia deve mostrar função ou importância. Eles esperam que você saiba expor muito bem porque é interessante a sua obra. Caso não tenha motivos para confiar a apresentação de sua obra a um editor ou agente, então nem perca seu tempo. Não escreva para quem não acredita.

[03/05/2010 21:00:00]