Ex-assistente do The Cure e neta de princesa, escritora chega ao Brasil
PublishNews, Redação, 30/04/2010
Maha Akhtar vem promover o livro em que conta sobre suas origens descobertas quando ela tinha 40 anos

Em 2005, aos 40 anos, Maha Akhtar, que já foi até assistente do The Cure, descobriu um segredo envolvendo as últimas gerações de mulheres de sua família. À essa época, era diretora da CBS Communications – canal de notícias da rede norte-americana CBS – e se surpreendeu ao ver recusado o pedido de uma nova via de sua certidão de nascimento, documento necessário à renovação do passaporte.

Na busca por sua verdadeira identidade, descobriu que não havia nascido na Austrália, como sempre acreditou. Uma pista indicou um possível parentesco com Ajit Singh, filho de Anita Delgado, jovem bailarina espanhola, e de Jagatjit Singh, um dos marajás mais ricos da Índia do início do século XX. Esse foi o ponto de partida para uma longa saga em busca da própria origem, que resultou em A neta da Maharani: a história real da neta de Anita Delgado, a princesa de Kapurthala (Primavera Editorial, 368 pp., R$ 45,50). A neta da princesa bailarina chega ao Brasil hoje para promover o livro. Não haverá um lançamento, mas Maha Aktar poderá ser vista passeando por livrarias do Rio e de São Paulo.

Neste livro, a jornalista detalha o resgate de experiências familiares e femininas que o tempo tentou apagar. Em três gerações e um século completo, o relato traz a história de mulheres admiráveis – avó paterna, avó materna e mãe da autor - marcadas por amores secretos: Anita Delgado, uma bailarina espanhola que aos 17 anos se casou com o marajá de Kapurthala, na Índia; Laila, uma mulher libanesa independente e à frente de seu tempo; Zahra, que cometeu o erro de se apaixonar por Ajit, filho de Anita Delgado e do marajá; e Maha, que busca a verdadeira identidade em uma viagem que começa em Nova Iorque, passa pela Europa e chega à Índia.

Eclética

Superadas as intempéries da infância, quando foi educada nos rigores do islamismo, e da descoberta da verdadeira origem, Maha Akhtar se tornou uma dançarina notável de flamenco, sendo integrante da companhia de Manuela Carrasco, com a qual viaja o mundo.

Antes disso, porém, foi durante 15 anos o braço direito do jornalista Dan Rather, acompanhando-o em entrevistas com Fidel Castro, Bill Clinton e Saddam Hussein, entre outros.

Embora tenha uma agenda lotada de apresentações, Maha não abandonou o jornalismo e atualmente é colaboradora do Departures, uma das publicações de maior destaque do American Express Publishing Group of Magazines, e atua como articulista do jornal The Times, na Índia.

A escritora mora em Nova Iorque, Sevilha e Nova Déli
[30/04/2010 00:00:00]