Piauí recebe mais cinco bibliotecas
PublishNews, Redação, 22/04/2010
Espaços serão criados pelo Programa Arca das Letras

Nesta terça-feira (20/4), unidades rurais dos municípios do Território da Cidadania Entre Rios, no Piauí, receberão cinco bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras, da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA). Os municípios de Amarante, Altos, São Gonçalo e Miguel Alves serão os contemplados com os novos espaços. A entrega das arcas será no Auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Piauí (FETAG/PI), às 14h.

Durante o ato, acontece o encontro entre as coordenadoras do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), que vão ajudar no trabalho de capacitação dos agentes de leitura, que serão selecionados por consulta popular e ficam responsáveis pelas bibliotecas das suas comunidades. Na capacitação, eles aprendem técnicas de incentivo à leitura, de empréstimo de livros e também de ampliação dos acervos.

Criado pelo MDA em 2003, o Arca das Letras implantou em todo o País 7.212 bibliotecas rurais. Até agora, o número de livros distribuídos passa de 1,8 milhão, beneficiando mais de 790 mil famílias do campo. A administração das bibliotecas é feita por cerca de 14 mil agentes de leitura, que contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades e valorizar a cultura no meio rural. As bibliotecas são instaladas na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca funcionará e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura. Os acervos contêm livros nas áreas de literatura infantil, para jovens e adulto, de saúde, agricultura, meio ambiente e livros didáticos para pesquisa escolar.

O Estado do Piauí é o quinto no País com maior número de bibliotecas rurais Arca das Letras implantadas. O estado soma agora 534 unidades. O número de famílias beneficiadas com o programa chega a 43 mil, além de atingir a marca de mais de 115 mil livros distribuídos. O Estado possui 935 agentes de leitura capacitados pelo programa.
[22/04/2010 00:00:00]