Longe dos bairros mais badalados e bem mais modesta que as grandes redes, a Livraria Ponte de Tábuas está completando, agora, 10 anos. Ela é pequeninha – são menos de 150m2 de área total, mas isso não é agravante para a clientela fiel, composta principalmente por moradores ou trabalhadores do Jardim Botânico. Café, música, espaço para as crianças, internet sem fio... tudo isso ajuda a atrair os clientes que, de acordo com o proprietário Bartolo, se interessam mais pelos livros de arte, fotografia, cinema, teatro e coisas do gênero. “As listas dos best-sellers não nos guiam”, revela o ex-publicitário que deixou a profissão há 7 anos quando assumiu a livraria.
Bartolo diz que as crianças são mais do que especiais para a Ponte de Tábuas e acredita que investir nelas é a garantia de que serão leitores constantes. Ele conta que acompanha algumas delas desde que estão na barriga das mães. “Depois elas voltam no colo dos pais, quando crescem mais um pouquinho já vão direto para a seção infantil e continuam voltando”.
Para marcar o aniversário, ao invés de organizar vários eventos internos, Bartolo optou, mais uma vez, pela criançada. Ele está em contato com algumas editoras para, juntos, ajudarem ao Jardim do Saber, uma casa de leitura idealizada por Walkíria de Oliveira e instalada nos fundo de sua casa, um pouco afastada dali, em Sepetiba.
Pequena e intimista, a livraria fica na Avenida Jardim Botânico, nº 585, no Rio de Janeiro, e tem 10 funcionários, 6 mil títulos de livro e 600 de CD, muitos dos quais difíceis de serem encontrados nas lojas mais comerciais. O telefone de lá é 21 2259-8686.