A Academia Brasileira de Letras(ABL), responsável pela estruturação, no Brasil, do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, convidou três dos mais destacados especialistas na matéria para serem os conferencistas do Encontro da Lusofonia, que acontece na próxima segunda-feira (29), das 14 às 17h, no Teatro R. Magalhães Jr. (Avenida Presidente Wilson 203 – Castelo. Rio de Janeiro/RJ). A coordenação é do professor e acadêmico Evanildo Bechara, responsável pelo setor de lexicografia e lexicologia.
Foram convidados a participar Chrys Chrystello, defensor do multiculturalismo, jornalista, escritor e especialista em linguística, que falará sobre “Acordo ortográfico em Portugal e o papel da sociedade civil como motor para a conscientização”; Concha Rodrigues Peres, psicóloga nascida na Galiza e mestre pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, também militante cultural e política em defesa da normalidade da língua galego-portuguesa falada em sua terra natal e dos direitos linguísticos e de identidade da Galiza. Seu tema será “Acordo ortográfico e a língua na Galiza: poder e responsabilidade”.
O terceiro conferencista será João Malaca Casteleiro, doutor em filologia romântica e um dos gramáticos mais respeitados em Portugal. Ele é defensor da implantação do Acordo Ortográfico em seu país o mais rapidamente possível, membro da Academia das Ciências de Lisboa e presidente de seu Instituto de Lexicologia e Lexicografia. Sua palestra será “A implantação do acordo ortográfico e seus problemas”.
As três conferências do Encontro da Lusofonia na ABL servirão, segundo Bechara, como subsídio aos que desejarem participar, entre 4 a 9 de abril, em Florianópolis, do “13º Colóquio da Lusofonia” e “5º Encontro Açoriano de Lusofonia”, intitulado “Açorianópolis.