A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ realiza a partir de hoje, dia 24, seguindo até a quinta-feira, dia 26, a 4ª edição do Natal com Letras na Biblioteca Nacional. A proposta é deixar um pouco de lado o clima comercial do festejo de final de ano e fazer com que as crianças mergulhem em um ambiente literário. O evento tem entrada franca e acontece das 9h às 17h no Espaço Eliseu Visconti (Rua México, s/n°, Centro. Rio de Janeiro/RJ). Para os visitantes, crianças, jovens e adultos, foram montadas bibliotecas diferenciadas com mais de 2 mil títulos, com a intenção de valorizar as obras de qualidade, a divulgação da produção brasileira e a promoção da biblioteca como espaço público de leitura. A programação voltada para os pequenos leitores contempla encontros com escritores e ilustradores, além de leituras de histórias. Escolas e instituições interessadas podem agendar a visita de seus grupos com Rachel, pelo e-mail visitacaoescolar@fnlij.org.br ou pelo telefone 21 2262-9130.
Como novidade desta edição, acontecerão no auditório bate-papos destinados ao público jovem. Encontros com Guto Lins, Luiz Antonio Aguiar, Graziela Hetzel, Roger Mello, Flávio Carneiro, Anna Claudia Ramos, Marcelo Ribeiro, Luciana Sandroni e Renato Alarcão serão uma oportunidade para adquirir conhecimentos sobre o processo de criação do livro: texto, ilustração e projeto gráfico. O Natal com Leituras na Biblioteca Nacional oferece também encontros,na terça e na quinta-feira, às 17h.
No primeiro dia, a ilustradora Graça Lima entrevista o escritor Bartolomeu Campos de Queirós e o ilustrador Roger Mello, responsáveis, respectivamente, pela frase e imagem desta edição do evento. Na quinta, a especialista em literatura infantil Laura Sandroni entrevista duas importantes personalidades francesas: Geneviève Patte, especialista em biblioteca infantil na França, eFrançoise Fontaine, bibliotecária e membro do Conselho Administrativo da ACEES (Ações Culturais contra as Exclusões e as Segregações), associação criada em Paris que propõe caminhos para as crianças e famílias com dificuldades com a língua escrita.