Homenagens à escritora
PublishNews, 11/11/2009
Com texto de Maria Adelaide Amaral, especial sobre Lygia Fagundes Telles reúne Eva Wilma, Regina Braga e Luciano Chirolli

Traçar perfis de grandes nomes da literatura, em programas de 52 minutos, aproximando o público dos mais importantes autores contemporâneos brasileiros. Este é o conceito de Autor por Autor, nova série co-produzida pela TV Cultura e SescTV, que estreia nesta quarta-feira, dia 11, às 22h, na TV Cultura, e no dia 7 de dezembro, às 23h, no SescTV. O primeiro programa, Lygia por Lygia, em homenagem à escritora Lygia Fagundes Telles, tem direção do jornalista e presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun, texto da escritora e dramaturga Maria Adelaide Amaral, e conta com a participação das atrizes Eva Wilma e Regina Braga e do ator Luciano Chirolli. Eva e Regina entram em ação representando fases distintas da vida da escritora. Elas também dão voz à mãe de Lygia, Maria do Rosário. Já Chirolli lembra duas figuras masculinas na vida da escritora: Durval, o pai, e Alfredo Mesquita, fundador da Escola de Arte Dramática da USP e diretor do grupo amador em que Lygia atuou. O programa mescla as interpretações dos atores com depoimentos exclusivos da escritora.

O texto de Maria Adelaide já havia sido utilizado em uma leitura dramática em evento que homenageou a escritora, no Sesc Vila Mariana, em abril deste ano. E foi lá que Markun teve a ideia de produzir Lygia por Lygia. “Depois de assistir àquela leitura, achei que se encaixaria perfeitamente em um programa de TV”, diz Markun. “Nós trouxemos tudo o que foi feito no palco para o estúdio, os mesmos atores inclusive. Tudo num cenário virtual”. “Autor por autor apresenta uma nova concepção na medida em que vai permitir ao telespectador conhecer um grande nome da literatura brasileira pela perspectiva do próprio escritor”, acrescenta Markun.
[11/11/2009 01:00:00]