Vou pra Porto Alegre, tchau!
PublishNews, Marla Cardoso, 28/10/2009
PublishNews se prepara para a cobertura dos primeiros dias da Feira do Livro de Porto Alegre

Assim como os milhares de gaúchos que esperam novembro chegar para presentear suas prateleiras e cabeceiras com mais livros, outras centenas de pessoas ligadas ao universo literário do Brasil também se preparam para circular pela conhecida Praça da Alfândega. Nesta sexta-feira, dia 30, será aberta a 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, que receberá até 15 de novembro 169 expositores livreiros distribuídos nas áreas geral (118), infantil e juvenil (34) e internacional (17). A Feira deste ano pretende mexer com a emoção dos visitantes, como enfatizou o escritor e diretor da agência Matriz, responsável pelo quarto ano consecutivo pela campanha publicitária do evento, Luiz Coronel, durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira. Durante o evento, o patrono eleito da edição deste ano, o jornalista e escritor Carlos Urbim, prometeu que tentará “inundar a feira com o sorriso, alegria e vontade de viver”. Este ano, integrando a programação do Ano da França no Brasil, a Feira aproveitou para eleger como país homenageado a França. Alguns autores franceses integrarão a programação do evento, assim como as 38 oficinas programadas, 173 mesas redondas e 16 sessões de cinema gratuitas e comentadas, além, claro, das sempre aguardadas sessões de autógrafos. Para a criançada, a coordenadora da Programação Infantil e Juvenil, Sônia Zancheta, enfatizou o crescimento do número de autores (escritores e ilustradores) na programação, que pulou de 80 em 2008 para 170 este ano. As atividades na área adulta começam às 12h30 e podem se estender até às 22h. Já para as crianças, a programação vai das 9h30 às 20h. O PublishNews vai dar um pulo em Porto Alegre e a partir desta sexta-feira traz as principais informações desse primeiro final de semana do evento. Confira no site da Feira (http://www.feiradolivro-poa.com.br/) a programação completa ou obtenha informações através do telefone 51 3225 5096 e no link “Leia Mais” alguns detalhes sobre uma pesquisa que identificou a opinião das pessoas em relação ao evento.

Você frequenta a Feira do Livro de Poa?

A ESPM Jr., em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro, realizou uma pesquisa quantitativa para identificar a opinião das pessoas em relação à Feira do Livro de Porto Alegre. O trabalho aborda ainda aspectos referentes a hábitos de leitura. A amostra foi de 432 pessoas, com a coleta dos dados tendo sido realizada entre os dias 14 e 19 de outubro, em sete locais de grande circulação de pessoas na capital gaúcha. A pesquisa apresenta margem de erro de 5% para mais ou para menos.

De acordo com os resultados, apurou-se que 93,3% das pessoas entrevistadas conhecem a Feira do Livro, mas destas apenas 64,1% costumam frequentar o evento, que tradicionalmente ocorre no último trimestre do ano (nos meses de outubro e novembro), sendo este período lembrado por 59,5%. A tradição da Feira (35,2%), a televisão (31,9%) e o jornal (23,6%) foram as principais fontes de informação sobre a realização do evento.

Entre os entrevistados que não frequentam a Feira (que chegam a 35,9% da amostra), as justificativas para não comparecimento à Praça da Alfândega foram a falta de tempo (45,1%), o excesso de movimento (17,4%) e a falta de interesse por livros (15,4%). Grande parte das pessoas afirmou que pretende ir à Feira (72,9%), enquanto outros 14,8% ainda estão indecisos. O principal motivo para comparecimento à Feira é a variedade de livros (61,9%), seguida por lazer (36,5%) e preço (24,4%). Por fim, a maioria dos entrevistados desconhece que a Câmara do Livro é a responsável pela realização da Feira (apenas 5,6% tem essa informação): 77,5% das pessoas não sabem quem realiza a Feira, enquanto 11,1% acreditam que a organização está a cargo da Prefeitura de Porto Alegre.

A cobertura dos festivais pelo PublishNews tem o apoio da Livraria Martins Fontes da Paulista.
[28/10/2009 01:00:00]