Nova morada no internet
PublishNews, Redação, 20/10/2009
Instituto Moreira Salles lança novo site que torna seu acervo mais acessível

Acesso mais amplo e fácil ao conteúdo das coleções, hotsites de fotógrafos, músicos, escritores e intelectuais cujos acervos pertencem ao Instituto Moreira Salles, com seleção de imagens, fonogramas, trechos de entrevistas e informações biográficas. Estas são algumas das novidades do novo site do IMS, que tem projeto gráfico de Kiko Farkas e Thiago Lacaz.

Os primeiros nomes retratados são Marc Ferrez, Otto Stupakoff, Ana Cristina Cesar, Lygia Fagundes Telles, Chiquinha Gonzaga, Mario Reis, Garoto, Marcel Gautherot, Hans Gunter Flieg, Maureen Bisilliat, José Medeiros, Decio de Almeida Prado, Francisco Alves e Otto Lara Resende. Além disso, aparece a coleção Humberto Franceschi e dos números dos Cadernos de Literatura Brasileira dedicados a Euclides da Cunha, Clarice Lispector e Carlos Heitor Cony.

O projeto faz parte de uma série de ações do IMS para dar mais visibilidade e tornar mais acessível o seu acervo, que reúne cerca de 550 mil fotografias, 100 mil músicas, uma biblioteca com 400 mil itens e uma pinacoteca com mais de três mil obras. Confira no endereço www.ims.com.br, e siga o IMS no Twitter (@imoreirasalles).

O novo site do IMS conta também com seções atualizadas diariamente, como Imagem do dia e Música do dia, e exposições virtuais de imagens – a primeira a ir ao ar traz fotos de Alécio de Andrade que estão no livro O Louvre e seus visitantes. Outros destaques são reportagens e textos sobre mostras, filmes e shows em cartaz nos centros culturais do Instituto, além de ensaios inéditos – como o do escritor João Antonio sobre modernismo e literatura brasileira – e um mecanismo de busca que garante o acesso a milhares de fotografias e gravações raras.
[20/10/2009 01:00:00]