Ribeirão Preto já respira literatura
PublishNews, Redação, 18/06/2009

A partir desta quinta-feira, 18 de junho, o centro da cidade paulista de Ribeirão Preto será tomado pela sabedoria e o imaginário que envolve a literatura. É lá, que em 16 mil m² uma programação diversificada e gratuita será oferecida até o próximo dia 28 durante a 9º Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Neste ano, os homenageados do evento são o Chile, o estado do Amazonas, a poetisa Cora Coralina e o patrono, o escritor Galeno Amorim. Entre as novidades da edição estão espaços temáticos, que tomarão conta da Praça Carlos Gomes. Um deles fará menção ao museu da poetisa Cora Coralina, que se localiza na cidade de Goiás. Outra novidade será a comemoração do Ano Internacional da Astronomia, que transformará a praça em um observatório com telescópios disponibilizados pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), além de um planetário. Mais de 100 autores já confirmaram presença e outros 71 estandes de editoras, livreiros e parceiras ocuparão o espaço da Esplanada do Theatro Pedro II. A Feira acontece das 9h às 22h e informações podem ser obtidas pelo telefone 16 3621-6338.

A Praça Carlos Gomes também receberá a “Cidade do Livro”, um projeto itinerante, voltado ao público infantil, que promove um passeio cultural e educativo com atividades, personagens e cenários incentivando à leitura. Reunindo educadores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, a Feira do Livro promoverá no dia 22 o Simpósio “Ciência, Literatura e Cultura”, que durante um dia todo debaterá assuntos envolvendo cultura, literatura, jornalismo científico e astronomia. A Feira conta também com dois prêmios literários: “Prêmio Literário Cora Coralina” e “Prêmio Rubem Cione de Ciência, Literatura e Cultura”, ambas tiveram as inscrições abertas entre março e abril e os prêmios serão entregues durante o evento.

Conforme a organização do evento, a Feira é a segunda maior do Brasil a céu aberto e uma das maiores do mundo. Inspirada na Feira do Livro de Porto Alegre, que já está em sua 55ª edição, o evento cresce a cada ano não só em quantidade de público como também em qualidade, assumindo a condição de grande evento cultural e econômico do estado de São Paulo e alcançando reconhecimento nacional. A estimativa é que 400 mil pessoas visitem o evento até sua data de encerramento, dia 28 de junho.
[18/06/2009 00:00:00]