No próximo dia 10 de junho a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo dá início ao programa Viagem Literária, que levará à bibliotecas de 55 cidades paulistas mais de 275 atividades. A ideia é promover o contato entre escritores e o público, estimular o prazer da leitura e formar novos leitores, além de valorizar e revitalizar a biblioteca pública de cada município. Na programação estão previstos bate-papos com autores, contação de histórias e oficinas de criação literária. Entre os nomes já confirmados estão Milton Hatoum, Ronaldo Bressane, Carola Saavedra, Beatriz Bracher, Adélia Prado, Menalton Braff, entre outros. “O Viagem Literária busca estimular o prazer pela leitura, colocando o público em contato muito próximo aos autores”, diz o coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, André Sturm. “Ouvir e conversar com os escritores é um estímulo certo para despertar ou aumentar o interesse pelos livros e por suas histórias,” acrescenta Sturm. A programação acontece até o mês de novembro, é gratuita e aberta ao público.
As atividades são organizadas em módulos temáticos. O primeiro, neste mês de junho, tem como tema: Leituras escolhidas, no qual autores de diferentes gerações são convidados a falar sobre um livro que tenha marcado sua formação como leitor e escritor. O módulo é uma oportunidade para o público conhecer ou ampliar o seu conhecimento sobre um autor e sua obra. Além disso, o livro escolhido estará à disposição do público na Biblioteca, pois integra o kit de livros novosdoados pela Secretaria de Estado da Cultura em 2009. A ideia é, também, divulgar o acervo da biblioteca e atrair o público para o espaço.
CONFIRA OS MÓDULOS:
Junho – Bate-papo com o Escritor: leituras escolhidas;
Agosto – Contação de Histórias;
Setembro – Bate-papo com o Escritor: literatura infanto-juvenil;
Outubro – Bate-papo com o Escritor: literatura para todos;
Novembro – Oficina de Criação Literária;
As cidades participantes em 2009 são: Adolfo, Alumínio, Americana, Américo Brasiliense, Anhumas, Apiaí, Arujá, Batatais, Botucatu, Buritama, Buritizal, Campos do Jordão, Cerqueira César, Cerquilho, Cruz das Posses (distrito de Sertãozinho), Cubatão, Dobrada, Eldorado, Fartura, Ferraz de Vasconcelos, Gavião Peixoto, Getulina, Guapiaçú, Guaratinguetá, Ibiúna, Ilha Comprida, Ilha Solteira, Ilhabela, Itanhaém, Itapeva, Jaboticabal, Jaguariúna, Jardinópolis, Junqueirópolis, Leme, Macatuba, Miguelópolis, Osvaldo Cruz, Palmital, Pederneiras, Penápolis, Pindamonhangaba, Presidente Venceslau, Rancharia, Ribeirão Corrente, Santa Cruz do Rio Pardo, São Caetano do Sul, São Francisco Xavier (distrito de São José dos Campos), São Pedro, São Roque, Taguaí, Tanabi, Valinhos, Valparaíso e Viradouro.