Contagem regressiva para a Fliporto 2008
PublishNews, Marla Cardoso e Litiane Klein, 22/10/2008

A literatura latino-americana ganha um espaço especial em Porto de Galinhas, Recife, de 6 a 9 de novembro. Nesta data, ocorre a 4º edição da Fliporto – Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas. Além das características comuns a uma festa literária – muitos lançamentos, premiações, debates e espaço para a leitura – o evento tem como marca a busca pela aproximação entre a literatura produzida nestes países, como frisa o curador da Fliporto, Antônio Campos. “Esta pode ser considerada a tônica da Festa, esse movimento em direção aos companheiros escritores da América Latina, com tantas características comuns em sua história, sua luta contra a opressão, suas dificuldades de terceiro mundo, seu sonho de liberdade e justiça, sua magia”, pontua.

Na última edição, em 2007, escritores de inúmeros países latino-americanos, como Cuba, Venezuela, República Dominicana, Porto Rico e outros, estiveram presentes. “Foram convidados ao todo 55 estrangeiros, 45 brasileiros e 65 pernambucanos. O escritor Antonio Torres elogiou publicamente a informalidade com que fluía a programação, sempre aberta a debates, que não obedeceu a nenhum modelo engessado”, destaca Campos. Neste ano, o evento traz o tema "Trilhas da Diáspora: Literatura em África e América Latina", um dos temas mais discutidos e estudados, conforme aponta o curador da Festa. “Convivemos há alguns anos com a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que criou a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira. É muito forte a presença africana em nossa literatura. Só este ano, temos três afro-descendentes com datas redondas - Solano Trindade, Machado de Assis e Cruz e Sousa. Como muito bem explica o Alberto da Costa e Silva, o Brasil não seria o Brasil sem a África.”, complementa o curador.

Os escritores citados por Campos são, juntamente com Jorge Amado e Castro Alves, e os pernambucanos da Geração 65, Alberto da Cunha Melo e Sérgio Albuquerque, os autores brasileiros homenageados pela Festa. Dentre os países de língua espanhola, serão lembrados os setenta anos do desaparecimento da argentina radicada Alfonsina Storni e do poeta peruano Cesar Vallejo. “Da África, destacando Pepetela, consideramos homenageados todos os escritores que estão sendo convidados”, salienta o curador. Acompanhando o tema da mostra a Fliporto oferece este ano uma imersão no que há de melhor na literatura africana, acompanhada também de muitos eventos ligados à literatura brasileira e latino-americana. Todos os países africanos de língua portuguesa estarão representados. “Teremos oportunidade de ouvir palestras sobre o abolicionismo de Joaquim Nabuco, os anti-heróis da América Latina, Surrealismo e negritude em Aimé Cesaire, a questão da África na obra de Doris Lessing, Diáspora e identidade cultural em Stuart Hall e outros”, conta Campos. Na programação, professores devotados à literatura e cultura africanas, como Rita Chaves, José Jorge de Carvalho, Paulo Andrade, Vera Maquea, e outros falam sobre o tema.

Entre os nomes já confirmados para a Festa estão os brasileiros Thiago de Mello, Alberto da Costa e Silva, Affonso Romano de SantAnna, Antonio Carlos Secchin, Cláudio Willer, Domício Proença Filho, José Miguel Wisnick, Arthur Nestrovski, Chacal, Vicente Franz Cecim, João Paulo Cuenca, Ovidio Poli Júnior, José Nêumanne Pinto, Ronaldo Bressane, João Gabriel de Lima, Myrian Fraga e Sérgio Fonta. O poeta norte-americano Quincy Troupe, editor da Revista Black Renaissance Noir, também estará presente, assim como os portugueses Arnaldo Saraiva e Ana Paula Arnaud. Da França virá José Manuel Esteves, e do Timor Leste, Pedro Rosa Mendes. Rei Berroa (Rep. Dominicana), Vicente Gómez Montero (México), Fernando Nieto Cadena (Equador), Francisco Fernandez (Nicarágua), além de Waldo Leyva e Nelson Simon, de Cuba são alguns dos representantes da América-Latina. A África também marca presença, com nomes como Pepetela, Marcelino dos Santos, Agualusa, Luis Carlos Patraquim, Ana Paula Tavares, Paulina Chiziane, Ondjaqui, Amélia Dalomba, Francisco Soares, Luis Cezerilo, Tony Tcheca, Conceição Lima e Samuel Gonçalves.

A Fliporto conta ainda com uma programação voltada ao público infantil, através da Fliportinho, que terá lançamentos, oficinas, teatros, dança e música, tudo desenvolvido para prender a atenção dos pequenos leitores. A programação completa da Festa e dos eventos paralelos pode ser conferida no site da Fliporto www.fliporto.net.
[22/10/2008 01:00:00]