Brasileiro ganha Prêmio Leya
PublishNews, Marla Cardoso e Litiane Klein, 15/10/2008

Jornalista, natural de Carvalhópolis/MG, 60 anos. Este é Murilo Antônio de Carvalho, o vencedor da primeira edição do Prêmio Leya, que vai receber 100 mil euros pelo romance O rastro do jaguar. Carvalho, que tem se dedicado à realização de documentários televisivos na área ambiental e no momento em que foi informado sobre o resultado do Prêmio encontrava-se na Amazônia gravando, já tem 11 livros publicados, mas a obra premiada foi seu primeiro romance. O anúncio do vencedor foi feito no final da tarde desta terça, 14 de outubro, em Frankfurt, onde a partir desta quarta-feira ocorre a maior mostra literária do mundo - a Feira de Frankfurt. No evento ocorrerá a apresentação internacional do vencedor, no stand do Grupo Leya, promotor da premiação, que distingue o melhor romance inédito em língua portuguesa e teve 448 inscritos. O título ainda não foi publicado, já que o prêmio exigia que o romance inscrito fosse inédito. Carvalho terá seu livro publicado por uma das editoras do Grupo Leya.
Sobre o romance vencedor, a ata do júri observa que trata-se de uma "obra de fôlego, que refigura uma vasta erudição, e combina narrativa histórica e arte poética, elaboração wagneriana e aura profética, de forma a prender o interesse da leitura por uma saga onde se conjugam a busca individual de raízes e o destino ameríndio, e que atravessa a França, Portugal, Brasil, Paraguai e Argentina." O romance fala sobre a guerra do Paraguai no século XIX, contando a história de personagens como um jornalista português e um índio, que é levado para a Europa ainda criança, e regressa aos 50 anos, tornando-se líder guerreiro guarani.
Murilo é o repórter responsável pelo programa "Siga bem caminhoneiro", que vai ao ar semanalmente no canal SBT, em rede nacional, e pelo programa Rádio Caminhoneiro, com Sérgio Reis. É, também, autor do programa Rádio Atitude, com Ana Maria Braga e Louro José. Ele foi editor de Agropecuária da Folha de São Paulo e diretor dos Programas Agrojornal e Diário Rural, na TV Bandeirantes, além de editor executivo das publicações rurais e de agroecologia da Editora Abril. Na área do cinema e TV, Murilo Carvalho foi guionista do filme de longa metragem Fronteira das almas, dirigido por Hermano Penna, e que ganhou Prêmio de melhor roteiro no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro.

[15/10/2008 00:00:00]