Os bastidores da biblioindústria
PublishNews, 23/11/2006
Quem decide o que está nas prateleiras das livrarias? Como são negociados grandes acordos internacionais de compra e venda de livros e editoras? Há quase 50 anos no mercado, André Schiffrin esclarece com análises polêmicas essas e outras questões sobre os bastidores do universo editorial. Para Schiffrin não só os livros, mas o ser humano, seus bens e seu emprego se tornaram mercadorias a serem compradas e vendidas pela oferta mais alta. O negócio dos livros - Como as grandes corporações decidem o que você lê (Casa da Palavra, 184 pp., R$ 34, trad. Alexandre Martins) revela como os cinco principais grupos de comunicação do mundo - AOL-Time Warner, Disney, Viacom, Bertelsmann e News - controlam 80% da produção editorial dos Estados Unidos. Schiffrin descreve um perfil de grandes casas editoriais, como Random House, Simon & Schuster, Alfred A. Knopf e Pantheon Books, e sua atuação no mercado para driblar as dificuldades de oferecer um catálogo ao mesmo tempo substancial e rentável.
[23/11/2006 01:00:00]