Aquecimento no mercado norte-americano
PublishNews, 20/02/2004
Nesta semana, alguns resultados e expectativas anunciados por grandes empresas do mercado editorial e livreiro dos EUA apontam um aquecimento, há muito esperado, das vendas de livros no país. A HarperCollins, por exemplo, reportou que as vendas do trimestre que se encerrou no último dia 31 de Dezembro apresentaram um crescimento de 4,6% e chegaram a US$ 341 mihões. A CEO Jane Friedman declarou que as operações norte-americanas da empresa "foram muito bem no trimestre". A divisão teve suas vendas aquecidas particularmente pela Zondervan, sua divisão evangélica, cujo livro The Purpose-Driven Life - publicado no Brasil pela Editora Vida sob o título Uma Vida com Propósitos - já vendeu 15 milhões de exemplares ao redor do mundo. A Editora Vida, aliás, é um braço da Zondervan em terras tupiniquins. A editora Simon & Schuster também vem sentindo o aquecimento das vendas. Seu faturamento no segundo semestre de 2003 cresceu cerca de 3% e alcançou o valor de US$ 685 milhões. No varejo, já começa a existir uma expectativa positiva para 2004. A megarede de livrarias Borders acaba de anunciar que espera um crescimento de 6 a 7% em seu faturamento neste ano. Em 2003, as vendas do grupo foram de US$ 3,7 bilhões, o que já significou um crescimento de 6,1% em relação a 2002.
[20/02/2004 00:00:00]