Ateliê lança coleção sobre a arte da edição
PublishNews, 24/09/2003
A Ateliê Editorial acaba de publicar os primeiros títulos da coleção Artes do Livro, que tem como objetivo trazer ao público uma contribuição para o aperfeiçoamento dos processos de produção do livro baseado na historiografia da edição no Brasil e no mundo. Mais de vinte obras já estão programadas para integrar a coleção. A primeira, que acaba de chegar às livrarias, intitula-se O Design do Livro (224 pp., R$ 55) e é organizada pelo premiado artista gráfico norte-americano Richard Hendel. No livro, Hendel e outros oito designers apresentam alguns de seus mais importantes projetos de livros comerciais e acadêmicos e revelam as soluções encontradas para uma melhor apresentação de cada uma dessas obras. Também já foi lançado o Catálogo de Clichês (238 pp., R$ 60), com apresentação de Plinio Martins Filho, e A Arte Invisível (144 pp., R$ 13). O Catálogo reúne os mais curiosos clichês usados em jornais e livros, especialmente no século XIX. Já A Arte Invisível é um delicado opúsculo que reúne algumas máximas sobre o fazer editorial de qualidade. Todas as obras da coleção são em capa dura e apresentam uma altíssima qualidade gráfica. Tanto que, no último fim de semana, durante a Primavera dos Livros em São Paulo, eram raros os editores e designers que não "se apaixonaram" pelos livros no estande da Ateliê. É interessante observar que a coleção não pretende apresentar um formato padronizado. Enquanto os volumes 1 e 2 foram impressos em 15 x 66 cm., Arte Invísivel possui apenas 7 x 9,5 cm. O lançamento oficial da coleção será em São Paulo, no próximo sábado, 27 de setembro, no Ateliê de Encadernação Luiz Fernando Machado (rua Natingüi, 756, Vila Madalena, tel. 11-3032-2281). O evento está marcado para as 11h da manhã.
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