Nos últimos anos, a Grande São Paulo assistiu ao surgimento de um novo conceito de livraria. São lojas com mais de 1000 metros quadrados, conhecidas como megastores. A primeira loja desse tipo foi inaugurada em maio de 1996, no Shopping Eldorado. O pioneirismo coube à Saraiva, líder do mercado na Grande São Paulo. Uma megastore da Saraiva chega a ter mais de 100 mil itens diferentes e recebe mensalmente entre 150 mil e 200 mil clientes. A Saraiva faturou 409 milhões de reais no ano passado. Pouca mais da metade disso, 212 milhões, é obtida com as vendas no varejo - o resto vem da editora. A Grande São Paulo responde por 50% desse valor. A empresa ainda vê oportunidades para a abertura de megastores na região do ABC, mas acredita que não há muito espaço para a expansão na capital paulista.
Ranking - Esta matéria traz ainda um ranking das maiores redes de livrarias em faturamento na Grande São Paulo. Os três primeiros lugares são ocupados por Saraiva (106 milhões), Siciliano (81 milhões), Cultura (51 milhões). Outro ranking aponta as maiores livrarias da capital paulista, sendo encabeçado pela FNAC (5.700 m2), Cultura Villa-Lobos (3.350 m2) e Saraiva MorumbiShopping (2.500 m2).
(Esta matéria faz parte do suplemento especial Os maiores negócios de São Paulo, que circula junto com a revista Exame de 2/10/2002. Ela não está disponível na Internet.)