Flipoços 2022 divulga programação
PublishNews, Redação, 03/08/2022
Evento ocorre de 03 a 11 de setembro; nomes como Daniel Munduruku, Nelson Motta, Peninha, Caetano Galindo e Cristóvão Tezza estão confirmados

Flipoços 2019 | © Divulgação
Flipoços 2019 | © Divulgação
No próximo mês, de 03 a 11, o Flipoços inicia sua 17ª edição e grande parte da programação já está no ar.

Com a temática definida, Letras e Música, a Sinfonia da Literatura, a curadoria quis trazer à luz parte da diversidade musical do Brasil, sobretudo a mineiridade, as letras e a poesia tão arraigadas e marcadas na cultura mineira. Nesse sentido, o maior representante do gênero, o Clube da Esquina, vai ocupar grande parte da programação com contará com shows, mesas de bate-papo, oficinas, workshop e lançamentos de livros relacionados ao movimento.

Milton Nascimento, o patrono desta edição, terá em sua homenagem um show do artista Zé Ibarra que mescla canções do Milton com músicas autorais. A Música Popular Brasileira – MPB também será lembrada em uma mesa com Nelson Motta, e o historiador e escritor Eduardo Bueno (Peninha). Ambos estarão ao vivo de forma remota no Teatro da Urca, no dia 10 de setembro, às 16h. Nelson, direto de Lisboa, e Peninha, de Porto Alegre, ao vivo.

Além disso, o Festival destaca os 100 anos da Semana de Arte Moderna com encontros sobre o tema e convidados especiais como Tarsilinha do Amaral, Carolina Casarin, Sergio Montero, José de Nicola e Luca de Nicola dentre outros.

O livro Ulysses, do escritor James Joyce que completa 100 anos, também será lembrado em uma mesa no dia 06, às 16h, com a participação remota de Caetano Galindo e mediação de Sergio Montero diretamente o Teatro da Urca.

Outro destaque da programação fica por conta do Bicentenário da Independência, que ocupará vários momentos do festival com mesas, lançamento e encontros. Nomes dos historiadores, Jorge Caldeira, Thales Guaracy, Rodrigo Trespach, José Manuel Diogo, por exemplo, fazem parte do ilustre time de convidados.

No dia 07 de setembro, o Flipoços realiza, às 10h, a mesa "A história de 113 anos da Academia Mineira de Letras e os cem anos da Revista", com Rogerio Tavares. Também com a presença da Academia Poços Caldense de Letras e Academias de Letras Regionais, essa atividade destaca a importância do Estado de Minas Gerais no Independência do Brasil.

Ao longo do dia, outras atividades em homenagem ao Bicentenário ressoarão como “grito” de independência. Em especial, o encontro entre os indígenas Marcia Kambeba e Daniel Munduruku na mesa "Sobre palavras e sons indígenas: entre éticas e estéticas de (in)dependência", às 19h.

A programação completa você confere no site do Flipoços. Em breve, a organização do evento irá divulgar a programação infantil do Espaço Sesc Flipocinhos.

[03/08/2022 11:00:00]