Brasileiro concorre a prêmio da Associação de Ilustradores do Reino Unido
PublishNews, Leonardo Neto, 17/09/2021
O gaúcho Carlo Giovani foi o criador da capa de ‘A revolução dos bichos’ publicada pelo selo ViaLeitura, da Edipro. Trabalho concorre com outras 14 produções internacionais. Ganhador será conhecido em 12/10.

Criada em 1973, a Associação de Ilustradores (AOI) se tornou o órgão profissional de ilustradores no Reino Unido e reúne mais de 2.700 associados.

Desde 2002, a entidade realiza, anualmente, o World Illustration Awards (WIA), que dá reconhecimento a trabalhos de ilustradores do mundo todo em diversas categorias, incluindo, Capa de Livros, Livros, Publicações Infantis e Publicações Comerciais.

A ideia por trás do prêmio, segundo Ren Renwick, diretor geral da AOI, é oferecer uma plataforma “para descobrir novos ilustradores empolgantes”.

Nesta semana, o júri divulgou os finalistas da edição do prêmio em 2021 e há um brasileiro concorrendo na categoria Capa de Livros: o gaúcho Carlo Giovani, responsável pela capa da edição de A revolução dos bichos publicada pelo selo ViaLeitura, da Edipro. Ele é o único brasileiro entre os finalistas das categorias relacionadas ao livro.

Para criar a ilustração, Carlo fez uma colagem de papeis, criando um efeito tridimensional e finalizou digitalmente. O livro concorre com outros 14 trabalhos nessa categoria.

O júri da categoria Capa de Livros é formado por Livia Satriano (Itália), fundadora da Libri Belli; Mark Campbell (Austrália), diretor de criação e publisher da HarperCollins, e Alison Impey (EUA), diretora de arte sênior da Penguin Random House.

Todos os trabalhos selecionados nesta etapa da premiação farão parte do catálogo e da exposição de trabalhos de 2021 realizado pela WIA.

O anúncio do grande vencedor de cada uma das categorias, além de outros prêmios especiais, será feito no dia 12 de outubro.

[17/09/2021 09:20:00]