Os Bridgerton e a Anne de Green Gables
PublishNews, Leonardo Neto, 19/02/2021
Duas séries da Netflix baseadas em livros que fincaram presença na lista dos mais vendidos

Há filmes ou séries baseadas em livros que vão muito bem nas bilheterias de cinema ou nas plataformas de streaming, mas esse sucesso não se reflete nas livrarias. Mas há casos que esse casadinho funciona e funciona muito bem. Um caso exemplar é a série Bridgerton, que apresenta aristocracia britânica e seus salões cheios de intrigas e competições. Os livros de Julia Quinn publicados aqui no Brasil pela Arqueiro (Sextante) estão vendendo feito água no deserto. Nessa semana, por exemplo, O duque e eu ocupa a primeira posição de Ficção e, somando todos os seis livros da série que aparecem no ranking, temos 4.673 cópias vendidas nessa semana. Nos 50 dias de 2021, já foram 32.346 cópias vendidas pela apuração do PN. Flawless, my dear.

Outra série que conseguiu reverter bem nas vendas de livros foi Anne with an e, baseada na coleção da canadense Lucy Maud Montgomery. A obra está em domínio público, o que possibilita que várias editoras explorem o seu poder comercial. Isso acaba diluindo as vendas, mas mesmo assim, a menina sardenta fez – e continua fazendo – sucesso na lista. Nessa semana, estreou a versão de Anne de Green Gables editada pela Temporalis, novo selo da Citadel tocado por Marcio Coelho que tem por meta apresentar clássicos da literatura em edições moderninhas. Foram 406 cópias vendidas na semana de estreia, o que colocou o título na oitava posição de Infantojuvenil.

Vem de Infantojuvenil o segundo estreante da semana: O príncipe cruel (Galera Record), de Holly Black, que ocupa a posição de número 20, com 322 cópias vendidas.

A lista trouxe ainda outras três novidades. Duas delas em Não Ficção: o Devocionário e novena a São José (Loyola), com 306 e ocupando a 15ª posição, e O homem que decifrou o mercado (Alta Books), de Gregory Zuckerman, na vigésima, com 264. Em 17º lugar de Negócios, estreou Boa economia para tempos difíceis (Zahar), de Abhijit V. Banerjee e Esther Duflo, com 301 exemplares vendidos.

O Ranking Geral segue liderado por Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill, com 2.802 exemplares vendidos. O segundo lugar ficou com Afirmações positivas para mudar sua realidade (Citadel), de William Sanches, com 1.876, e A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), de Mark Manson, completa o pódio, com 1.753.

A Sextante lidera o Ranking das Editoras, com 19 títulos nessa semana. O Grupo Companhia das Letras, com 14, ficou em segundo lugar e o Citadel Grupo Editorial, com 10, ficou em terceiro.

[19/02/2021 09:40:00]