A literatura latino-americana em destaque
PublishNews, Redação, 04/11/2020
Série de debates realizada pela Tag contará com a participação de escritores como Julián Fuks, Ailton Krenak e Eliane Potiguara. Conversas irão abordar as características mais marcantes da escrita da região.

Homenagem ao mapa invertido do artista Joaquín Torres García, em um manifesto contra a cartografia eurocêntrica | © Bernardo França
Homenagem ao mapa invertido do artista Joaquín Torres García, em um manifesto contra a cartografia eurocêntrica | © Bernardo França
Ao longo do mês de novembro, a Tag – Experiência Literárias realiza uma série de debates sobre a literatura latino-americana. Intitulada As páginas vibrantes da América Latina, a programação é aberta ao público e conta com a participação de escritores, poetas e personalidades da cultura de diferentes origens para debater sobre temas como o realismo mágico, o papel da repressão na literatura e a produção de escrita dos povos originários da região.

A programação inicia nesta quinta (5) e segue durante todas as quintas-feiras do mês, com direito a uma edição extra no dia 27 (sexta-feira), sempre ao vivo, às 20h, no canal da Tag no YouTube. Iniciando a agenda, a escritora Socorro Acioli e o jornalista Eric Nepomuceno falam sobre o Realismo Mágico, gênero literário característico da América Latina. No dia 12, o tema será o impacto da repressão sobre a escrita e o da escrita sobre a repressão, com Amelinha Teles, integrante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, e o escritor Julián Fuks. A literatura afro-hispânica será o tema do dia 19, com a escritora e antropóloga afro-costa-riquenha, Shirley Campbell Barr, enquanto a produção dos povos originários será debatido no dia 26, com Ailton Krenak e Eliane Potiguara, fundadora do Grumin (Grupo Mulher - Educação Indígena).

A edição extra, no dia 27, irá abordar as vozes negras da América Latina, com Cidinha da Silva e Itamar Vieira Junior. Para se inscrever é só clicar aqui.

Tags: TAG
[04/11/2020 08:00:00]