Prazo para participação em pesquisa sobre efeitos da pandemia no setor cultural é prorrogado até dia 31
PublishNews, Redação, 22/07/2020
Resultados preliminares indicam que mais de 45% dos profissionais de cultura registraram perda total de renda. Trabalhadores e empresas do setor editorial e livreiro também podem participar do estudo.

O prazo para a participação na pesquisa Percepção dos Impactos da Covid-19 nos Setores Culturais e Criativos do Brasil foi prorrogado até o dia 31 de julho. O questionário, que avalia os efeitos da pandemia nas atividades de cultura, está disponível neste link. Trabalhadores e empresas do setor editorial e livreiro também podem participar do estudo, independente se indivíduos (trabalhadores formais ou informais do setor) ou coletivos (livrarias, editoras, distribuidoras, coletivos, saraus etc).

Até o momento, o levantamento já registrou mais de 2,1 mil participações de diversos municípios de todo o país. Os resultados preliminares revelam que 45% dos artistas, empreendedores e profissionais da área perderam totalmente a renda por conta do novo coronavírus. Segundo os pesquisadores, os setores culturais e criativos foram um dos mais atingidos pela crise e estarão entre os últimos a terem suas atividades normalizadas. Com os dados, gestores públicos e instituições parceiras, entre elas o Sesc, esperam entender o cenário atual e orientar a formulação de políticas públicas para a recuperação da área.

O estudo é encabeçado pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Sesc, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e pela Representação no Brasil da Unesco. A área do livro é representada pela Quincas Consultoria, com o apoio do PublishNews.

[22/07/2020 11:00:00]