Apanhadão: A luta das livrarias de rua e editoras independentes
PublishNews, Redação, 04/05/2020
E mais: A cena literária de BH com o coronavírus; Mandetta vai publicar livro pela Companhia das Letras; Leiturinha lança aplicativo; e os 20 anos de Harry Potter no Brasil

A luta das pequenas livrarias e editoras independentes foi assunto neste final de semana. A CNN fez uma reportagem para falar sobre como as livrarias de rua estão se reinventando com a pandemia do novo coronavírus. Além de vendas on-line, elas criaram, por exemplo, o movimento #EmCasaComLivros, que incentiva as pessoas a se presentearem com livros, e criaram parcerias com escritores e editoras. O escritor Milton Hatoum faz parte de uma dessas correntes e está escrevendo dedicatórias nos livros vendidos por uma livraria.

Quem também deu seu depoimento sobre como está “sobrevivendo” com as portas fechadas foi Eduardo Lacerda, dono do bar e livraria Patuscada. Em entrevista para a Piauí, além de fazer uma retrospectiva sobre o mercado editorial no último ano, Lacerda contou como administra sua livraria e os desafios que tem enfrentado antes mesmo da pandemia chegar.

Em um texto para o Estado de Minas, Paulo Werneck defendeu a cena literária de Belo Horizonte, lar de diversas livrarias de rua, importantes editoras independentes, projetos literários e autores. “Terão a prefeitura e o governo do estado a visão de que é preciso proteger este ecossistema editorial, que além da relevância cultural tem peso econômico?”, questiona no artigo.

O Estadão adiantou que a Companhia das Letras vai publicar livro do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Na obra, que deve ser lançada no início do segundo semestre, Mandetta contará semana a semana, os cerca de 100 dias em que esteve à frente do Ministério.

A coluna da Babel também anunciou que a Leiturinha, maior clube de livros para crianças do país, lança esta semana, o seu aplicativo. Não será possível ler os livros dos kits lá, mas a ideia é oferecer conteúdo para pais, como guias para a mediação de leitura, e os textos do blog.

No Painel das Letras, o destaque foi para a Buobooks, livraria internacional de língua portuguesa tocada pelo escritor e jornalista Rodrigo Alvarez. Segundo a coluna, a Buobooks fechou parcerias com gráficas de impressão sob demanda pelo mundo. A projeção é que cada título custe metade do que custaria se fosse importado.

Em comemoração ao aniversário de 20 anos de Harry Potter no Brasil, Barbara Gancia escreveu na Folha sobre a importância da série. “Em um mundo que àquela altura (os anos 2000) já era dominado por jogos eletrônicos, os livros de Harry Potter foram responsáveis por transformar uma inteira geração em leitores”. E comparou o personagem de JK Rowling a outros como Luke Skywalker, Buda, Jesus Cristo, que em comum, tiveram como missão de salvar o mundo.

O tradutor e dicionarista Roberto Côrtes de Lacerda faleceu na última quarta-feira (29), aos 78 anos, vítima de coronavírus. Co-autor do Dicionário Houaiss e coordenador do Dicionário Aurélio Buarque de Holanda da Língua Portuguesa, Côrtes de Lacerda também escreveu Dicionário de Provérbios e uma adaptação para a Odisseia de Homero. Ele deixa a esposa, três filhos e seis netos. Segundo O Globo, Côrtes de Lacerda contraiu coronavírus em março, na cidade do Porto, em Portugal, onde viajou para participar de um evento de vinhos.

Quem também faleceu por conta do novo coronavírus foi o jornalista Marcello Bittencourt, aos 68 anos. Bittencourt atuou por mais de 35 anos na Rádio USP e produzia atualmente o programa Biblioteca Sonora, em que abordava o lançamento de livros e entrevistava autores. Por seu trabalho em favor do livro e da leitura, ganhou duas vezes o Prêmio Jabuti e ganhou uma homenagem no Jornal da USP por conta de seu trabalho na valorização da cultura e da educação.

Tags: Apanhadão
[04/05/2020 08:00:00]