Odin conquista seu lugar na lista dos mais vendidos
PublishNews, Leonardo Neto, 13/03/2020
Box que reúne histórias da mitologia nórdica chega ao topo da Lista de Ficção dessa semana

Odin, o principal deus do clã dos Æsir | Ólafur Brynjúlfsson / Domínio público
Odin, o principal deus do clã dos Æsir | Ólafur Brynjúlfsson / Domínio público

A mitologia nórdica é cheia de simbolismo e de personagens venerados como deuses, semideuses e heróis. São histórias de fadas, elfos e vikings que resistem ao tempo e, ainda hoje, conquistam legiões de fãs mundo afora. Prova disso é a chegada do box Nórdicos (Pandorga) à lista. O livro conquistou o primeiro lugar da Lista de Ficção, ficando empatado com A garota do lago (Faro), vencedor do Prêmio PublishNews de 2019 nessa categoria. Foram 1.289 cópias vendidas. O número foi suficiente para colocar o título na 16ª posição do Ranking Geral.

O box Nórdicos não está sozinho na lista de Ficção. Ali apareceram outras duas novidades: Pátria (Intrínseca), de Fernando Aramburu, com 372, ocupando a 13ª posição da categoria, e o clássico Admirável mundo novo (Biblioteca Azul), de Aldous Huxley, em 16ª, com 288 cópias vendidas.

Em Negócios, estreou 12 princípios para uma vida extraordinária (Gente), do best-seller Paulo Vieira. Foram 475 cópias vendidas na semana, o suficiente para colocar o livro na 12ª posição da categoria.

Em Infantojuvenil, apareceu pela primeira vez Por lugares incríveis (Seguinte / Companhia das Letras), título de Jennifer Niven que inspirou filme disponível na Netflix. Foram 390 cópias vendidas na semana e o livro ocupa a posição de número 18.

As cartas foram embaralhadas no topo do ranking dessa semana. Mais esperto que o diabo (CDG – 4.015 unidades vendidas) subiu para o primeiro lugar, derrubando A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca – 3.437) para segundo. Magra pra sempre (Buzz), de Karina Peloi, conquistou o bronze ao vender 3.244 exemplares.

Em relação à semana passada, os números gerais da lista apresentaram crescimento de 7%. Destaque para Negócios (33%) e Não Ficção (13%). Ficção (-8%) e Infantojuvenil (-7%) puxaram o fiel dessa balança para baixo.

O Ranking Geral das Editoras é liderado pelo Grupo Companhia das Letras, que emplacou 15 títulos nessa semana. A Intrínseca, com 10, ficou em segundo e a Sextante em terceiro, com sete.

[13/03/2020 09:40:00]