Fliporto terá curadoria literária
PublishNews, Redação, 25/03/2009

Está marcada a data para a Fliporto de 2009. A quinta edição da Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas será entre 05 e 08 de novembro e discutirá a literatura de países como Brasil, Portugal e Espanha. Com coordenação geral de Antônio Campos e produção executiva de seu fundador, Eduardo Cortes, a Festa pernambucana terá, este ano, curadoria literária e formato mais enxuto: serão, no máximo 50 nomes de escritores.

Depois de reunir mais de 150 escritores de 17 países no Hotel Armação, palco das discussões, a Fliporto resolveu enxugar o número de convidados, inovar o enfoque das discussões e se utilizar de um curador literário que é Mestre em História e Doutor em Antropologia pela Universidade de Salamanca (Espanha), coordenador da Editora Massangana, entidade ligada à Fundação Joaquim Nabuco, escritor e atuante no jornalismo cultural pernambucano – Mário Hélio.

Para Mário Hélio, a situação cultural brasileira é muitas vezes similar a de países como Espanha e Portugal e faz-se necessário promover encontros e a união entre seus povos. "Gilberto Freyre via com tanta clareza a integração do Brasil à Espanha, Portugal e África que até criou uma ciência para interpretar isso: a tropicologia. A verdade é que o Brasil e os seus irmãos de continente integram um mundo comum: o ibérico. É a literatura o melhor meio de provar (saborear) tudo isso".

Sobre o número menor de participantes, Antônio Campos diz que, assim, "evita a pulverização do público que enfrenta o dilema em ter que escolher quais as palestras que irá prestigiar" e facilita a integração entre público e palestrantes - leitores e escritores.
[25/03/2009 00:00:00]