Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 13/11/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 13/11/2023

O Brazil Journal contou a história de como a Buzz, editora de Anderson Cavalcante, conseguiu os direitos de publicação da biografia de Britney Spears, A mulher em mim. Segundo a reportagem, o livro vendeu 44 mil exemplares na pré-venda, mais 12 mil desde que foi lançado, e tem uma projeção de chegar a até 300 mil exemplares no país. Segundo a reportagem, o adiantamento à editora americana do livro ficou entre R$ 1 milhão e R$ 5 milhões. O Diário do Nordeste entrevistou Marcus Teles para falar sobre a quarta loja que a Livraria Leitura abriu em Fortaleza, dessa vez no Shopping Iguatemi Bosque. A Leitura deve terminar o ano com 111 unidades em todo o país. Na Folha, uma matéria reuniu posicionamentos sobre a questão do uso de inteligência artificial em obras literárias ou de ilustração, a partir da questão do Prêmio Jabuti. De acordo com o Estadão, o Jabuti considera criar uma categoria para obras com utilização de inteligência artificial. O Globo também entrou no assunto do Prêmio Jabuti, entrevistando especialistas que disseram que não faz sentido criar um prêmio específico para a inteligência artificial. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 13/11/2023

Nesta terça (14), das 10h às 21h, o Departamento de Pós-graduação em Alemão da FFLCH-USP e o Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974 – São Paulo / SP) realizam a abertura da Jornada de Literatura de Expressão Alemã. Com diversas mesas e atividades relacionadas à tradução e à criação literária no idioma alemão, a Jornada aborda o sentido do termo “literatura de expressão alemã” em 2023, e como suas autoras e seus autores se percebem. Que histórias são contadas nas sociedades caracterizadas por migrações e sobreposições de várias diferenças? Como o multilinguismo muda a linguagem literária e quais espaços e reflexões literárias surgem com a presença da multimídia e da digitalidade? Que tipos de figuras literárias são criadas e que posições sociais elas representam? Na programação de abertura, a convidada especial é a escritora síria Lina Atfah. Por seus textos jornalísticos e líricos enfocando questões sociais e políticas, publicados quando morava na Síria, Lina foi ameaçada pelas autoridades de segurança de lá por suposta blasfêmia e insulto ao Estado. Depois de receber permissão para deixar o país em 2014, vive na Alemanha desde 2015, onde publicou dois livros de poesia: Das Buch der fehlenden Ankunft (2019) e Grabtücher aus Schmetterlingen (2022). Ela participa de uma oficina de tradução com estudantes e tradutores brasileiros (necessário inscrição prévia) das 10h às 16h, que servirá de preparação para seu primeiro livro de poesias a ser publicado no Brasil. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 13/11/2023

A 10ª Conferência Internacional de Bibliotecas de Sharjah (SILC), organizada pela Sharjah Book Authority (SBA), em colaboração com a American Libraries Association (ALA), ofereceu oportunidades importantes de aprendizagem e networking para 250 bibliotecários, acadêmicos e outros profissionais do setor de 14 países que participaram da edição decenal do evento. Desde a aprendizagem sobre as tendências atuais e tecnologias emergentes benéficas para o avanço do setor bibliotecário, até à criação de espaços e serviços inovadores para envolver os leitores de forma mais significativa, e à exploração do impacto positivo das bibliotecas na reversão das alterações climáticas, a conferência de dois dias teve lugar na 42ª edição da Feira Internacional do Livro de Sharjah. “Este ano tivemos dois focos principais: a influência emergente e a utilidade da Inteligência Artificial na indústria bibliotecária; e as preocupações crescentes em torno das alterações climáticas e da sustentabilidade, e como as bibliotecas podem ajudar a fornecer conhecimento, criar consciência e fazer a sua parte para contribuir para a causa global. Outros tópicos importantes giraram em torno do desenvolvimento profissional em nossa indústria, da leitura no ambiente escolar e da melhoria dos padrões educacionais globais”, resumiu Michael Dowling, diretor de relações internacionais da ALA. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 13/11/2023

O Grupo Editorial Record vai reunir quase 30 autores contemporâneos, entre romancistas, poetas, slammers, cientistas políticos, atrizes e outros na Casa Record da Flip 2023. A Casa ficará no no mesmo endereço de 2022: Rua Doutor Pereira, 396. Um dos momentos mais aguardados, segundo a editora, será a participação de Alana Portero, espanhola que está na programação oficial da Flip e que autografará Mau hábito, seu romance de estreia, na Casa Record, na sexta (24), às 12h. A Flip 2023 ocorre de 22 a 26 de novembro. Participantes da programação oficial da Flip, Carla Akotirene e Joice Berth se encontrarão em mesa na Casa Record no sábado (25), às 10h. Outras mesas que prometem atrair grande público são as de André Janones, na quinta (23), às 18h, em conversa mediada pelo jornalista Jamil Chade, de Sabrina Fernandes e Manuela D’Ávila, no sábado (25), às 14h, e de Andrea Beltrão, no sábado (25), às 18h. O espaço terá homenagens para Fernando Sabino e Nélida Piñon. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 13/11/2023

O episódio do Podcast desta segunda-feira (13) já está no clima da Casa PublishNews na Flip 2023. Vamos conversar com alguns dos personagens que estarão presentes na Rua do Comércio, 300 (também conhecida como Rua Tenente Francisco Antônio, 300). A Casa vai receber 30 mesas e painéis para falar dos mais diversos aspectos do mercado editorial. Aqui, teremos uma pequena amostra do que espera os leitores e profissionais da Casa PN, em uma conversa com Ricardo Costa (CEO da MVB Brasil), Anselmo Bortolin (CEO da Meta Brasil/UmLivro) e Carol Ito (jornalista, quadrinista e autora da HQ Inteiro pesa mais do que metade – nVersos). No Podcast, temos ainda a participação de Lilian Cardoso (diretora da LC – Agência de Comunicação), Luciano Monteiro (diretor global de Comunicação e Sustentabilidade da Santillana e vice-presidente da CBL), Daniel Pinsky (fundador e diretor geral da Editora Labrador), e também Vanessa Passos (pós-doutora em Escrita Criativa e autora de A filha primitiva, José Olympio). O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Tatiany Leite, 13/11/2023

Um livro ilustrado por inteligência artificial foi um dos semifinalistas, na categoria de Ilustração, no Prêmio Jabuti 2023 e foi desclassificado assim que o prêmio se inteirou do fato. É sobre esse assunto que a jornalista Taty Leite aborda na sua nova coluna em vídeo divulgada nas redes sociais do PublishNews. Na última semana o assunto tomou conta do mundo literário. "A comoção foi tanta que rolou carta aberta de profissionais contra a obra usando a #IANãoÉAutor, um dos jurados explicando que nem ele e nem o prêmio sabiam de que se tratava de um livro que tinha usado esse tipo de tecnologia e o próprio designer da edição, o Vicente Pessôa, dando entrevistas dizendo que: 'não informou o uso da IA na inscrição porque não perguntaram'", diz Taty. De qualquer maneira, a discussão que fica em aberto é: No mercado de livros e na construção de obras literárias, o que poderemos fazer para usar a #IA a nosso favor? A obra mereceu ser desclassificada? Tinha que ter uma categoria só criada por inteligência artificial? Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 13/11/2023

A Bett Brasil, maior evento dedicado à Inovação e Tecnologia para a Educação na América Latina, anunciou o tema principal da sua 29ª edição, que será realizada de 23 a 26 de abril de 2024, no Expo Center Norte, em São Paulo: “Inovação com Propósito: Educação em Diálogo com as Transformações Sociais”. O credenciamento para a Bett Brasil 2024, para visitação à Feita (gratuito), Congresso Educação Básica, Fórum de Gestores, e Fórum Ahead – Educação Superior, já está aberto. Em todas as opções os inscritos terão acesso à área de exposição durante os quatro dias do evento. O credenciamento pode ser feito no site oficial. Segundo a feira, o tema principal proposto para a Bett Brasil 2024 vislumbra a importância da educação para o desenvolvimento do país e está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU, notadamente o ODS 4, ao se referir à educação inclusiva e de qualidade, com oportunidades iguais de aprendizagem ao longo da vida de todos e todas e equidade de acesso. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 13/11/2023

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) lança nesta segunda-feira (13), às 15h, a versão impressa do livro Conservadores, restauradores e cientistas na preservação do acervo da Biblioteca Nacional – de 1880 a 1890, da pesquisadora e servidora da FBN, Thais Helena de Almeida. O lançamento ocorrerá no Auditório Machado de Assis, na sede da Biblioteca Nacional (BN), no Centro do Rio de Janeiro. O evento será aberto ao público e terá transmissão online pelo YouTube. Lançada em formato digital em 2021, a obra editada pela FBN ganha agora sua versão impressa, que pode ser adquirida na Loja do Livro da BN por R$ 40. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“Acho que a literatura mais autêntica tem de refletir a vida do autor.”
Glauco Mattoso
Poeta brasileiro
1.
Onde estão as flores
2.
As aventuras de Mike – A origem de Robson
3.
Chamando atenção da sorte
4.
Mais esperto que o diabo
5.
Café com Deus pai - 2024
6.
Diário de um banana - Cabeça oca
7.
Mente de aço, atitudes de ouro
8.
A vida é cruel, Ana Maria
9.
Atitudenow
10.
Amigos, amores e aquela coisa terrível
 
PublishNews, Redação, 13/11/2023

O Itaú Cultural disponibiliza a partir desta segunda-feira (13), em seu site, a edição 36 da Revista Observatório, que se debruça sobre o tema Direitos Culturais: perspectivas no Brasil contemporâneo. Já abordado pela publicação em sua 11ª edição, o assunto volta à pauta, atento, agora, às mudanças, progressos e obstáculos sofridos na última década. Assegurados pela Constituição Federal de 1988, os direitos culturais ganham, na Revista, um olhar mais profundo, a começar pela apresentação ao leitor do conceito destes direitos, dos mecanismos que os garantem e asseguram e, ainda, das formas de garanti-los em um país diverso como o Brasil. A partir de então, expande esta reflexão para, entre outros temas, as políticas públicas realizadas em torno do assunto, para as perspectivas internacionais sobre ele e para a importância de atuações direcionadas à demarcação e proteção das comunidades indígenas e quilombolas. A revista conta, ainda, com ensaio artístico assinado pelo artista Denilson Baniwa. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 13/11/2023

Baixo paraíso (Diadorim, 228 pp, R$ 76), de Isabella de Andrade, faz o leitor viajar até uma cidade no interior de Goiás, seca, poeirenta e rodeada por cachoeiras que atraem turistas de mochila e sandálias de couro. É nesse paraíso torto e perdido que Marília e Gabriela se encontram. As duas crescem juntas, entre cavalos, sorvetes, asfalto esburacado e um tanto de comida. Em plena adolescência, Marília se empanturra para disfarçar o desejo de engolir o mundo e ter Gabriela, esse corpo magro e bonito que, apenas a sós, parece corresponder. Para reduzir a fome e tentar diminuir o próprio corpo, Marília começa a tomar remédios tarja preta receitados pelo padrasto de Gabriela a um preço inconfessável. Enquanto o mundo fora aplaude suas transformações, Marília não consegue mais se entender dentro de seu próprio corpo. Mas é com esse corpo que ela se envolve numa história de amor pautada pela crueldade das intermitências, dos segredos e dos impiedosos ponteiros da balança. Neste livro poético e visceral, a autora conta duas histórias indissolúveis: a de um corpo que cresce e, apesar das armadilhas, ama e deseja, e a de Marília, habitante desse corpo, ambos à procura de um lugar onde possam existir sem se mutilar. Baixo paraíso será lançado no dia 18 de novembro, às 16h, na Livraria da Tarde (Rua Cônego Eugênio Leite, 956 - São Paulo / SP). Isabella de Andrade conversará com as escritoras Tatiana Lazzarotto e Morgana Kretzmann.

PublishNews, Redação, 13/11/2023

Sally Milz é roteirista do The Night Owls, um programa de humor que vai ao ar na TV todo sábado. Com uma série de desilusões amorosas dignas de uma sitcom, há muito tempo Sally desistiu do amor, preferindo focar na carreira, em encontros casuais e conversas com o padrasto. Mas a vida é cheia de surpresas. E quando Noah Brewster, um fenômeno da música pop, é contratado como apresentador e convidado musical para o The Night Owls, Sally precisa repensar alguns de seus conceitos. Noah é o tipo de cara que só namora modelos, então Sally sabe que não deveria criar expectativa. Porém, depois de passarem uma noite juntos escrevendo um esquete, algo surge entre os dois e Sally começa a se perguntar se realmente pode estar pintando um clima entre eles. Só que esta não é uma comédia romântica ― é a vida real. E, na vida real, alguém como Noah nunca namoraria alguém como Sally… certo? Em Comédia romântica (Buzz, 344 pp, R$ 59,90 – Trad.: Juliana Dias de Lima), obra elogiada pela crítica, Curtis Sittenfeld explora a maravilha do amor enquanto analisa os rituais sociais do romance e as relações de gênero na era moderna.

PublishNews, Redação, 13/11/2'23

Sequência da obra Mister, escrita por E L James, em Madame (Intrínseca, 400 pp, R$ 69,90 – Trad.: Luciana e Maria Carmelita Dias) o leitor continua a acompanhar a história de Maxim e Alessia. Após lutar pela moça e conquistá-la, o relutante conde agora precisa se casar com ela. Mas será que um ex-libertino como Maxim pode se tornar um bom marido? Ou sua reputação outrora infame e os escandalosos segredos de sua família destruirão sua felicidade recém-conquistada? Alessia Demachi desafiou e enganou sequestradores e traficantes e ganhou o coração do homem dos seus sonhos. Mas ela conseguirá fazer esse casamento dar certo? Confrontada com o passado sórdido e a família ameaçadora do marido, além dos olhares e sussurros da elite de Londres, ela ainda não sabe se um dia será vista como a condessa de Maxim ou se ficará relegada para sempre ao papel de ex-faxineira. Das montanhas da Albânia, passando pela paisagem idílica do interior da Inglaterra, até o glamour sombrio da Londres contemporânea, Madame é uma jornada de amor, desejo, aceitação e redenção.

PublishNews, Redação, 13/11/2023

Escrito por Sarah Morgan, Casamento em dezembro (Harlequin, 400 pp, R$ 59,90 – Trad.: Mariana Della Valle) acompanha a família White, que tem uma tradição: haja o que houver, eles sempre passam o Natal juntos. Este ano, porém, tudo vai ser diferente, porque a caçula Rosie decidiu se casar com o namorado de poucos meses justamente na véspera de Natal, do outro lado do oceano, em um belo resort invernal. Maggie e Nick, os pais da noiva, são os primeiros a chegar do Reino Unido a Aspen, no Colorado. Determinados a não deixar ninguém perceber que estão à beira do divórcio, eles têm pela frente uma tarefa nada fácil para um casal separado há seis meses e que precisa fingir estar vivendo dias inesquecíveis num paraíso romântico. A irmã mais velha de Rosie, Katie, também atravessa o Atlântico assim que fica sabendo da novidade, mas não está ali para comemorar. Certa de que Rosie tomou uma decisão precipitada, Katie só pensa em salvar a irmã de si mesma. Ela só não contava com a interferência do padrinho e melhor amigo do noivo. Já Rosie tem certeza de que ama Dan, mas agora que as duas famílias estão reunidas, ela está se questionando sobre a festa. Como dizer a todos que talvez seja cedo demais para se casar? Uma coisa é certa: a família White jamais esquecerá esse Natal.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.