Goethe-Instituto recebe Jornada de Literatura de Expressão Alemã
PublishNews, Redação, 13/11/2023
Evento inicia nesta terça (14) com diversas mesas e atividades relacionadas à tradução e à criação literária no idioma alemão e continua nos dias 16 e 17 de novembro

Nesta terça (14), das 10h às 21h, o Departamento de Pós-graduação em Alemão da FFLCH-USP e o Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974 – São Paulo / SP) realizam a abertura da Jornada de Literatura de Expressão Alemã.

Com diversas mesas e atividades relacionadas à tradução e à criação literária no idioma alemão, a Jornada aborda o sentido do termo “literatura de expressão alemã” em 2023, e como suas autoras e seus autores se percebem. Que histórias são contadas nas sociedades caracterizadas por migrações e sobreposições de várias diferenças? Como o multilinguismo muda a linguagem literária e quais espaços e reflexões literárias surgem com a presença da multimídia e da digitalidade? Que tipos de figuras literárias são criadas e que posições sociais elas representam?

Na programação de abertura, a convidada especial é a escritora síria Lina Atfah. Por seus textos jornalísticos e líricos enfocando questões sociais e políticas, publicados quando morava na Síria, Lina foi ameaçada pelas autoridades de segurança de lá por suposta blasfêmia e insulto ao Estado. Depois de receber permissão para deixar o país em 2014, vive na Alemanha desde 2015, onde publicou dois livros de poesia: Das Buch der fehlenden Ankunft (2019) e Grabtücher aus Schmetterlingen (2022).

Ela participa de uma oficina de tradução com estudantes e tradutores brasileiros (necessário inscrição prévia) das 10h às 16h, que servirá de preparação para seu primeiro livro de poesias a ser publicado no Brasil.

Às 17h, acontece o lançamento do livro Passagem de som (Edições Jabuticaba), originado em uma oficina similar à de Lina, organizada pelo poeta alemão Timo Berger e o poeta brasileiro Marcelo Lotufo em setembro do ano passado, no âmbito do festival Burburinho Literário.

Entre às 18h15 e 21h, Lina Atfah também participa de leitura trilíngue (sírio, alemão e português) de seus poemas. Os dois últimos eventos têm entrada gratuita e livre.

A Jornada de Literatura de Expressão Alemã continua nos dias 16 e 17 com participação de nomes como Christian Ernst, Larissa de Assumpção, Juliana Martone, Tercio Redondo, Mateus Barreto, entre outros.

A programação completa você confere clicando aqui.

[13/11/2023 11:00:00]