Conferência Internacional de Bibliotecas de Sharjah recebe 250 profissionais e discute o futuro do setor
PublishNews, Redação, 13/11/2023
A décima edição do evento reuniu profissionais de 14 países e abordou temas como a utilidade da inteligência artificial na indústria bibliotecária e o papel desses espaços no tema climático e na sustentabilidade das bibliotecas

A 10ª Conferência Internacional de Bibliotecas de Sharjah (SILC), organizada pela Sharjah Book Authority (SBA), em colaboração com a American Libraries Association (ALA), ofereceu oportunidades importantes de aprendizagem e networking para 250 bibliotecários, acadêmicos e outros profissionais do setor de 14 países que participaram da edição decenal do evento.

Desde a aprendizagem sobre as tendências atuais e tecnologias emergentes benéficas para o avanço do setor bibliotecário, até à criação de espaços e serviços inovadores para envolver os leitores de forma mais significativa, e à exploração do impacto positivo das bibliotecas na reversão das alterações climáticas, a conferência de dois dias teve lugar na 42ª edição da Feira Internacional do Livro de Sharjah.

“Este ano tivemos dois focos principais: a influência emergente e a utilidade da Inteligência Artificial na indústria bibliotecária; e as preocupações crescentes em torno das alterações climáticas e da sustentabilidade, e como as bibliotecas podem ajudar a fornecer conhecimento, criar consciência e fazer a sua parte para contribuir para a causa global. Outros tópicos importantes giraram em torno do desenvolvimento profissional em nossa indústria, da leitura no ambiente escolar e da melhoria dos padrões educacionais globais”, resumiu Michael Dowling, diretor de relações internacionais da ALA.

O dia de encerramento da conferência foi marcado por uma série de oito discussões lideradas por especialistas globais na indústria bibliotecária. A conferência também lançou luz sobre a importância dos bibliotecários escolares na formação dos jovens, ajudando os estudantes a lidar com os desafios da vida e na criação de negócios, carreiras e centros de pesquisa dentro das bibliotecas.

A mesa "Bibliotecas que capacitam a ação climática: políticas, defesa e prática", explorou como as bibliotecas, com o apoio da Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas (IFLA), têm estado ativamente envolvidas no tema climático. Claire McGuire, do escritório de polícias da IFLA, destacou o trabalho da organização na ação climática, enfatizando a importância das bibliotecas, bibliotecários e associações de bibliotecas na defesa de soluções climáticas a vários níveis, ao mesmo tempo que implementam iniciativas práticas para resolver problemas globais.

As tecnologias de realidade virtual também estiveram presentes na programação, com perspectivas diferentes partilhadas sobre a implementação da RV em ambientes das bibliotecas.

A conferência encerrou com uma sessão dedicada às Associações de Bibliotecas, oferecendo informações importantes sobre os recursos e oportunidades disponíveis para os envolvidos na área bibliotecária. Os participantes puderam ouvir representantes de diferentes associações de bibliotecas, incluindo a Federação Árabe para Bibliotecas e Informação, a Associação Americana de Bibliotecas e a Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas.

[13/11/2023 10:00:00]