Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 11/08/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 11/08/2023

Uma das maiores feiras literárias do Brasil vai começar. A 22ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto será aberta oficialmente nesta sexta-feira (11), a partir das 19 h, em cerimônia no Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, 370, centro, Ribeirão Preto / SP). A participação é gratuita e os convites devem ser retirados, antecipadamente, na bilheteria do espaço. A programação da FIL ocorre de 12 a 20 de agosto, em 16 locais da cidade. A cerimônia contará com a apresentação “A música como elo entre diferentes estilos musicais”, do Coral da Unaerp, que traz como repertório diversos gêneros musicais e uma homenagem especial a Gilberto Gil, autor homenageado da 22ª FIL. O coral tem regência de Cristina Modé. Às 20h, na Sala Principal do teatro, a cerimônia segue com intervenções artísticas e uma condução poética a partir do repertório dos homenageados desta edição. Com o tema “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”, a 22ª edição da FIL apresenta uma programação que visa evidenciar os extremos opostos, ressaltando a força da literatura em sua condição de elo entre as temáticas que movem a humanidade. São mais de 400 atividades gratuitas. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 11/08/2023

Por conta de um problema pontual na reunião dos dados de algumas livrarias por parte da Lista de Mais Vendidos do PublishNews, tivemos um atraso na montagem da Lista desta sexta-feira (11). A relação será construída ainda hoje ao longo do dia e à tarde estará no site, normalmente. Mas ficamos devendo o envio aqui na newsletter, como é de praxe. Pedimos desculpas aos leitores! Lembrando que as livrarias – físicas ou virtuais – interessadas em terem seus números computados na Lista de Mais Vendidos do PublishNews têm até esta sexta (11) para demonstrar interesse. O PN e a Bookinfo – empresa que oferece soluções de inteligência de negócios e ferramentas de apoio à gestão de editoras, distribuidoras e livrarias – receberão as inscrições que devem ser feitas clicando aqui. Para se inscrever, é preciso cumprir três requisitos: ser uma livraria formalizada; ter sistema integrado à Bookinfo (é grátis, procure a Bookinfo); e emitir nota fiscal.

PublishNews, Beatriz Sardinha, 11/08/2023

Em uma pátria chamada Plazil, um sujeito chamado Bráulio Garrazazuis Bestianelli elegeu-se presidente. Em um misto de ficção histórica e pornochanchada, a escritora mineira Bruna Kalil Othero mergulhou na história republicana do Brasil para construir o romance O presidente pornô (Companhia das Letras). A autora passou as últimas semanas em turnê para divulgar o livro e agora, em entrevista ao PublishNews, afirma que quer ocupar um espaço vazio na literatura brasileira contemporânea. Para construir Bráulio, Bruna observou características de todos os homens que ocuparam o mais alto cargo de poder na história do país. Com bom humor e inventividade, ela então propôs uma reflexão do que constitui o Brasil. Repleto de referências que vão de Machado de Assis, Hilda Hilst e Nelson Rodrigues a memes da internet, O presidente pornô é o seu romance de estreia. Já na infância, a autora de 27 anos tinha um “fetiche pelo livro”. Entre histórias de criança e sonetos que escrevia durante as aulas do Ensino Médio, até a escolha pelo curso de Letras no vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ela brinca que conseguiu construir uma carreira em torno de “saber mentir”. Clique no Leia Mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Ricardo Almeida*, 11/08/2023

Quando o Clube de Autores iniciou suas operações, em 2009, o mercado editorial estava imerso em neblinas densas o suficientes para transformar qualquer palpite de futuro em um exercício pueril de futurologia. As grandes redes e suas megastores teriam redefinido o mercado? Haveria espaço digno para autores independentes? E-books substituiriam impressos? Avance 14 anos e temos, ao que parece, uma definição muito mais clara, nítida, e base para previsões mais fáceis de futuro. Ao que parece, prevaleceu o que era óbvio. As megastores fecharam as portas e cederam espaço aos marketplaces e com seus estoques infinitos e entregas relâmpago; os e-books, ao invés de canibalizarem os impressos, trouxeram novas levas de leitores e cresceram todo o mercado; e os independentes, até então uma minoria relegada à periferia literária, assumiram o protagonismo máximo. Hoje, em 2023, temos um mercado dinâmico e democrático capaz de transformar até mesmo o mundo em que vivemos. Há dois gráficos interessantes que devem ser compartilhados aqui: o de livros publicados por mês no Clube de Autores e o de novos autores registrados em nossa base. Clique no Leia mais para ler o artigo na íntegra.

PublishNews, Redação, 11/08/2023

O jornal Estado de S. Paulo reuniu avaliações de especialistas para debater o preço do livro. A discussão em torno dos custos e do preço do livro ganhou maiores proporções após o influenciador Felipe Neto fazer um comentário em suas redes sociais afirmando que o livro é caro. A Folha de S. Paulo publicou uma reportagem sobre o atual posicionamento do secretário Renato Feder em torno da decisão do governo estadual de substituir o livro impresso por material digital nas escolas. Ainda na Folha, Bernardo Carvalho usou sua coluna para falar do ensaísmo de Anne Carson, nomeando-o "original e inclassificável", e que na forma "suja" de seus textos há uma colisão com a ordem patriarcal. N'O Globo, a reportagem sobre a queda de 2,96% na venda de livros em 2023, juntamente com o aumento de 9,52% no preço de best-sellers. Está lá também uma entrevista com a escritora Vilma Arêas, que recorda episódios da amizade com Clarice Lispector, lembranças da ditadura e outros assuntos. No G1, os dados que sugerem que textos analógicos favorecem uma leitura profunda e mostram o porquê de cientistas defenderem livros didáticos em papel. A Revista Monet repercutiu a polêmica de um livro infantil que descreve a relação da Princesa Diana com a bulimia. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 11/08/2023

A Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado, do Rio Grande do Sul, anunciou nesta semana as obras vencedoras do Prêmio Mozart Pereira Soares 2023. Entre os vencedores, estão a colunista do PublishNews, Vanessa Passos, e a escritora carioca Carina Bacelar, autora de As despedidas (edição da autora). A Editora Patuá aparece com vencedores em duas categorias. A premiação tem como objetivo destacar e incentivar jovens autores (até 35 anos de idade), que estejam despontando com obras literárias de qualidade, em cenário nacional. O vencedor de cada uma das sete categorias foi premiado com um troféu de autoria do artista André Venzon e com a quantia de R$ 2,5 mil. Dois terços dos concorrentes foram de fora do Rio Grande do Sul, o que, segundo o coordenador do Prêmio, Rafael Bán Jacobsen, “reafirma o Prêmio Mozart Pereira Soares como um certame de envergadura nacional". Clique no Leia mais para ver a lista completa de vencedores.

PublishNews, Redação, 11/08/2023

A Comissão Organizadora do 5º Prêmio Literário Afeigraf 2023, com aprovação da Comissão Julgadora – composta pelos escritores Celso de Alencar, João Scortecci e Maria Mortatti – divulgou a lista dos 50 autores vencedores premiados com a publicação na Antologia poética. O Prêmio Literário Afeigraf tem por objetivo prestigiar a literatura brasileira e descobrir novos talentos e é patrocinado pela Afeigraf – Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica, cuja expertise é promover, por meio da comunicação gráfica, o conhecimento sustentável da cultura impressa. Foram inscritos 777 trabalhos e a seleção foi realizada em quatro etapas. Para seleção dos trabalhos, em todas as etapas, foram utilizados os seguintes critérios: qualidade literária; domínio e inventividade no uso de recursos linguísticos e poéticos; e originalidade na relação entre forma e conteúdo. Clique no Leia mais para conferir a lista completa com os 50 selecionados.

PublishNews, Redação, 11/08/2023

© Food photographer Jennifer Pallian na UnsplashEstão abertas as inscrições para a 15ª edição da Revista Subtextos. Até 4 de setembro, interessados podem enviar contos de até 10 mil caracteres com o tema Comida. Cada escritor pode participar com um conto de sua autoria e as inscrições são gratuitas. Com 14 edições já publicadas e mais de 11 mil downloads no site oficial, a revista Subtextos vem desde 2020 conquistando espaço e divulgando escritores brasileiros contemporâneos através dos contos. Os contos selecionados são editados e revisados, em colaboração com os autores. O resultado são edições com diversidade de estilo e vozes literárias, sempre unidas pelo fio condutor que é o tema central de cada edição. Para se inscrever seu conto gratuitamente para a 15ª edição, basta clicar aqui, ler o regulamento e preencher o formulário. Subtextos é uma publicação do projeto Escritor Brasileiro, idealizado por Mariane Lima para divulgar escritores nacionais contemporâneos. Todas as edições podem ser baixadas gratuitamente no site.

“Literatura, a mais sedutora, mais enganosa, mais perigosa das profissões.”
John Morley
Escritor britânico (1838-1923)
1.
A arte de falar e fazer
2.
7+1 passos para conquistar o que mais sonhou
3.
Café com Deus pai
4.
Nunca foi segredo
5.
A biblioteca da meia-noite
6.
Mais esperto que o diabo
7.
O poder da autorresponsabilidade
8.
Desperte a mulher brilhante que existe em você
9.
É assim que começa
10.
Tudo é rio
 
PublishNews, Redação, 11/08/2023

A Scortecci Editora celebra os seus 41 anos de existência neste sábado (12), das 16h às 21h, no Espaço Scortecci (Rua Dep. Lacerda Franco, 96, Pinheiros, São Paulo / SP). O evento terá o lançamento de 10 novos títulos e das antologias de poesias, contos e crônicas Exercícios de corpo e alma e Tempo de Voar, um recital poético e leitura de textos (no Jardim Literário). A Scortecci nasceu no dia 13 de agosto de 1982, uma sexta-feira 13, na loja 13 da Rua Teodoro Sampaio 1704, São Paulo, capital. Desde então, edita, imprime e comercializa livros em pequenas tiragens. Possui uma gráfica própria desde 1986, com tecnologia digital, central de logística e venda de livros no varejo por meio das livrarias Scortecci, Do Mercado, Pingo de Letra e seus parceiros no marketplace. São mais de 11 mil títulos publicados em primeira edição. Já recebeu os prêmios Jabuti, APCA, FBN, ABL e PEN Clube. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 11/08/2023

Arte de Esperança Garcia @ DivulgaçãoA HQ A Voz da Esperança, de Juliane Ferreira Vasconcelos, João P. Luiz e Bernardo Aurélio será lançada oficialmente no 21º Salão do Livro do Piauí – SALIPI (Av. Universitária – Teresina / PI), que ocorre entre 11 e 20 de agosto. No dia 18, às 20h, autores participam de um bate-papo com o público no local. Ainda, concomitantemente à Feira, os autores abrem a exposição A Voz de Esperança Garcia, no Espaço Cultural do Teresina Shopping (Av. Raul Lopes, 1000 – Teresina / PI), com os desenhos da HQ. A publicação, contemplada pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020, foi inspirada na vida e luta da escravizada piauiense Esperança Garcia e na importância da carta escrita por ela, uma das mais antigas de denúncia de maus-tratos contra povos escravizados no país. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 11/08/2023

O que acontece quando duas crianças tímidas se encontram em uma piscina lotada de gente? Em um dia de verão, todas as piscinas ficam disputadas e lotadas de pessoas que procuram um canto para se refrescar. É assim que as duas crianças protagonistas desta história ― narrada apenas com imagens ― encontram a piscina em que vão mergulhar. Mas aos poucos a timidez e a preocupação de ambas dão lugar à imaginação, e um reino de seres fantásticos, com muitas surpresas e magia, surge embaixo d’água. Piscina (Companhia das Letrinhas, 60 pp, R$ 64,90 – Trad.: ARA Cultural) é o livro de estreia da artista sul-coreana JiHyeon Lee, que conquistou prêmios e leitores ao redor de todo o mundo, além de ter refrescado leitores de todas as idades com um mergulho lúdico e colorido em uma piscina inesquecível.

PublishNews, Redação, 11/08/2023

Atenção! O cachorro e seus amigos ensaiam um novo espetáculo. Tenha cuidado!..., não agite este livro, senão os bichos podem se misturar entre si. Será que você gostaria de ver o sapo com as patas marrons do coelho? Estas e outras perguntas podem ser encontradas no livro Não sacuda este livro! (Foca no Livro, 24 pp, R$ 62,60 – Trad.: Hedi Gnädinger) Nele, balançar, agitar, adivinhar são formas de os amigos dos bichos aprenderem as cores se divertindo muito! Esta obra literária infantil é indicada principalmente para crianças entre 0 e 5 anos. Não sacuda este livro! é uma ótima opção para pais e professores falarem, com os pequenos leitores, sobre temas como amizade e humor e para trabalharem o aprendizado de cores através de muita interatividade.

PublishNews, Redação, 11/08/2023

Em Histórias escondidas dentro de casa (Moderna, 56 pp, R$ 62,32), Adriana Yazbek conta histórias inusitadas, cujos protagonistas são objetos que fazem parte do nosso cotidiano. Neste livro, a autora dá vida aos artefatos que testemunham nossas manias, mostrando as relações entre eles. Além de dar destaque para seres vivos muitas vezes ignorados por nós: os insetos. A versatilidade da obra também está no trabalho com a língua portuguesa. Com poemas rimados, a autora brinca palavras opostas, ressaltando a riqueza da linguagem e ainda traz textos em prosa com um humor bastante acentuado. Devido ao seu formato, o livro pode ser transformado em uma casa com quatro paredes e o projeto gráfico com ilustrações coloridas, atraentes e cheio de elementos divertidos em cada dupla de páginas.

PublishNews, Redação, 11/08/2023

“O que acontece com as coisas quando elas desacontecem?” Essa foi a pergunta de Gabriela, enquanto observava o vai e vem das ondas pela manhã. A menina busca entender como as ideias acontecem e desacontecem em sua cabeça e, assim, busca respostas para saber o que acontece quando algo ou alguém acaba. A partir da observação, Gabriela entende que a natureza e a vida se transformam ao seu redor: quando algo deixa de existir, existe beleza no que passa a ser. Isso também acontece diante de sentimentos ou desejos, como o medo, que vira coragem; ou os sonhos, que esperam para serem vividos de verdade. Mas e quando as pessoas desacontecem? E as ideias? Para onde vão? Em Quando as coisas desacontecem (Gaivota, 56 pp, R$ 65), os questionamentos sobre processos da vida acontecem em uma bela poesia com ilustrações de Odilon Moraes e texto de Alessandra Roscoe. Primeira parceria de publicação entre Odilon Moraes e a Editora Gaivota, o título é a quarta publicação da autora pela casa.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 11/08/2023

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.