Carta escrita pela escravizada Esperança Garcia inspira HQ
PublishNews, Redação, 11/08/2023
Projeto, contemplado pelo programa Rumos, busca integrar à memória cultural brasileira a sua visibilidade e representatividade

Arte de Esperança Garcia @ Divulgação
Arte de Esperança Garcia @ Divulgação
A HQ A Voz da Esperança, de Juliane Ferreira Vasconcelos, João P. Luiz e Bernardo Aurélio será lançada oficialmente no 21º Salão do Livro do Piauí – SALIPI (Av. Universitária – Teresina / PI), que ocorre entre 11 e 20 de agosto. No dia 18, às 20h, autores participam de um bate-papo com o público no local. Ainda, concomitantemente à Feira, os autores abrem a exposição A Voz de Esperança Garcia, no Espaço Cultural do Teresina Shopping (Av. Raul Lopes, 1000 – Teresina / PI), com os desenhos da HQ.

A publicação, contemplada pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020, foi inspirada na vida e luta da escravizada piauiense Esperança Garcia e na importância da carta escrita por ela, uma das mais antigas de denúncia de maus-tratos contra povos escravizados no país. “Embora no Brasil não se tenha registrado uma prática comum de publicação de obras escritas por autores escravizados ou ex-escravizados, nos Estados Unidos houve um número significativo de publicações dessa natureza, denominadas slave narratives, sobretudo a partir da segunda metade do século XVIII, tais como os relatos de testemunhos e epístolas de escravizados fugitivos”, conta Juliane. “Produzir esse livro sobre a carta de Esperança Garcia é valorizar nossa raiz histórica e cultural.”

A fim de disseminar por todos os cantos a história de Esperança, reconhecida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como a primeira advogada mulher do país, a grafic novel terá acesso gratuito em formato de e-book, tanto em português quanto em inglês: http://avozdeesperancagarcia.quintacapa.com.br/. As cópias físicas serão destinadas às escolas públicas e quilombos.

“Neste ano, o Piauí está voltado para Esperança Garcia. Além da nossa HQ, o SALIPI será inteiramente dedicado a ela. Também, o criador da feira, Douglas Machado, vai lançar o primeiro documentário sobre Esperança”, adianta João P. Luiz.

[11/08/2023 11:00:00]