Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 02/05/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 02/05/2023

O secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba, participou na última sexta-feira (28) do Sabatina PublishNews e falou sobre os planos da pasta para o setor do livro e para as políticas públicas de leitura. Entre as novidades, o secretário comentou que a pasta está em negociações avançadas com o Banco do Brasil para realizar uma ação de fomento ao circuito de feiras do livro e festivais literários pelo país. É possível assistir à entrevista na íntegra no Youtube do PN. Piúba afirmou também que encontrou as políticas públicas de leitura praticamente paralisadas na mudança de gestão do governo federal. Ele ressaltou em mais de uma oportunidade que a pasta se encontra em um momento de reestruturação e planejamento para os próximos meses. Antes de assumir a pasta, Piúba era secretário de Cultura do Ceará, estado então governado por Camilo Santana, atual ministro da Educação. Essa proximidade deve garantir um intercâmbio favorável entre as duas pastas. Ele também comentou outros assuntos, como a aquisição de livros pelo governo federal, a internacionalização da literatura brasileira e a regulamentação da Política Nacional de Leitura e Escrita. Clique no Leia mais para ler esta matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 02/05/2023

Na última semana, o Prêmio Jabuti anunciou as primeiras novidades da sua 65ª edição. Para contar em detalhes as mudanças e planos do mais importante prêmio literário do país, o Podcast do PublishNews conversou com Hubert Alquéres, curador do Jabuti 2023. Alquéres é professor da Escola Politécnica da USP e do Colégio Bandeirantes e vice-presidente da CBL. Além disso, foi também coordenador do Jabuti nos últimos seis anos. No bate-papo, Hubert explicou em detalhes como surgiu a ideia da nova categoria do Prêmio, de Escritor Estreante e as alterações na categoria mais especial da noite, a de Livro do Ano, que passa a premiar o vencedor com R$ 70 mil, além de levá-lo para a próxima Feira do Livro de Frankfurt com uma agenda de negócios com reuniões com editores, agentes literários e outros escritores. "Achamos que é muito importante dar mais visibillidade e acesso a esse autor ao mundo da produção literária, tanto no Brasil quanto lá fora. Nos comprometemos com o prêmio em dinheiro, mas mais do que isso, queremos levar esse autor a eventos literários ao redor do planeta", disse. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 02/05/2023

A Universidade de Rio Verde, em Goiás, decidiu retirar o livro Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios (Companhia das Letras), de Marçal Aquino, da lista de livros do seu vestibular após uma campanha de um deputado bolsonarista, Gustavo Gayer (PL-GO). Em entrevista ao colunista Chico Alves, do UOL, Marçal disse não estar surpreso com o posicionamento do deputado, mas sim com o da Universidade. "O que me choca é a comissão do vestibular e a universidade aceitarem essa tutela tão inapropriada e retirar o livro da lista do vestibular", desabafou. O caso foi noticiado em diversos veículos ao longo dos últimos dias, incluindo a Carta Capital, que também destacou o posicionamento da editora, apontando censura no caso. O Globo entrevistou o autor americano Jonathan Franzen sobre o lançamento brasileiro de Encruzilhadas (Companhia das Letras), seu novo romance, que toca, entre outros assuntos, em diversas discussões religiosas e familiares. O jornal também dedicou um espaço a como a literatura sáfica vem conquistando a Geração Z, e publicou resenhas sobre os livros de Roberto Taddei e Rafael Gallo, e da espanhola Xita Rupert. Na Folha, o historiador Luiz Marques falou sobre O decênio decisivo: Propostas para uma política de sobrevivência (Elefante), em que discute o futuro da vida na terra frente aos desdobramentos das ações relacionadas ao aquecimento global. Clique no Leia mais para ler esta nota na íntegra.

PublishNews, Raquel Menezes*, 02/05/2023

As feiras de livro internacionais, para além de lugares de aquisição e venda de direitos, são ponto de encontro de editores e demais agentes da indústria do livro para trocar experiências, conhecer novas tendências e, a partir disso, investir e inovar em nossos negócios. A Feira de Buenos Aires, para quem não conhece ainda, é uma excelente feira para começar o trabalho de internacionalização do catálogo. Por ter uma área dedicada aos profissionais, mas também ser aberta ao público por mais tempo, acaba sendo possível uma troca maior. Já estive lá três vezes. Nesta 47ª edição da Feira de Buenos Aires, além de ver as tendências do mercado latino, também participei como painelista de uma das sessões na CONTEC, evento organizado pela Feira de Frankfurt. A feira é vasta e convidativa e os “hermanos” têm um jeitinho bem parecido com o nosso. Se na Feira de Frankfurt a rigidez da agenda e das reuniões de 30 em 30 minutos é o que dita nossos (e todos os outros) passos, em Buenos Aires, caminhamos mais ao ritmo de uma milonga. Se, no percurso da reunião com você o editor vir algo que desperte interesse, tenha certeza, ele pode se atrasar um pouco. Ou seja, todas as lições sobre rigidez de horário que aprendemos em Frankfurt, em Buenos Aires acabamos flexibilizando. A sala de “Derechos” também possibilita que muitos “curiosos do livro” venham apresentar seus trabalhos. Mas, ainda assim, vale muito a experiência. Clique no Leia mais para conferir a íntegra deste artigo.

PublishNews, Guilherme Sobota, 29/04/2023

Um incêndio atingiu o galpão onde funciona a Distribuidora Loyola, no bairro do Belenzinho, em São Paulo, na noite deste sábado, 29. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não há vítimas. "19h47 Fogo em fabrica pela R Lopes Coutinho x R Vinte um de Abril – Belém – 16 vtrs empenhadas. Muito fogo no local. Não há vtms. Equipes em combate. Aguardando inf. #193I", diz um tweet postado na página oficial do Corpo de Bombeiros da PM-SP. Segundo informações de funcionários da empresa no local, o "fogo pegou toda a parte de cima do escritório, não propagou para o galpão do estoque". Nas redes sociais, o Corpo de Bombeiros compartilhou vídeos da situação. "Em breve informaremos como retomaremos o atendimento e fornecimento dos pedidos. Agradecemos o carinho e mensagens de todos nesse momento difícil", escreveu a distribuidora nas redes sociais. Clique no Leia Mais para ler esta nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 02/05/2023

A Bienal do Livro Rio confirmou a presença da escritora norte-americana Julia Quinn, autora dos livros da série Os Bridgertons (Editora Arqueiro). Seus romances foram adaptados pela Netflix em formato de série e conquistaram milhões de fãs pelo mundo todo. Ainda sem confirmação dos dias que Quinn estará no evento, o que resta aos fãs é se planejar para estar presente na Bienal, que ocorre entre os dias 1° e 10 de setembro de 2023, no Riocentro, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A Bienal do Livro do Rio já confirmou outros nomes, como o de Cassandra Clare, autora de sagas de fantasia, além do autor Neal Shusterman, de O ceifador. A edição deste ano, que marca 40 anos de Bienal, vai criando altas expectativas, com mais de 200 horas de programação para leitores de todas as idades. O anúncio da participação de Julia Quinn vem em conjunto com seu lançamento de um novo título, o livro Rainha Charlotte. “Escrever esse livro foi um processo totalmente novo para mim. Shonda criou os roteiros e eu os transformei em um romance. Foi um desafio que eu curti muito fazer. Este ano voltarei ao Brasil para participar da Bienal Internacional do Livro Rio. Estou muito feliz, os fãs brasileiros são os melhores!”, revela, em nota. Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 02/05/2023

A Livraria Leitura está à procura de um gerente de loja para a sua unidade do Shopping Via Parque, no Rio de Janeiro. É desejável que os candidatos tenham experiências de no mínimo dois anos nas áreas de livraria, papelaria e informática; ensino Médio completo ou superior completo; e tenham disponibilidade de horário para trabalhar em Shopping. Os interessados devem enviar currículos para americas.curriculos@leitura.com.br até 20 de maio e colocar no assunto o nome da vaga de interesse.

PublishNews, Redação, 02/05/2023

O Skeelo, maior ecossistema de livros e leitura do Brasil, em parceria com a empresa Me Poupe!, fintech que visa unir informação e a tecnologia para auxiliar vida financeira de seus clientes, lança o Clube Me Poupe!, iniciativa que entrega mensalmente livros digitais inéditos e exclusivos a fim de que os leitores possam ter mais conhecimento sobre hábitos financeiros mais saudáveis. Para participar do clube, os usuários devem ter o app Skeelo. De autoria da Me Poupe!, os livros trazem diversas temáticas, como finanças pessoais, investimentos, perfis de mentalidades financeiras, organização, entre outros. O primeiro lançamento do Clube Me Poupe!, disponível no app a partir desta terça-feira (2), será o e-book A riqueza começa em você, escrito por Nathalia Arcuri, fundadora da fintech. O livro trata sobre a mentalidade da riqueza e como criar hábitos saudáveis que contribuem para alcançá-la. Além de um livro mensal disponível nos formatos e-book e audiobook, os assinantes também recebem um conteúdo extra sobre o tema todo mês. Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra.

“Poesia é um tigre que salta diante de você. E às vezes ela vem da coisa mais corriqueira.”
Adélia Prado
Poeta brasileira
1.
Emoções financeiras
2.
Onde estão as flores
3.
Mais esperto que o diabo
4.
Café com Deus pai
5.
O poder da autorresponsabilidade
6.
É assim que começa
7.
É assim que acaba
8.
Quem pensa enriquece: o legado
9.
Mentirosos
10.
Salvar o fogo (capa dura)
 
PublishNews, Redação, 02/05/2023

O escritor e professor da Universidade de Sorbonne (França), Leonardo Tonus, terá a sua obra Diários em mar aberto (Folhas de Relva) – agraciada com Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no exterior, da Fundação Biblioteca Nacional – publicada em alemão pela Editora Hagebutte. Aufzeichnungen von hoher See foi traduzida por Lilli-Hannah Hoepner e conta com ilustrações de Vítor Rocha. Na obra, Tonus explora os movimentos de fuga de nosso tempo e a história da migração de sua própria família. Ao navegar por memórias, impressões e emoções, ele entrelaça o familiar e o oculto, abre espaços e lacunas, coleta vozes e documentos. O lançamento ocorre dia 12 de maio no Bellevue di Monaco, em Munique (Alemanha), com a presença da tradutora Lilli-Hannah, do guitarrista brasileiro Fabrício Cavalcante e do editor Martin Pflanzer. Outros encontros estão previstos ao longo do mês de maio e junho em Berlim e Frankfurt. Em 2024 a editora lançará, igualmente, uma antologia de poesia brasileira (traduzida para o alemão) organizada por Leonardo Tonus.

PublishNews, Redação, 02/05/2023

A 137ª edição do Jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná, traz como tema central o afrossurrealismo. O especial do mês, assinado pelo repórter Luiz Felipe Cunha, reconta a história desse gênero que tem bases na década de 1930 e é afiliado a outros conceitos da ficção especulativa negra (afrofuturismo, afropessimissmo, afrofabulação). O material ainda mostra como essas ideias estão presentes na cultura atual — em livros de autores como o norte-americano Paul Beatty e o brasileiro Bruno Ribeiro, além de filmes, séries de TV e videoclipes. “Como um afrossurrealista, sei que o meu trabalho está ligado ao excesso, à subversão, ao híbrido, a estar sempre um passo adiante da loucura que é viver. O interessante de se trabalhar nessa chave é que você não precisa estar rendido às leis do realismo. Tudo vale”, diz Ribeiro, autor, entre outros livros, do romance Porco de raça (DarkSide). Outros destaques do Cândido 137 são o ensaio fotográfico de Chivo Garcia, poemas de Samir Grid e Marcial (traduzidos por Fábio Cairolli), conto de Daniélle Carazzai, transcrição de um bate-papo com Paulo Rezutti realizado na BPP e o resgate de uma conversa entre Cesar Bond (1956-2004) e Sérgio Rubens Sossélla (1942-2003) — com apresentação de Vinicius Comoti. A arte de capa é de Gustavo Magalhães. A edição pode ser lida no site da BPP e o download gratuito pode ser feito clicando aqui.

PublishNews, Redação, 02/05/2023

O novo filme da franquia baseada no livro A cantiga dos pássaros e das serpentes (Rocco), prelúdio da saga de livros Jogos vorazes, de Suzanne Collins, ganhou um trailer. O longa contará a história de Coriolanus Snow, o Presidente Snow da saga de Katniss, anos antes de se tornar o presidente tirânico de Panem. Aos 18 anos, ele vê uma chance de mudar sua sorte quando se torna o mentor de Lucy Gray Baird, o tributo feminino do Distrito 12. Snow só não esperava que “as coisas que mais amamos são o que nos destroem”. Com um elenco de peso, o filme conta com nomes como Viola Davis, no papel de Dra. Volumnia Gaul; Tom Blyth, no papel de Snow; e Rachel Zegler, como a tributo Lucy Gray Baird. Confira o trailer oficial do longa. Clique no Leia Mais e confira o trailer oficial do longa, que tem previsão de lançamento para novembro deste ano.

PublishNews, Redação, 02/05/2023

As festas de sir Hubert Handerslay em sua casa de campo em Framptom já se tornaram famosas entre a alta sociedade britânica. E, para essa reunião, ele tem algo diferente planejado para entreter as visitas: O jogo do assassino (HarperCollins, 208 pp, R$ 59,90 – Trad.: Erico Assis). Mas, quando as luzes se acendem, a brincadeira se transforma em um pesadelo: o corpo de um dos convidados é encontrado morto. Agora, caberá a Roderick Alleyn, inspetor-chefe da Scotland Yard, desvendar o crime. E, no processo, ele precisará encarar uma coleção de álibis, um mordomo desaparecido e um quebra-cabeça de conspirações na busca pelo jogador mais importante: o responsável pelo golpe fatal. Essa edição do Clube do Crime, coleção que resgata clássicos inéditos ou pouco conhecidos de suspense e mistério, traz o envolvente e inesperado suspense originalmente publicado em 1934 de Ngaio Marsh — que, ao lado de Agatha Christie, Dorothy Sayers e Margery Allingham é considerada uma das Rainhas do Crime da Era de Ouro da literatura de mistério.

PublishNews, Redação, 02/05/2023

O ano é 1933 e um zepelim vindo da Alemanha deixa Pernambuco em direção ao Rio de Janeiro. Em meio a uma transformação mundial, em que o pós-guerra deu lugar a nacionalismos, autoritarismos e perseguições, o enorme lz 127 Graf Zeppelin seguia como um retrato do que havia de mais moderno na Europa. A viagem em nada devia a cruzeiros e trens de luxo, como o célebre Expresso do Oriente, e seus passageiros eram comerciantes, médicos, herdeiros. Tudo era pensado para uma clientela acostumada com o melhor. Tudo, menos um misterioso e terrível assassinato no meio da noite. Há um policial a bordo e um criminoso à solta, e todos — o médico eugenista, o crítico de arte, o comissário de bordo — são suspeitos. A partir de clássicos da literatura policial, como Agatha Christie e Arthur Conan Doyle, Samir Machado de Machado faz uma releitura e uma homenagem ao gênero, numa trama que traz baronesas misteriosas e espiões comunistas em meio à ascensão do Terceiro Reich e à perseguição nazista aos gays da Berlim dos anos 1930. A isso, O crime do bom nazista (Todavia, 128 pp, R$ 59,90) combina temas do Brasil contemporâneo, mostrando como questões tristemente atuais podem perdurar por décadas.

PublishNews, Redação, 02/05/2023

Em Crime na alta sociedade (Record, 392 pp, R$ 64,90 – Trad.: Carolina Simmer), de Jessica Fellowes, as irmãs Miford acabam no centro de uma investigação quando um dos convidados do baile de aniversário de Pamela Mitford é encontrado morto. Ninguém conhece a identidade do assassino, mas sabe que o criminoso está entre eles. A história se passa na Inglaterra, em 1925, e os jovens aristocratas mais famosos de Londres organizam uma nova caça ao tesouro como parte das comemorações do baile de aniversário de Pamela, uma das irmãs Mitford. Mas ninguém esperava que, naquela noite glamorosa, Adrian Curtis, um dos mais controversos integrantes da alta sociedade, acabaria sendo assassinado. Louisa, a dama de companhia das jovens Mitford, não se conforma em ver sua colega de profissão, Dulcie Long, sendo acusada pelo crime e resolve investigar por conta própria o ocorrido. O que Louisa não sabia era que ajudar sua amiga acabaria colocando-a no cerne de uma enorme operação policial. Em meio a um assassinato, festas deslumbrantes e uma perseguição às Quarenta Ladras, Louisa e as irmãs Mitford enfrentarão diversos perigos e viverão aventuras na busca pelo verdadeiro culpado. Mas o assassino pode estar mais perto do que imaginam.

PublishNews, Redação, 02/05/2023

O ano era 1987, a cidade de Berlim, capital da Alemanha, era dividida por um muro que impedia qualquer pessoa de atravessar para o outro lado e os escombros da Segunda Guerra Mundial ainda podiam ser vistos pelas ruas. Neste cenário, Bruno Fischer era apenas um músico fracassado e divorciado, que trabalhava como taxista para pagar as contas, jamais por prazer. Um dia, ele é designado a conduzir a misteriosa passageira Ingrid Bergunson, uma brasileira tão bela quanto enigmática, do aeroporto até uma igreja situada no lado dominado pelos soviéticos. Contrabandista de itens do espólio nazista, Ingrid retorna ao Brasil para negociar a venda do quadro recém-adquirido, mas desaparece sem deixar vestígios. Amanda, sua filha, decide então refazer os últimos passos da mãe na tentativa de encontrá-la, o que a coloca diretamente no encalço do taxista. Enquanto Bruno e Amanda procuram por rastros de Ingrid, envolvendo-se em uma trama internacional cada vez mais obscura, perigosas organizações secretas iniciam uma perseguição implacável pelo quadro roubado. Além da fumaça (Labrador, 208 pp, R$ 59,90), de Edvaldo Silva, traz à tona os sofrimentos remanescentes da Segunda Guerra em uma sociedade prestes a derrubar o último muro que dividia o mundo.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.