Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 04/04/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 04/04/2023

O 7º Prêmio PublishNews – que tem como objetivo reconhecer os livros mais vendidos do ano anterior e os profissionais por trás destes sucessos, entre outras contribuições – é hoje! A cerimônia de premiação ocorre nesta terça-feira, dia 4 de abril de 2023, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), às 18h30. O evento é sujeito à lotação do espaço e os interessados podem se inscrever para participar neste formulário. São sete categorias baseadas nos números de vendas da lista anual de mais vendidos de 2022 e sete outras categorias com prêmios especiais. Em 2023, a escolhida para o troféu de Contribuição ao Mercado Editorial foi a editora carioca Maria Amélia Mello, por conta de sua extensa e constante presença criativa no setor. O Prêmio de Editora do Ano irá para a Editora Gente, comandada pela CEO Rosely Boschini. A Gente colocou 104 livros nas listas de mais vendidos ao longo de 2022, um recorde desde que o PN começou a montar as relações. O Prêmio de Livro Mais Vendido do Ano irá para É assim que acaba (Galera Record), de Colleen Hoover. Segundo a editora, o livro já vendeu mais de 900 mil cópias no Brasil. Os vencedores do Prêmio Metabooks, Prêmio Cataventoo (Livrarias e Livreiros), Prêmio Skeelo de Inovação do Ano e Profissional de Marketing e Vendas do Ano serão conhecidos na cerimônia desta noite. O Prêmio PublishNews 2023 é uma realização do PublishNews, com patrocínio de Amazon, Catavento, CBL, MVB e Skeelo e apoio do Goethe-Institut e NESPE. Nos vemos lá? Clique no Leia mais para ver todos os finalistas.

PublishNews, Redação, 04/04/2023

Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) se manifestou a favor da ação que pede que o espaço da Livraria Cultura do Conjunto Nacional seja preservado e posteriormente tombado. "O órgão ainda recomenda que a prefeitura apresente uma proposta preliminar de proteção para que, eventualmente, o espaço seja considerado um patrimônio cultural", diz a nota. O processo corre na 1ª Vara de Fazenda Pública, mas tem acesso restrito aos autos. Ainda em março, a vereadora Luna Zarattini (PT) entrou com uma ação para que o imóvel da Livraria Cultura em São Paulo seja tombado pela Justiça. Ela enviou a ação também ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat) e ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp). Com a falência da Livraria Cultura, a conservação do imóvel e da livraria que está instalada no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, ficou em risco. "É fato público e notório que uma das principais atrações turísticas e culturais da maior cidade da América Latina encontra-se em risco de deixar de existir por razões financeiras", disse a vereadora na ocasião. Em fevereiro, a Justiça suspendeu uma decisão anterior que determinava a falência da Livraria Cultura.

PublishNews, Redação, 04/04/2023

A editora Ouro Sobre Azul promove nesta terça-feira (4), na Livraria Argumento (Rua Dias Ferreira, 417 - Leblon, Rio de Janeiro / RJ), o lançamento de Depois da chuva, livro de estreia de Clarisse Escorel. O evento começa às 18h30. Com o livro, a Ouro sobre Azul pretende começar a um novo ciclo em sua linha editorial, abrindo as portas a escritores estreantes cujos textos revelem o talento necessário para o trajeto – "nem sempre fácil" – da escrita literária. "Observadora atenta do cotidiano, dos acontecimentos e dos seres que o povoam, Clarisse transita com humor pelas mais diferentes situa­ções, registrando-as numa escrita clara e sem afetação, como convém aos bons cronistas", diz nota da editora. Ana Maria Machado, autora do texto de apresentação do volume, termina-o assim: “Com o leitor, fica sempre a impressão de que está sendo bem tratado por Clarisse Escorel, qualquer que seja o tema por ela abordado neste livro. Convenhamos que não é pouca coisa. Dessa forma, só nos resta dar as boas vindas à cronista. Ela merece”. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 04/04/2023

A editora Todavia abriu duas novas vagas no seu time. A primeira é para atuar no departamento de produção gráfica, no cargo de designer gráfico. Fazer a composição do livro, o projeto gráfico de livros infantis, fazer o fechamento de arquivo e cuidar da aprovação com a gráfica, lidar com os fluxos de revisão e emendas, contratação de colaboradores externos e a criação de peças gráficas auxiliares estão entre as funções do cargo. É preciso ter domínio do Pacote Adobe; experiência nas etapas de trabalho descritas acima, preferencialmente na área de livros infantis e juvenis; e ter formação acadêmica na área. A contratação é CLT e os interessados devem encaminhar currículos para aline@todavialivros.com.br. A segunda vaga é para o cargo de coordenador de comunicação. É preciso ter formação em Comunicação, Publicidade, Marketing, Jornalismo ou Relações Públicas; e conhecimento em literatura infantil e juvenil. Experiência no mercado de educação é um diferencial importante. As funções da vaga incluem o planejamento e produção de conteúdo para os meios digital e impresso; planejamento e produção de eventos; relacionamento com imprensa e criadores de conteúdo; planejamento de campanhas de mídia e supervisão de equipe. Interessados devem enviar currículos para contato@todavialivros.com.br.

PublishNews, Redação, 04/04/2023

A editora Rideel, que publica livros jurídicos, infantis e paradidáticos, está à procura de um analista de direito autoral. Os requisitos para o cargo incluem formação acadêmica Bacharel em Direito; inglês intermediário ou superior; bom desenvolvimento organizacional; boa redação; e conhecimento geral do Pacote Office. É necessário também ter trabalhado em editora de livros. A pessoa contratada fará análise e administração de contratos diversos; será responsável pelos prazos e condições de multas contratuais; organizará os arquivos da editora; fará os trâmites de ISBN; será responsável pelo fluxo de pagamentos de licenças / direitos autorais e iconografia; e manterá contato com autores e detentores de direitos autorais. A vaga é presencial e interessados devem enviar currículos para o e-mail katiaamadio@rideel.com.br.

PublishNews, Redação, 03/04/2023

A Editora Planeta está com uma vaga aberta na equipe de Produção Editorial para a posição de assistente de design/produção gráfica. O contratado(a) participará de todo o fluxo: intermediação com os fornecedores, solicitação de orçamentos, recebimento de provas e fornecerá apoio para toda a área. É preciso ainda ter nível avançado em programas do pacote Adobe (InDesign, Photoshop e Illustrator); nível básico no Pacote Office; conhecimento em plataformas Mac; e formação nos cursos de Design Gráfico, Produção Gráfica, Produção Editorial/Editoração ou áreas afins. Pede-se ainda que a pessoa seja responsável, organizada e proativa. Ter experiência no mercado editorial é considerado um diferencial. A vaga é presencial e CLT. Os interessados devem enviar currículo e portfólio até o dia 10 de abril para selecao@grupoplanetabrasil.com.br.

PublishNews, Redação, 04/04/2023

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto abriu o período de inscrições para o Concurso Literário da 22ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. O concurso recebe inscrições até o dia 30 de abril de 2023 e é dividido em duas categorias: Estudantil Regional (para alunos de escolas públicas e privadas de Ribeirão Preto e região) – nas modalidades Desenho Infantil, Poema e Conto; e Adulto (para pessoas acima de 18 anos moradoras em qualquer cidade do Brasil ou no exterior) – na modalidade Crônica. Para se inscrever, clique aqui; na inscrição, deverá ser enviado um arquivo PDF com o trabalho produzido. No ano passado, na categoria Adulto, o concurso recebeu inscrições de diversas regiões brasileiras, como Teresina, Brasília, Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro, Aracajú, Santo André, Ribeirão Preto, Franca, além de um texto enviado do Japão. A premiação dos vencedores do Concurso Literário ocorrerá durante a FIL que, neste ano, será realizada entre 12 e 20 de agosto, com o tema "Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo". Clique no Leia mais e saiba como se inscrever no concurso.

PublishNews, Redação, 04/04/2023

Baseado no quadrinho Como fazer mangá, lançado pela Editora JBC, o autor Raoni Marqs lança um curso online para ensinar os primeiros passos do processo de produção de um mangá. Com início no dia 18 de abril, o curso realizado pela Companhia das Letras será online, com quatro aulas ao vivo, em que os participantes vão aprender a fazer um mangá do começo ao fim. Ao longo de cada aula, Raoni vai mostrar os passos para colocar a ideia no papel e transformá-la em uma história em quadrinhos. No final, todos terão produzido sua própria história, inclusive o próprio professor, que também participará da dinâmica. Aberto ao público interessado em conhecer os processos de criação de um mangá, o curso já está com as inscrições abertas pelo Sympla e tem vagas limitadas. As aulas terão 2h de duração cada e vão acontecer ao vivo pela plataforma Zoom nos dias 18, 20, 25 e 27 de abril, sempre às 19h. O link para a transmissão será enviado por e-mail em até 2 horas antes do início da primeira aula.

“A única verdade que realmente sei: Os seres humanos me assombram”
Markus Zusak
Escritor australiano
1.
Nunca foi segredo
2.
Onde estão as flores
3.
Café com Deus pai
4.
É assim que acaba
5.
É assim que começa
6.
Tudo é rio
7.
Mais esperto que o diabo
8.
João Doria - o poder da transformação
9.
A biblioteca da meia-noite
10.
Minutos de sabedoria
 
PublishNews, Redação, 04/04/2023

A autora Iara Sydenstricker promoverá o lançamento de sua primeira obra Marias de pedra e mel, publicada pela editora Penalux nesta terça-feira (4), no Rio de Janeiro, a partir das 19h. O evento acontece no Café Cheirin Bão (R. Governador Irineu Bornhausen, Loja P1), ao lado da Estação do Metrô Largo do Machado. Segundo a editora, quando criança, Iara se fascinou diante da beleza de um copo de vidro ensaboado e lavado por ela mesma na pia da cozinha. O momento pueril lançou a menina numa espécie de iluminação e ali ela intuiu que queria ser empregada doméstica quando crescesse. Ao compartilhar a ideia com os adultos ao redor foi desautorizada a seguir com o plano, taxado de esquisito pelos familiares. O desconforto do episódio, carregado de simbolismo, atravessa décadas, alia-se a outros sentimentos e vivências, e transborda na escrita da autora. Clique no Leia mais e confira outros detalhes.

PublishNews, Redação, 04/04/2023

"Vivemos por aí soltando frases sobre a importância da educação — soltando frases e, quando muito, uma graninha ou outra; adiamos a idade de saída da escola, planejamos a construção de instalações maiores, em melhores condições; os professores se acabam feito escravos, com toda a diligência do mundo, por horas e horas de trabalho extra, até que a responsabilidade se torna um fardo insuportável, um pesadelo", diz a editora na comunicação deste livro. "E mesmo assim todo esse esforço é jogado no lixo, porque nós perdemos as ferramentas da aprendizagem; e, na ausência delas, só o que podemos fabricar é uma versão estragada e em frangalhos daquilo que um dia foi a educação". O livro As ferramentas perdidas da aprendizagem (Kírion, 84pp, R$ 31,90 - Trad.: Gustavo Bertoche), escrito por Dorothy Leigh Sayers aplica-se também ao modo de educação brasileiro. Aquilo a que chamamos ‘educação’ não passa de escolarização — uma educação imperfeita, e muitas vezes uma verdadeira deseducação, segundo Gustavo Bertoche, no texto da introdução.

PublishNews, Redação, 04/04/2023

Saber como aprender não é uma bobagem nem trivial. Quem nunca teve a incômoda sensação de estudar sem absorver nada do conteúdo antes de uma prova? Infelizmente, muitas pessoas, por acreditarem que têm dificuldade de aprendizado, desistem de seus sonhos antes de conseguirem a aprovação. Estabelecer uma rotina de estudos que funcione para si é muito mais desafiador do que parece, e pode determinar o seu futuro. A verdade é que existe um modo mais simples e fácil de abordar qualquer conteúdo, uma maneira que faça sentido somente para você e para os seus hábitos de vida. Em Aprendizado sem limites (Gente, 208 pp, R$ 59,90), na intenção de se comunicar com pessoas que querem estudar mais ou melhor, Pedro Miranda compartilha seu conhecimento para acabar com a falta de rotina nos estudos e desenvolver um método próprio e eficiente para o seu perfil.

PublishNews, Redação, 04/03/2023

Com o objetivo de orientar não apenas jovens formandos, como também profissionais em busca de recolocação ou transição de carreira, o livro Tô me formando, e agora? (Editora Senac, 184 pp, R$ 59,90), de Mariana Reis, inclui tendências de mercado, habilidades para o profissional do futuro e a importância de tratar o assunto com autorresponsabilidade e autogestão. Com a proposta de provocar o leitor a tirar um momento para pensar em si próprio, na sua carreira e no seu futuro, a autora compartilha sua expertise na área de recursos humanos, sua visão do mercado de trabalho global e suas experiências pessoais para mostrar o dia a dia de uma recrutadora bem-sucedida, que atua em mais de 15 países. Mariana conta o que os recrutadores sabem sobre os processos seletivos e traz insights que dão mais segurança ao abordar o mercado e que auxiliam na construção e manutenção de uma rede de relacionamentos eficaz, no uso profissional das mídias sociais e da marca pessoal.

PublishNews, Redação, 04/04/2023

O aprendizado de novas habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skills, tem sido fator determinante para o bom relacionamento nas interações pessoais e profissionais. Acompanhando a realidade do mercado e percebendo a necessidade de instituições de ensino e professores por mais conhecimento para lidar melhor com a situação, Carolina Costa Cavalcanti, doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) escreveu a obra Aprendizagem Socioemocional com metodologias ativasUm guia para educadores (Saraiva Uni, 264 pp, R$49,90). Com linguagem direta e acessível, o livro abre espaço para diálogos e reflexões acerca das competências socioemocionais que devem ser desenvolvidas por docentes, desde a educação infantil até o ensino superior, contemplando também aspectos empresariais, uma vez que muitas organizações têm investido em universidades corporativas para formar e preparar profissionais de acordo com suas necessidades específicas. A autora se amparou em dados de pesquisas para elaborar e fundamentar sua abordagem multidisciplinar de aplicação das metodologias ativas. O objetivo é mostrar que essas técnicas podem ser usadas em diversas áreas além da educação, como Psicologia Positiva, Comunicação, Design e Gestão. Entre os temas de destaque estão autocuidado, propósito de vida, conduta pró-social, saúde mental e física, soft e hard skills, entre outros.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.