
No ano passado, na categoria Adulto, o concurso recebeu inscrições de diversas regiões brasileiras, como Teresina, Brasília, Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro, Aracajú, Santo André, Ribeirão Preto, Franca, além de um texto enviado do Japão.
"Participar de concursos literários é uma oportunidade única para aprimorar a técnica de escrita e explorar novos temas e estilos literários. Mais do que isso, vivenciar esta experiência também pode ser um exercício valioso para a autoconfiança e a coragem de mostrar ao mundo as próprias ideias e ampliar os caminhos da produção autoral", avalia Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e curadora da FIL.
Criado pela Academia Ribeirãopretana de Letras (ARL) na primeira edição da Feira do Livro (2000), o concurso é uma correalização da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto (ALARP), com apoio da União dos Escritores Independentes (UEI), Casa do Poeta e do Escritor, União Brasileira dos Trovadores, Ordem dos Velhos Jornalistas, Proyecto Cultural SUR/Brasil e Academia Ribeirão-pretana de Educação (ARE).
A premiação dos vencedores do Concurso Literário ocorrerá durante a FIL que, neste ano, será realizada entre 12 e 20 de agosto, com o tema "Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo".