Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 07/03/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Talita Facchini, 07/03/2023

A HarperCollins Brasil anunciou uma reorganização na sua equipe editorial, justificada pelo momento de “novos desafios para o mercado” e promoveu Samuel Coto ao cargo de publisher do grupo. Coto está na editora há dez anos e tem em seu currículo a aquisição e publicação de dois dos maiores escritores da literatura mundial: J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis. Leonora Monnerat, CEO da editora, ressalta os resultados de venda das obras desses autores. “Desde 2018, quando a HarperCollins começou a publicar as obras de Tolkien, já foram vendidos mais de 1,5 milhão de exemplares no Brasil. Com C.S. Lewis são mais de 2 milhões de livros vendidos desde 2014, além da recente aquisição de As Crônicas de Nárnia. Acreditamos que com o Samuel à frente de todo o grupo, teremos resultados ainda mais promissores", comenta. Raquel Cozer, que ocupava o cargo de diretora editorial dos selos HarperCollins e Harlequin, deixa a empresa depois de quatro anos e meio. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Guilherme Sobota, 07/03/2023

Quem pode se inscrever para concorrer a uma das categorias do Prêmio PublishNews 2023? Quando será a cerimônia? Quais são todas as categorias? Neste artigo, respondemos às principais dúvidas dos leitores sobre o Prêmio PN – a cerimônia será realizada no dia 4 de abril de 2023, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30. Quais categorias aceitam inscrições? Quatro categorias estão com inscrições abertas: Profissional de Marketing e Vendas do Ano, Prêmio Skeelo – Inovação do Ano, e o Prêmio Catavento – Livraria Destaque e Livreiro do ano. Quem pode se inscrever no Prêmio? Qualquer pessoa relacionada de alguma forma ao projeto ou ao profissional. Pedimos isso porque precisamos de algum contato com os profissionais envolvidos. Quem faz o Prêmio PublishNews? O 7º Prêmio PublishNews é uma realização do PublishNews, com apoio do Goethe-Institut São Paulo, e patrocínio de Amazon, Skeelo, Catavento e MVB. Clique no Leia mais para ver a matéria na íntegra.

PublishNews, Julio Silveira, 07/03/2023

Com 25 anos de estrada (a sinuosa e esburacada estrada editorial) eu achava que já tinha feito de tudo. Mas nós editores sabemos o quanto é preciso rebolar e eis-me aqui começando algo novo (para mim): publicar livros para crianças e jovens. Desde a última vez que fiz um livro infantil (há inacreditáveis 20 anos) o mercado mudou completamente e eis-me aqui, aprendendo tudo de novo, do zero, no principal evento editorial infantojuvenil, a Feira do Livro Infantil de Bolonha. É a minha primeira vez aqui e minha referência/expectativa é a Feira de Frankfurt, aonde fui tantas vezes em nome de três ou quatro editoras. Posso ilustrar a diferença entre as feiras alemã e italiana em termos de comida. Enquanto na Buchmesse a gente come uma salsicha fria correndo para a próxima reunião, aqui na Feria meu evento mais demorado hoje foi o almoço (principalmente por conta da fila) onde escolhia entre tortellini, cotelette ou melanzane parmegiana. Explicando a metáfora, quero dizer que Bolonha é uma feira mais humana, no que tem de acolhedora e também de confusa. Embora o espaço seja bem menor que em Frankfurt, achei bem mais complicado navegar entre os pavilhões muito por conta da sinalização aleatória. Por sinal, ao chegar, não achava o caminho e acabei entrando na feira por um portão traseiro, junto com os caminhões que entregavam o vinho. Clique no Leia mais para conferir a íntegra deste artigo.

PublishNews, Redação, 07/03/2023

A editora Aleph, especializada em livros de ficção científica e especulativa, está de cara nova. A novidade foi comentada por Luara França, Publisher da casa, quando participou do Podcast do PublishNews, e agora as mudanças, que segundo a editora vêm para refrescar e atualizar a marca, chegaram. A nova fase da editora inclui atualização do logo, com projeto criado por Giovanna Cianelli, livros inéditos no catálogo – entre eles Irmãs da revolução (organização de Ann e Jeff Vandermeer); Língua nativa, de Suzette Haden Elgin; e Nova, de Samuel R. Delany – e a reformulação da Diário de Bordo, newsletter da editora que agora passa a ser semanal. A Aleph também criou um novo projeto, a Órbita. A partir de agora, os lançamentos da editora terão um QR Code que funcionará como porta de entrada para a Órbita daquele livro, uma plataforma de conteúdo expandido com entrevistas, curiosidades sobre os autores, artistas relacionados, textos ou vídeos que complementam e aprofundam a leitura. Outra novidade é a criação de um grupo no Telegram, que passa a ser o canal exclusivo de contato com os leitores. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta matéria.

PublishNews, Guilherme Sobota, 07/03/2023

A organizadora da Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços), GSC Eventos, anunciou nesta terça-feira (7) mudanças para as próximas edições. A Feira Nacional não irá mais acontecer em 2023, voltando em 2024 com nome diferente: Bienal do Livro do Sul de Minas. Já o Flipoços continua com a edição de 2023, agora de 3 a 7 de maio, no Teatro da Urca de Poços de Caldas. Os dois eventos aconteciam ao mesmo tempo. Segundo a GSC Eventos, a decisão foi tomada em conjunto com a prefeitura da cidade e com outros parceiros. Um motivo foi a falta de tempo para a captação de recursos necessários. Outro foi a informação de que a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais vai reformular a política de distribuição de vales-livros para os alunos e professores da rede estadual de ensino, retomando-a no segundo semestre, e não contar com essa política seria um prejuízo significativo para a Feira – que resolveu então adiar a próxima edição e passar por um rebranding. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 07/03/2023

O grupo HarperCollins Brasil está em busca de um designer para atuar com foco na editora Thomas Nelson Brasil. A pessoa ficará encarregada de desenvolver peças gráficas com base nos briefings recebidos para as campanhas de lançamento, peças de comunicação/campanhas para os canais digitais (site, redes sociais, e-mail marketing, display para parceiros, etc) e offline (PDV, backdrop, encartes). É necessário que o candidato tenha domínio dos pacotes Adobe Creative Cloud e Office, além de composições, diagramação, tratamento de imagens, cores e do uso de tipografia. Experiência com criação de mockups 3D, Motion Design e animação com foco em redes sociais, fotografia e ilustração, são diferenciais. Também é esperado que o designer tenha comprometimento com prazos e qualidade da entrega, seja responsável, criativo e apaixonado por livros. Os interessados podem se inscrever clicando aqui.

PublishNews, Guilherme Sobota, 07/03/2023

A cantora Rita Lee usou as redes sociais para anunciar Outra autobiografia, seu novo livro pela Globo Livros, agora focado nos últimos três anos, entre a pandemia e o seu diagnóstico de câncer. O livro já está em pré-venda e será lançado oficialmente no dia 22 de maio, dia de Santa Rita de Cássia. A foto de capa, de Guilherme Samora, foi pintada por Rita. "Quando decidi escrever Rita Lee: Uma autobiografia (2016), o livro marcava, de certo modo, uma despedida da persona ritalee, aquela dos palcos, uma vez que tinha me aposentado dos shows. Achei que nada mais tão digno de nota pudesse acontecer em minha vidinha besta. Mas é aquela velha história: enquanto a gente faz planos e acha que sabe de alguma coisa, Deus dá uma risadinha sarcástica", diz Rita no post. O material das redes ainda afirma que "em um texto franco, ora cru e chocante, ora cheio de ironias, ora sutil e amoroso, ela não poupa detalhes do seu tratamento".

PublishNews, Redação, 07/03/2023

Entre os dias 8 e 12 de março, o evento Palavras: Lentes da Cidade, realizado pela produtora cultural Asterismo e com apoio do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo, realizará encontros literários no centro de São Paulo para debater questões étnico-raciais e de gênero, e o intercâmbio cultural. Com o objetivo de olhar a cidade por meio da literatura, a programação traz autores renomados como a holandesa Elle van Rijn (foto ao lado), que lançará a ficção histórica Órfãos de Amsterdã (Melhoramentos). O livro conta a história de resistência de mulheres que salvaram crianças do campo de extermínio em Auschwitz e mostra como a memória é fundamental para o presente e o futuro. A participação da autora acontece nesta quarta (8), às 19h, na Livraria Megafauna (Edifício Copan. Av. Ipiranga, 200 - loja 53 – São Paulo / SP) para um bate-papo e sessão de fotos. E também no dia 12, às 17h, na sinagoga do Museu Judaico de São Paulo (Rua Martinho Prado, 128 - Bela Vista), com o intuito de olhar para a cidade como um local de utopia e distopia, a partir de textos de autores brasileiros e holandeses, cujas histórias são atravessadas por questões de gênero, sexualidade e identidade na perspectiva de pertencimento afetivo, político e geográfico. Além de Elle, o encontro terá Arnon Grunberg (participação remota), Mário Medeiros, e Marcelino Freire, com mediação de Ana Vitória Prudente. Clique no Leia mais para conferir a programação completa.

“Cada qual sabe amar a seu modo; o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar”
Machado de Assis
Escritor brasileiro (1839-1908)
1.
Café com Deus pai
2.
É assim que começa
3.
O poder da autorresponsabilidade
4.
É assim que acaba
5.
Plenitude
6.
Mais esperto que o diabo
7.
A biblioteca da meia-noite
8.
A mandíbula de Caim
9.
Mindset
10.
Mulheres que correm com os lobos (capa dura)
 
PublishNews, Redação, 07/03/2023

Valéria Martins, dona da agência literária Oasys Cultural, lança nesta terça (7), às 19h, na Janela Livraria (Rua Maria Angélica, 171-b, Jardim Botânico, Rio de Janeiro / RJ), o seu primeiro livro de ficção. Publicado pela 7 Letras, O lugar das palavras (130 pp, R$ 54) conta a história de Rafael Sant´Anna, um jovem que quer ser escritor. Quer muito. Mas vida não ajuda. No seu dia a dia, tem alguns problemas como cuidar da avó e mãe dependentes, ir às compras e ser o “homem da casa”. Mas quando o desejo é maior que tudo, se torna necessidade. Em sua jornada, Rafael decide fazer uma oficina literária e a roda da vida começa a girar. Assim, a obra acompanha o personagem em sua jornada para se tornar escritor. Entre ganhos e perdas, ele amadurece, se arrisca e colhe os frutos do trabalho feito um pouco às cegas.

PublishNews, Redação, 07/03/2023

A poucas semanas da formatura do terceirão, os alunos do colégio Tom Jobim só pensam em uma coisa: a viagem de formatura para Porto Seguro, regada a axé, cachaça e beijo na boca. Mas André e Michelle, embora animados com o fim do ensino médio, são grandes amigos que precisam lidar, cada um a seu modo, com os dilemas de quem está a meses de entrar oficialmente na vida adulta, mesmo sem saber se estão prontos para participar desse rito de passagem. André não tem grana pra ir pra Porto, nem se quisesse, e Michelle nunca quis ir. A sorte deles é que podem contar com a ajuda de Rafa, o terceiro elemento desta trinca de amigos inseparáveis. Juntos, durante os meses mais emocionantes de suas vidas, André, Michelle e Rafa descobrirão que Porto Seguro fica logo ali, para quem quiser encontrar. Porto Seguro (Buzz, 240 pp, R$ 54,90) é um livro sobre a descoberta de si mesmo, sobre emancipação, sobre mar e juventude. A estreia literária de Gabriel Calamari é como uma comédia romântica: inesperada e cativante. Com domínio narrativo e intensidade, o autor dá vida a personagens e momentos com os quais todo leitor irá se identificar em alguma fase da vida.

PublishNews, Redação, 07/03/2023

McKenna Berney é uma garota de sorte. Além de ter uma família adorável, ela irá para a universidade no próximo outono. Mas, antes, McKenna tem outra ideia em mente: adiar um pouco os estudos e convencer seus pais a deixarem que ela e sua melhor amiga percorram a famosa Trilha dos Apalaches, passando por 14 estados norte-americanos, do Maine à Geórgia. Porém, quando sua amiga desiste da viagem para ficar com o namorado, a jovem decide seguir com o plano original, mesmo que o faça sozinha – e sem que seus pais saibam desse detalhe. Já a caminho da trilha, McKenna conhece Sam – um misterioso garoto que deixou para trás a escola e um lar abusivo. Apesar de terem histórias opostas, os dois se apaixonam durante a jornada, repleta de alturas vertiginosas e quedas devastadoras. Mas, quando esse amor os leva para fora da trilha, eles se veem diante de duas possibilidades: colocar a vida de ambos em risco ou perseverar e vencer todas as probabilidades que insistem em ir contra eles. E é então que McKenna descobre uma força que nunca imaginou ter. A distância entre nós dois (Gutenberg, 272 pp, R$ 59,80 – Trad.: Beatriz Alves), livro de Marina Gessner, é um romance sobre sobrevivência, autodescoberta e as múltiplas camadas do amor.

PublishNews, Redação, 07/03/2023

Kiki Banjo sabe tudo sobre a vida do campus da Faculdade Paço do Rio Branco. Ela sabe quando certo dormitório tem mais chances de estar vazio — caso você queira se esgueirar para um encontro secreto —, quando há uma mudança de hierarquia em determinada panelinha e, acima de tudo, sabe quando um cara não está tão a fim de você e o que fazer para evitar cair no jogo dele. Ela usa essa sabedoria em seu programa de rádio, em que ajuda as universitárias a desenvolver, entre outras coisas, conhecimentos em boylixologia. Mas então surge um intruso em seu domínio: Malakai Korede. E Malakai não é um adversário comum. Ele é o Boy Lixo Supremo, o Pegador dos Pegadores, o Pilantra do Paço, que está conseguindo causar um estrago na comunidade feminina da faculdade e sair ileso. Kiki não pode permitir que ele altere o delicado equilíbrio que ela lutou tanto para construir, e não tem medo de confrontá-lo. Mas, depois de um projeto da faculdade que pode ser decisivo para o futuro dos dois, um ex grudento e um beijo inesperado, ela e Malakai acabam presos em um esquema para salvar a reputação de ambos. E Kiki se vê perigosamente perto de se apaixonar pelo cafajeste sobre o qual alertou a todas. Romance new adult de Bolu Babalola, Pimenta & mel (Harlequin, 368 pp, R$ 59,90 - Trad.: Bruna Barros) traz referências de músicas pop e R&B, um relacionamento entre rivais e um casal com muita química.

PublishNews, Redação, 07/03/2023

Era uma vez no século XXI (Naci, 256 pp, R$ 69,90) é o novo livro de Sara Fidélis, autora conhecida pelos seus romances adultos e a abordagem de temas relevantes como a liberdade sexual feminina. Na obra, a personagem Maria Eduarda vive uma vida metropolitana e comum no século XXI. Apaixonada por romances de época – e pelos majestosos príncipes fictícios –, seu único objetivo é ser uma boa amiga e uma exemplar funcionária na livraria onde trabalha. Duda nunca esperou muito da vida: nada de amores avassaladores ou aventuras dignas de filme. No entanto, tudo isso muda quando, como por um passe de mágica, um homem que se diz um príncipe do século XIX aparece em sua frente. Alexandros alega ser o sucessor real no distante reino de Brahvendell, e Duda não tem escolha senão embarcar nessa história maluca. Indo contra todos os seus instintos, ela se vê cada vez mais mergulhada no olhar de Alex, mas percebe que, se quiser viver esse romance, precisará ir até o fundo desse mistério anacrônico.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.