Samuel Coto é o novo publisher da HarperCollins Brasil
PublishNews, Talita Facchini, 07/03/2023
Com a reorganização da equipe editorial, Coto, responsável pela aquisição e publicação da obra de Tolkien e C.S. Lewis, assume como publisher do Grupo e Raquel Cozer deixa a empresa

A HarperCollins Brasil anunciou uma reorganização na sua equipe editorial, justificada pelo momento de “novos desafios para o mercado” e promoveu Samuel Coto ao cargo de Publisher do grupo.

Coto está na editora há dez anos e tem em seu currículo a aquisição e publicação de dois dos maiores escritores da literatura mundial: J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis.

Leonora Monnerat, CEO da editora, ressalta os resultados de venda das obras desses autores. “Desde 2018, quando a HarperCollins começou a publicar as obras de Tolkien, já foram vendidos mais de 1,5 milhão de exemplares no Brasil. Com C.S. Lewis são mais de 2 milhões de livros vendidos desde 2014, além da recente aquisição de As Crônicas de Nárnia. Acreditamos que com o Samuel à frente de todo o grupo, teremos resultados ainda mais promissores", comenta.

Coto assumiu a posição de diretor editorial da Thomas Nelson Brasil em 2019, período no qual a editora reporta crescimento na ordem de 76% em faturamento.

Seguindo com as mudanças, Raquel Cozer, que ocupava o cargo de diretora editorial dos selos HarperCollins e Harlequin, deixa a empresa depois de quatro anos e meio.

"Atuei na criação de uma identidade editorial para a Harper, com linhas bem estruturadas, incluindo a reformulação da Harlequin, a criação do selo HarperKids e a estruturação do trabalho com PNLD, que a editora não fazia. A HarperCollins é hoje muito mais reconhecida pela qualidade de seus livros", diz Raquel, que adquiriu best-sellers como Psicologia financeira e o livro do Irmão do Jorel, além de autores como Marcela Ceribelli, Paulo Vieira, Ale Santos, Ivan Mizanzuk e Elif Shafak, e ainda clássicos como Nelson Rodrigues e E.B.White.

Cozer já atuou como colunista do caderno Ilustrada da Folha de S.Paulo e entrou para o universo dos livros em 2015 trabalhando na editora Planeta. Em 2017, foi para a Intrínseca e no ano seguinte assumiu o cargo de diretora editorial na Harper.

[07/03/2023 08:00:00]