Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 05/05/2022
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 05/05/2022

A Embaixada da França no Brasil lançou a primeira edição do seu Prêmio de tradução. O objetivo é dar visibilidade ao trabalho da tradução, assim como aos grandes profissionais da tradução do francês no Brasil, e evidenciar um livro, uma editora e um projeto editorial. O galardão recompensará a tradução de uma obra francófona em português (ficção ou não ficção), publicada no Brasil entre o dia 1º de janeiro de 2021 e 1º de maio de 2022. O tradutor ganhará uma viagem com direito a visitas e encontros profissionais na França ainda este ano; e a editora terá uma grande visibilidade com a comunicação do Prêmio. Ela receberá também um visual de banner e o direito de usá-lo no livro premiado, com um apoio técnico possível. Para participar, é necessário enviar um dossiê de candidatura até o dia 18 de maio. Esse dossiê deverá conter o PDF da edição brasileira do livro francófono publicado no Brasil proposto para o Prêmio, assim como o PDF da versão original em francês; uma biobibliografia do tradutor e ainda o comprovante da data de publicação do livro no Brasil. Os documentos devem ser enviados para scac.sp.livre.audiovisuel@gmail.com. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 05/05/2022

É preciso se apressar! Termina amanhã o prazo de inscrições para o Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano, a categoria mais esperada do Prêmio PublishNews. O objetivo do prêmio é reconhecer os profissionais de vendas e marketing por trás dos sucessos nas livrarias. É o primeiro prêmio no país direcionado especificamente para aqueles que cuidam da comercialização dos livros. Nesta sexta edição, depois de ouvir muitas considerações e sugestões do mercado, o PN decidiu fazer algumas modificações e aprimorar as regras do prêmio, agora mais democrático e desafiador. A cadeia do livro participará ativamente da escolha do melhor profissional do ano. Convidaremos os representantes dos seguintes grupos: 23 livrarias (2 pontos), 27 editoras (2 pontos), 5 distribuidoras (2 pontos), 1 grupo especial (2 pontos) e voto popular/leitores (4 pontos). As regras do prêmio, assim como a lista com as editoras e livrarias participantes, você encontra clicando aqui. Para se inscrever, ou ser indicado, é necessário enviar e-mail para premiopublishnews@publishnews.com.br com os dados pessoais do candidato, além de um testemunhal apresentando resultados, números e ações empreendidas na área.O vencedor será anunciado em 25 de maio, em uma cerimônia no Goethe-Institut (Rua Lisboa, 974 – São Paulo / SP), a partir das 18h30. Para acompanhar a cerimônia, é necessário fazer uma inscrição prévia clicando aqui. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 05/05/2022

Pensando em dar mais oportunidade para quem quer se inscrever na 64ª edição do Prêmio Jabuti, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) estendeu o período promocional – que dá 10% de desconto aos primeiros inscritos – até o dia 12 de maio. Todos os participantes podem aproveitar o desconto: Associados CBL, autores independentes, associados entidades congêneres e não associados da CBL e também para todos os tipos de inscrição, obra individual ou coleção. As inscrições devem ser realizadas por meio do Portal de Serviços da CBL. Autores(as) e editores(as) que já possuem cadastro podem efetuar o login com o usuário preexistente, ou adicionar um novo, e selecionar “Prêmio Jabuti”. Já os novos usuários precisarão efetuar um cadastro, criar um login e uma senha, antes de selecionar “Prêmio Jabuti” e dar sequência à inscrição. O prazo para participar terminará às 18h do dia 26 de maio (horário de Brasília). Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Thales de Menezes, 05/05/2022

A Folha de S.Paulo publicou em sua edição desta quinta-feira (05) um caderno especial com o título “Conheça 200 importantes livros para entender o Brasil”. O jornal ouviu 169 intelectuais, entre historiadores, sociólogos, antropólogos e romancistas, para acolher sugestões e elaborou um ranking para ser publicado. A lista é liderada por Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. O resultado já indica a principal orientação ideológica que domina a relação de obras, com um grande número de livros que discutem a questão racial. Um levantamento desse tipo permite múltiplas discussões, mas a que parece ser mais urgente é uma clara falta de entendimento da proposta, demonstrada em muitos e muitos comentários sobre o caderno em redes sociais, desde as primeiras horas da manhã. Não se trata de uma lista dos melhores ou dos maiores livros já escritos no país, é na verdade uma lista de sugestões. O objeto de análise não é a qualidade inerente de cada obra, mas sim seu relacionamento com as questões que mais são debatidas no Brasil de hoje. Clique no Leia mais para ler a íntegra desta nota.

PublishNews+, Redação, 05/05/2022

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Nessa semana, o Próximo Capítulo traz as novidades que chegarão às livrarias entre 19 e 25 de junho. Entre elas estão a história dos personagens reis que inspiram a série de sucesso na TV Peaky Blinders (Universo dos Livros), de Carln Chinn; o drama adolescente A perigosa arte de ser invisível (Hoo Editora), sucesso young adult de Angelo Surmelis, e Mente cativa (Âyiné), mistura de ensaio, texto político e romance do poeta Czeslaw Milosz. Clique aqui para conferir todas elas. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

PublishNews, Redação, 05/05/2022

Marcada para acontecer de 02 a 10 de julho, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo terá um grande estande coletivo de livrarias. A grande livraria, como será chamada, é uma iniciativa de um grupo de livrarias associadas à ANL. A ideia desse estande coletivo que terá 300 m² é unir o maior número possível de livrarias do Brasil na maior feira de livros do país e assim transmitir para os visitantes do evento a experiência de visitar uma livraria dentro da Bienal. As livrarias que quiserem participar podem entrar com uma cota de investimento e terão – assim como as livrarias do grupo curador (Martins Fontes, Leonardo da Vinci, Livraria da Vila, Travessa, Livraria Simples, Janela e Leitura) – visibilidade garantida e participação nos lucros do estande. Além disso, as livrarias participantes também poderão indicar seus melhores livreiros para trabalhar na Bienal, garantindo assim que A grande livraria tenha o melhor acervo e o melhor atendimento. Na próxima terça (10), às 19h, Alexandre Martins Fontes (Livraria Martins Fontes), Beto Ribeiro (Livraria Simples) e Claudia Machado (Catavento Distribuidora) participarão de uma live para explicar todos os planos e ideias para esse estande coletivo. A mesa será transmitida pelas redes sociais do PublishNews.

PublishNews, Redação, 05/05/2022

O Grupo Editorial Alta Books está à procura de um analista de mídias sociais com formação em Marketing, Publicidade, Jornalismo ou áreas correlatas, e que tenha experiência de trabalho em estratégias de marketing on-line. É preciso ainda ser heavy user de redes sociais; ter inglês intermediário; capacidade de comunicação escrita e verbal; e de gerir uma grande carga de projetos multidisciplinares. As funções do cargo incluem planejar e executar campanhas integradas de marketing on-line para os lançamentos de livros; gerir o planejamento, desenvolvimento, revisão e publicação de conteúdos nas redes sociais dos selos do grupo; criar estratégias criativas gerando crescimento das redes sociais; e elaborar relatórios e acompanhar os resultados das campanhas on-line. O trabalho é presencial e os interessados devem encaminhar currículos para andrea@altabooks.com.br até 13 de maio.

PublishNews, Redação, 05/05/2022

O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do Edital #CulturaPresenteNasRedes2, realizam o minicurso Empreendedorismo e Marketing para novos escritores, com início neste sábado (07). O curso gratuito tem como objetivo profissionalizar jovens escritores que pretendem entrar no mercado literário, trabalhando a partir da autopromoção de pessoas que pretendem se enveredar pela literatura, entendendo todas as questões que envolvem esse processo. Conduzido e organizado por Vinícius Barreto – que já trabalhou no marketing da Livraria da Travessa e hoje faz parte da equipe do #coisadelivrieiro – o curso on-line tem duração prevista de oito horas, divididas em quatro aulas, com inscrição prévia e capacidade para até 100 pessoas. Das 100 vagas, 10% serão reservadas para mulheres trans ou travestis, 20% para pessoas racializadas (negros, indígenas, amarelos, pardos, etc) e 20% para mulheres cisgênero. Nas temáticas abordadas estão as ferramentas para produção e edição de imagens, mapeamento de influenciadores e parceiros, técnicas de promoção e merchandising no varejo físico, exposição em PDV e participação em clubes de leitura. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

“Escrever é um ofício, não uma arte, e um sujeito que abandona seu ofício por lhe faltar inspiração não se leva a sério.”
William Zinsser
Escritor e crítico literário americano (1922-2015)
1.
Perdoar Amar Agradecer
2.
Mais esperto que o diabo
3.
É assim que acaba
4.
Heartstopper: Dois garotos, um encontro
5.
Vade Mecum Saraiva 2022 - 33ª Edição
6.
Amor & gelato
7.
Os sete maridos de Evelyn Hugo
8.
Mulheres que correm com os lobos (capa dura)
9.
Torto arado
10.
Heartstopper: Um passo adiante (capa dura)
 
PublishNews, Redação, 05/05/2022

Os economistas Daron Acemoglu e James A. Robinson, autores do best-seller Por que as nações fracassam, lançam agora O corredor estreito: estados, sociedades e o destino da liberdade (Intrínseca, 800 pp, R$ 139,90 – Trad.: Rogerio Galindo e Rosiane Correia de Freitas). A teoria deles é baseada em que a liberdade só é mantida por meio de um confronto constante entre a população e seus governantes. Quando um Estado forte é necessário para conter reações violentas, impor a ordem, fomentar a prosperidade econômica e oferecer meios para que a população possa tocar sua vida, é igualmente importante uma sociedade mobilizada para controlar e tentar limitar qualquer excesso de quem está no poder. A liberdade é rara no jogo de poder entre os dois lados, mas existem exemplos históricos em que a tensão dá espaço ao diálogo. Na visão dos autores, então o campo de batalha se torna um corredor estreito onde sociedade e Estado podem trilhar um caminho de cooperação.

PublishNews, Redação, 05/05/2022

Partilhando a ideia de que o plano de poder de Bolsonaro é pautado pela destruição, Heloisa Starling, Miguel Lago e Newton Bignotto investigam em Linguagem da destruição (Companhia das Letras, 176 pp, R$ 69,90), cada qual sob uma perspectiva, mas em constante diálogo, a atuação do bolsonarismo e seus efeitos para a democracia. O ensaio de Starling aborda o agudo reacionarismo do grupo político no poder, procurando compreender sua constituição histórica e antecedentes. Lago trata da resiliência de Bolsonaro a partir das armadilhas de seu discurso, considerando a dificuldade de se estabelecer uma oposição eficaz e os impactos da hiperconectividade e do neopentecostalismo para sua ação política. Já o capítulo de Bignotto é uma reflexão sobre os conceitos da teoria política empregados para definir o bolsonarismo e seus matizes ideológicos. Ao escrutinar os elementos que constituem a visão de mundo comungada pelos apoiadores de Bolsonaro, os autores combatem a cegueira analítica e descortinam os movimentos do ex-capitão e seu projeto de poder: a destruição da ordem democrática.

PublishNews, Redação, 05/05/2022

O filósofo italiano Domenico Losurdo (1941-2018) ganhou no Brasil um pouco de notoriedade fora da academia, por causa de declarações sobre seu trabalho feitas por Caetano Veloso, no ano passado. Com uma sólida e fundamental obra marxista, seu último livro, póstumo, é A questão comunista: história e futuro de uma ideia (Boitempo, 216 pp, R$ - Trad.: Rita Matos Coutinho). O autor ainda trabalhava no texto quando morreu, e a obra foi organizada a partir dos originais disponibilizados pela família de Losurdo. Ele confronta tendências políticas que historicamente estabeleceram algum diálogo com o movimento comunista, mas buscaram diferenciar-se dele dada a atribuição de uma carga indesejável à palavra "comunista". Aliás, Caetano Veloso foi chamado de comunista nas redes sociais após seus comentários.

PublishNews, Redação, 05/05/2022

Em O diálogo possível (Todavia, 416 pp, R$ 89,90), o intelectual e ensaísta Francisco Bosco discorre sobre a encrenca em que o Brasil se meteu nos últimos tempos, que desaguou na eleição de um presidente avesso à democracia e na devastação do debate público, "transformando adversários em inimigos e a arena de ideias num ringue de mentecaptos". O ponto de partida é uma “limpeza da situação verbal”: Bosco recorre à melhor literatura política e econômica para desbastar o terreno e restituir complexidade às noções de liberalismo, socialismo, comunismo, identitarismo, entre tantas outras que se esvaziaram no descontrole das redes digitais. A proposta da obra é tornar o debate mais aderente à realidade e canalizar a energia transformadora para os alvos certos. O autor identifica duas fraturas na identidade brasileira: uma na cultura popular e outra na democracia. Esses dois pilares da autoimagem nacional foram rachados nos últimos tempos, deixando um rastro de ressentimento e violência. O diálogo possível é um convite para que sentem à mesma mesa os que estão dispostos a discutir saídas para o país.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.