Embaixada da França no Brasil lança prêmio de tradução
PublishNews, Redação, 05/05/2022
Prêmio recompensará a tradução de uma obra francófona em português de ficção ou não ficção. Inscrições seguem até 18 de maio.

A Embaixada da França no Brasil lançou a primeira edição do seu Prêmio de tradução. O objetivo é dar visibilidade ao trabalho da tradução, assim como aos grandes profissionais da tradução do francês no Brasil, e evidenciar um livro, uma editora e um projeto editorial.

O galardão recompensará a tradução de uma obra francófona em português (ficção ou não ficção), publicada no Brasil entre o dia 1º de janeiro de 2021 e 1º de maio de 2022. O tradutor ganhará uma viagem com direito a visitas e encontros profissionais na França ainda este ano; e a editora terá uma grande visibilidade com a comunicação do Prêmio. Ela receberá também um visual de banner e o direito de usá-lo no livro premiado, com um apoio técnico possível.

Para participar, é necessário enviar um dossiê de candidatura até o dia 18 de maio. Esse dossiê deverá conter o PDF da edição brasileira do livro francófono publicado no Brasil proposto para o Prêmio, assim como o PDF da versão original em francês; uma biobibliografia do tradutor e ainda o comprovante da data de publicação do livro no Brasil.

Os documentos devem ser enviados para scac.sp.livre.audiovisuel@gmail.com.

Um júri formado por franco-brasileiros anunciará com a Embaixada o livro vencedor em julho de 2022, em uma cerimônia com data ainda a ser definida.

[05/05/2022 09:00:00]