Or you compete or you complain
PublishNews, Leonardo Neto, 07/08/2014
Saiba como foi o Seminário Internacional ‘Oportunidades Globais para Editores Brasileiros’

Cerca de 40 profissionais da indústria do livro se reuniram ontem no Seminário Internacional Oportunidades Globais para Editores Brasileiros organizado pelo PublishNews em parceria com a Nielsen. Edward Nawotka, editor-chefe do Publishing Perspectives, apresentou um panorama global do mercado de livros e apontou alguns possíveis rumos para que editores brasileiros conquistem mercados fora do País. “Cada lugar é único, nos EUA, por exemplo, já não existem vendedores de porta em porta, que no Brasil ainda têm força”, observou o editor. E é nessas singularidades que Edward sugeriu que os editores brasileiros foquem as suas investidas no mercado internacional. “Quando se pensa em publicar em nível global, sempre se pensa nos EUA Inglaterra ou Alemanha, mas existem outros mercados nos quais o Brasil pode se dar bem”, observou Edward. O jornalista defendeu que, ao trabalhar com mercados em desenvolvimento, o Brasil pode ser um fornecedor de conteúdos ou serviços de qualidade. “Há grandes oportunidades nos países do Oriente. Índia e China, por exemplo, estão econômica e intelectualmente alinhados com as potencialidades do Brasil e podem ser mercados importantes, sobretudo na área educacional”, observou o jornalista.

Tendências e oportunidades

Edward demonstrou que na Ásia, um dos maiores mercados do mundo, há oportunidades para venda de direitos autorais e uma lacuna muito grande no mercado de traduções. Na Europa, o self-publishing desponta como um mercado importante e na África, o digital ainda engatinha. Na América Latina, “onde todos querem estar”, é um mercado em potencial para os brasileiros, principalmente pela proximidade geográfica. Edward citou o exemplo da Coreia, grande produtor de conteúdos digitais, em especial games, mas com um mercado de livros insipiente. Lá, segundo o jornalista, as editoras optaram pela exportação de livros e hoje tem a China como um dos seus principais parceiros comerciais.

Edward defende que o Brasil precisa encontrar mercados com similaridades e nichos nos quais seja relevante se quiser crescer no mercado internacional. E sugeriu um mantra aos editores brasileiros presentes: “or you compete or you complain” (ou você compete ou você reclama). “As pessoas amam o Brasil. Vocês são abençoados por isso”, disse o jornalista que recomendou aos presentes que não ignorem o que chamou de “Brand Brazil”. Para saber mais das ideias de Edward e as opiniões do jornalista sobre o mercado brasileiro, releia a entrevista que ele concedeu ao PublishNews clicando aqui.

[07/08/2014 00:00:00]