Quelônios dourados sob nova direção
PublishNews, Carlo Carrenho, 04/04/2014
Marisa Lajolo é a nova curadora do Prêmio Jabuti, que também ganha uma nova categoria de tradução

A partir deste ano, o destino dos quelônios dourados entregues aos melhores escritores, capistas e tradutores do mercado editorial brasileiro estará nas mãos da escritora e professora de literatura Marisa Lajolo. Ela é a nova curadora do Prêmio Jabuti, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), e ocupará o lugar do livreiro e agitador lítero-cultural José Luiz Goldfarb, responsável pela curadoria da láurea desde 1991.

Marisa Lajolo tem mestrado e doutorado em Literatura pela USP, e é professora de Literatura na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Unicamp. Ela ressaltou um desafio específico que a curadoria do Jabuti lhe traz: “Levar para o prêmio a experiência de pesquisas sobre livros e leitores no Brasil e, simultaneamente, fecundar diferentes setores da cultura do livro e da leitura no País, particularmente na esfera educacional, com as possibilidades abertas pelas inúmeras parcerias que o prêmio celebra.”

Além de nova curadora, a 56ª edição do Prêmio Jabuti traz também como novidade a categoria de “Tradução de Obra de Ficção Inglês-Português”, graças a uma parceria com o British Council. Na nova categoria, poderão concorrer apenas obras literárias (prosa, poesia ou dramaturgia), traduzidas diretamente de escritores nascidos ou residentes no Reino Unido para língua portuguesa falada e escrita no Brasil. O tradutor vencedor do primeiro lugar receberá, além do prêmio em dinheiro dado pela CBL, uma viagem a um festival literário no Reino Unido em 2015 com todas as despesas pagas. A premiação integra o Programa British Council de Tradução Literária.

A cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti deste ano acontecerá em 18 de novembro no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.

[04/04/2014 00:00:00]