A American Booksellers Association, ABA, anunciou ontem sua nova parceria com a Kobo. A empresa irá substituir o Google, cujo contrato seria finalizado em janeiro de 2013, em acordo que permite aos membros da associação vender seus e-books e e-readers pela plataforma da Kobo.
Em nota a Kobo conta que desenvolveu um programa especificamente para as livrarias independentes. O acordo começa a valer em outubro, e as 400 livrarias que utilizavam o serviço do Google Books devem passar a vender os e-readers e acervo de quase 3 milhões de e-books da Kobo. Mas o acordo deve ir além, segundo o jornal americano Wall Street Journal, a Kobo buscará parcerias com as quase 2.000 livrarias associadas à ABA. E a Kobo não será apenas uma plataforma de vendas online, a empresa dará assistência na parte de treinamentos, marketing, vendas e questões de logística às livrarias da associação.
Já Jeremy Greenfield, do Digital Book World, reiterou que o acordo entre ABA e Kobo não é exclusivo. De fato, alguns concorrentes já começaram a aparecer. A nova livraria online Zola, que deve iniciar suas operações em setembro deste ano, contou ao Digital Book World que a associação confirmou a possibilidade de uma parceria Zola-ABA, e que a Zola já teria “centenas” de livrarias independentes confirmadas para a nova empreitada.
Como não podia deixar de ser, o acordo levanta expectativas e perguntas sobre a chegada da Kobo no Brasil, se esta fará acordo com livrarias específicas, como faz em outros países, ou se vai procurar um acordo mais abrangente como o da ABA.