A Oxford University Press, a maior editora universitária do mundo, vem contratando editores para entrar no segmento de livros didáticos no Brasil. Neste segundo semestre, a editora de origem inglesa já contratou pelo menos três profissionais que trabalhavam na Moderna, para a área de exatas; uma pessoa da Saraiva, para cuidar das obras de Português, e uma da Abril Educação, para Filosofia e Sociologia. Procurada pelo PublishNews, a editora não deu detalhes dos seus planos, mas informou que “está em busca de parceiros estratégicos para diversas iniciativas”. No exterior, a Oxford publica livros educacionais e didáticos para diferentes áreas, mas, aqui no Brasil, até agora, só atuava com livros de inglês e, mais recentemente, também de espanhol.
Ainda não está claro se a Oxford pretende disputar os programas governamentais de compras de livros ou se concentrará esforços no mercado privado, como o grupo Pearson, também de origem inglesa, vem fazendo no país. Mas, por ora, os novos editores da Oxford não estão trabalhando com a perspectiva de inscrever obras no Programa Nacional do Livro Didático 2014, cujo período de pré-inscrição para livros direcionados a alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental começa em 09 de dezembro e vai até maio de 2012.
Há, ainda, outras movimentações menores. A Macmillan, por exemplo, que no Brasil trabalha apenas com livros de idiomas, começou a inscrever obras em programas governamentais. Elas chegam às escolas públicas já em 2012.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.