“O livro impresso é um bom negócio, mas haverá mudanças profundas no CTP”
PublishNews, Maria Fernanda Rodrigues, 07/10/2011
Eduardo Blucher é um dos convidados da Feira do Livro de Frankfurt e ele falará sobre o livro digital no segmento CTP

A Blucher foi a primeira editora brasileira a ter um e-book na loja da Apple e isso demonstra um pouco o interesse de seu publisher, o engenheiro Eduardo Blucher, por tecnologia. Ele foi convidado pela Feira do Livro de Frankfurt para falar sobre as oportunidades de negócios que se abrem ao segmento CTP com a popularização do livro digital na 25th International Rights Directors Meeting, um dos principais seminários da feira e que, este ano, estará focado no mercado editorial brasileiro e nas possibilidades de coedições internacionais de aplicativos. A meta da editora é ter, até o ano que vem, 50 e-books e esta não é tarefa fácil para quem trabalha com livros técnicos ou cheios de imagens “O livro impresso é um bom negócio, mas haverá mudanças profundas no CTP. Para estudantes, imagino que a popularização do livro digital aconteça nos próximos três ou quatro anos”. Participam ainda do seminário a agente Lucia Riff e Tomás Pereira, da Sextante.

Quantos livros a Blucher publica ao ano? Desses, quantos são estrangeiros e quantos são nacionais?

Publicamos 60 livros por anos e desses, 70% são títulos nacionais

Quantos livros a Blucher tem em catálogo?

450 livros

Os livros podem ser comprados em livrarias internacionais?

Sim, em Portugal.

Quantos e-books estão disponíveis e qual é a meta para 2012?

Fomos a primeira editora brasileira a colocar um livro no na loja da Apple no iPad. A meta para 2012 é ter 50 livros.

O que é importante saber sobre o mercado editorial brasileiro antes de tentar vender direitos de livros aqui?

Estimar corretamente o tamanho do mercado, aprender como o mercado funciona em preços e distribuição.

A Blucher também quer vender seus livros no mercado internacional? Já vendeu? Quantos títulos? Valeu a pena?

Iniciamos a venda na Espanha e nos EUA com alguns títulos. Em inglês o Sugarcane Bioethanol, de 1.000 páginas, está à venda na Amazon.

O livro impresso ainda é um bom negócio no Brasil. O mercado de livros digitais universitários e didáticos é promissor? Para quando prevê a popularização do livro digital entre os estudantes?

O livro impresso é um bom negócio, mas haverá mudanças profundas no CTP. Livro digital é o futuro e precisamos aprender como trabalhar neste mercado. Para estudantes, imagino que a popularização do livro digital aconteça nos próximos três ou quatro anos.

Quais são as oportunidades que se abrem para o segmento de CTP com a popularização do livro digital? E quais são os desafios?

As oportunidades são muitas: mais conteúdos, mais formas de distribuição, novos modelos de negócio. Desafios: Pirataria digital e saber se este público vai pagar por conteúdos digitais.

As feiras ainda são os melhores lugares para se comprar os direitos de livros?

As feiras são os melhores lugares para encontrar pessoas, e as pessoas vendem os direitos.

O que abordará no seminário da Feira de Frankfurt?

O mercado de livros CTP; as oportunidades e riscos, já que esta é uma das áreas que podem ser mais afetadas com a onda digital; e os crescentes mercados de ensino a distância (atingiremos um milhão de estudantes em 2012) e de cursos técnicos (segundo o Governo, haverá 850 mil vagas em cursos técnicos até 2014).

[07/10/2011 00:00:00]