Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Redação, 11/08/2025
No Podcast do PublishNews desta semana, recebemos Aline Midlej e Tiago Rogero. Aline é jornalista, apresentadora da GloboNews, coautora de De marte à favela, livro lançado pela Editora Planeta. Tiago, também jornalista, é correspondente do The Guardian e criador do Projeto Querino, podcast e também livro editado pela Fósforo. Eles conversaram na Casa PublishNews na Flip 2025 sobre a interseção entre jornalismo e literatura, explorando como suas obras abordam a desigualdade e a história do Brasil. Eles enfatizam a importância da subjetividade, do sonho e da educação na luta contra a pobreza e contra o racismo. A conversa explora a importância da história negra no Brasil, discutindo como a narrativa da escravidão e a cultura africana são frequentemente apagadas. A casa PN teve o Patrocínio Master: CBL, MVB e Transpo Express; Patrocínio: Abrelivros, Alta Books, Antroposófica, Bookwire, Disal, Gráfica Viena, Labrador, Skeelo, S2 Consultoria e UmLivro; Apoio: Edições Sesc e SNEL. Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.
PublishNews, Redação, 11/08/2025
O Grupo Editorial Record anuncia a contratação de Ana Lima Cecilio para o cargo de editora-executiva de ficção nacional da Editora Record. Curadora das últimas duas edições da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), Cecilio atuou em variados segmentos do mercado editorial ao longo de duas décadas. Agora, junta-se ao time de editores-executivos, coordenado pelo diretor editorial Cassiano Elek Machado e do qual já fazem parte Lívia Vianna, Lucas Telles, Rafaella Machado e Renata Pettengill. “Depois de alguns anos longe de edição, volto cheia de animação para contribuir com uma das editoras mais importantes do país. Voltar a fazer livros vai ser uma imensa alegria, ainda mais com uma equipe tão competente”, afirma a nova editora-executiva da casa. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 11/08/2025
Na última sexta (8), a jornalista e escritora Míriam Leitão tomou posse na cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL), em cerimônia realizada na sede da instituição, no centro do Rio. Décima-segunda mulher a ingressar na casa (e a quinta do atual quadro de acadêmicos), de acordo com reportagem do jornal O Globo, ela usou seu discurso para destacar a importância da inclusão e da representatividade e entrou no Salão Nobre da ABL acompanhada de Fernanda Montenegro, Rosiska Darcy e Lilia Schwarcz. A posse contou também com imagem gerada por inteligência artificial de Machado de Assis. Pela primeira vez, o livro Proclamem nas montanhas (Companhia das Letras) é publicado no Brasil. O título é a primeira obra de James Baldwin e teve uma resenha escrita na Folha de S. Paulo. O Painel das Letras, também da Folha, produziu um vídeo falando sobre Jacarandá (Editora 34), um dos livros mais vendidos da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). O g1 publicou uma reportagem sobre o "Bobbie Goods da Quebrada", um livro de colorir que conta o cotidiano de jovens das periferias de Belo Horizonte. Livro já vendeu mais de 200 cópias na primeira semana de distribuição. Adriana Ferreira Silva questiona em uma coluna no Nexo sobre qual é o perigo dos livros, se a maioria da população brasileira não lê. No texto, ela menciona o ataque à Flipei, críticas à Flip e censura de obras. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 11/08/2025
O 4º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos (EELDG), promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), contará com transmissão online ao vivo, via plataforma Zoom, da programação completa da Sala Imperial, palco principal do encontro. Os ingressos para a versão online do evento já estão disponíveis no Sympla, com valores que variam entre R$ 299 e R$ 799, de acordo com o lote e a categoria (associado ou não associado à CBL). As vagas para a transmissão são limitadas. O evento ocorre de 20 a 22 de agosto de 2025, no Casa Grande Hotel Resort & Spa (Av. Miguel Stéfano, 1001 — Guarujá / SP). Ao longo de três dias, especialistas do Brasil e do exterior debaterão temas estratégicos como inovação, inteligência artificial, marketing editorial, sustentabilidade, curadoria e comportamento do consumidor. A programação completa inclui mais de 15 mesas, além de atividades práticas, grupos de discussão, gravação de podcast e espaços de networking. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Vanessa Passos, 11/08/2025
Batida só (Todavia), terceiro romance de Giovana Madalosso, entrega personagens que cativam o leitor. A trama parte de um corpo em colapso para chegar às perguntas que evitamos em silêncio: o que é, afinal, inegociável na vida? Como seguir quando as emoções que nos definem também podem nos matar? A protagonista, uma jornalista que vive a velocidade e o ruído das grandes cidades, sofre um ataque na rua que desvela algo maior do que o susto, o seu coração carrega uma arritmia grave e imprevisível. A partir desse evento, inicia-se uma jornada não apenas clínica, mas profundamente existencial. A recomendação médica é clara: evitar emoções fortes. Mas quem vive impassível sem também se ausentar de si? Essa é a tensão visceral que move o romance e que a autora desenvolve com engenhosidade tanto na trama quanto no uso da linguagem (há de se destacar o uso das vírgulas para marcar as batidas do coração da personagem). Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 11/08/2025
Brasília será palco da nona e maior edição do Elas Publicam – Encontro de Mulheres do Mercado Editorial, no domingo, dia 26 de outubro. Com curadoria e produção da brasiliense Lella Malta, a edição de 2025 retorna à cidade onde nasceu o projeto itinerante que tem movimentado a cadeia produtiva do livro nasceu — e promete um dia inteiro de imersão, capacitação e networking para mulheres do setor editorial. Realizado na Casa Thomas Jefferson, localizada na Asa Norte, o evento reunirá mais de 50 à frente painéis, oficinas e palestras voltadas exclusivamente para profissionais do setor em um ambiente que estimula a troca de experiências, aprendizado coletivo e oportunidades de negócios. Um total de 250 ingressos serão colocados à venda, com alimentação e bebidas incluídas, e acesso garantido a todas as atividades mediante inscrição no site www.elaspublicam.com.br As autoras Iana Villela, Dia Bárbara Nobre, Taylane Cruz e Fabiane Guimarães estão confirmadas, além da Head de Conteúdo e sócia na Árvore, Camila Cabete, da coordenadora da Comissão de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Cinthya Müller, da produtora e curadora da Bienal do Livro da CAIXA, Gabi Milagres, e da fundadora da agência de comunicação com.tato, voltada à literatura independente, Karol Lopes. Clique no Leia Mais para acessar a matéria na íntegra.
PublishNews, Redação, 11/08/2025
A Estante Virtual lançou na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) o projeto Adote uma Biblioteca, a fim de ajudar a repor e expandir o acervo das bibliotecas públicas e privadas do Brasil. A expectativa é que mais de 100 bibliotecas façam parte do projeto até o final de 2025, quando mais de 1.000 livros devem ser doados por clientes da plataforma do grupo Magalu. “As bibliotecas são espaços que promovem a democratização da leitura, ao permitir que leitores descubram novos livros e ampliem o conhecimento e, por isso, temos um carinho muito especial por esse projeto”, afirma André Palme, Head da Estante Virtual. “Queremos estar perto das bibliotecas, para ser esse ponto de apoio na reposição dos acervos, porque estimular a acessibilidade da leitura também é um dos nossos principais pilares”. Para garantir que os perfis sejam realmente relacionados a bibliotecas, todos os cadastros criados serão avaliados pelo time da Estante Virtual antes de estarem aptos para uso na página principal do site Adote uma Biblioteca. As listas de desejos deverão ser exibidas de modo “público”, para que os clientes consigam visualizá-las e escolher os títulos que querem doar. O passo a passo do processo inteiro estará disponível no site oficial do projeto. Clique em Leia Mais para acessar a notícia na íntegra.
PublishNews, Redação, 11/08/2025
O Festival Literário de Votuporanga (Fliv) está realizando a sua 15ª edição, que começou no dia 8 e vai até 16 de agosto, com uma programação destinada à formação, ao encontro e ao pertencimento. Com entrada gratuita e sediado no Parque da Cultura, o festival oferece atividades para todas as idades, incluindo shows nacionais, debates, rodas de conversa, teatro, circo, oficinas e feira de livros. Com o tema “Que histórias nos pertencem nessa travessia tecnológica?”, o evento homenageia a escritora Blandina Franco e o ilustrador José Carlos Lollo, ambos premiados na literatura infantil brasileira, além do Instituto Brasileiro de Estudo e Apoio Comunitário (IBEAC), que atua na área da educação, justiça social e fortalecimento de comunidades periféricas. A curadoria é formada por Kiara Terra, atriz, escritora e pesquisadora residente na Itália, que participa da abertura, e por Roselaine de Souza, técnica de programação artística no SESC Rio Preto, responsável por projetos culturais nas áreas de música, literatura e outras linguagens artísticas. Nesta edição, o festival presta uma homenagem póstuma ao professor da rede municipal de ensino, Milton Perecin dos Santos, que será o patrono do Fliv 2025. Conhecido por seu trabalho criativo, inspirador e afetuoso nas salas de aula de Votuporanga, Milton faleceu em 21 de junho de 2025. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
|
“O corpo a corpo da escrita fica muito melhor com a escrita à mão.”
1.
|
Do dia para a noite (Day to night)
|
2.
|
Elo Monsters Books: Flow Pack
|
3.
|
Dias frios (Fall Winter)
|
4.
|
Dias quentes (Spring Summer)
|
5.
|
Isso e aquilo (This & That)
|
6.
|
Prepara... vai!
|
7.
|
Desbloqueie o poder da sua mente
|
8.
|
Mais esperto que o diabo
|
9.
|
O homem que comprou o tempo
|
10.
|
Café com Deus Pai 2025
|
|
|
PublishNews, Redação, 11/08/2025
O grupo Agreste-pb: literaturas e pesquisas sociais periféricas, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está com o processo seletivo aberto até o dia 22 de agosto para nova turma do projeto de extensão Jovens escritoras periféricas (Oficina literária). O programa é sediado no Departamento de Ciências Sociais (DCS) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS). O formulário para inscrição está disponível no site agreste-pb.org. O objetivo principal é promover uma oficina para jovens escritoras habitantes das periferias. A coordenação é do professor Marcio Sá (DCS/PPGS/UFPB), doutor em Sociologia, autor de Além do barro (Cepe Editora), Filhos das feiras (Ed. Massangana) e Feirantes (Ed. UFPE), dentre outros. A ministrante é Ana Carolina Lemos, mestre em Ciências da Linguagem e autora de diversos livros infantojuvenis (publicados pela Ciranda Cultural, Paulus e Suinara, dentre outras editoras). A terceira edição do projeto será realizado entre os dias 4 de setembro e 27 de novembro de 2025. As inscrições no processo seletivo estarão abertas até 22 de agosto, somente para jovens que se identificam com o gênero feminino e tenham entre 17 e 30 anos. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 11/08/2025
A obra Eu só existo no olhar do outro? (Paidós, 192 pp, R$ 59,90) nasceu de uma conversa entre Ana Suy e Christian Dunker, dois renomados psicanalistas do país. Em um papo descontraído aqui registrado, suas vozes se entrelaçam em reflexões que transitam por temas como amor e identidade, luto e alteridade, psicanálise e literatura. Partindo da provocação que nomeia a obra, a troca entre Ana e Christian se dá a partir de trajetórias distintas e suplementares, e de maneira espontânea: entre referências a grandes nomes da psicanálise e cenas curiosas do cotidiano, vemos os autores explorarem as tramas da existência e do olhar do outro em nossas vidas, sem perder de vista os desafios de viver relações saudáveis nos dias de hoje. Este livro é uma ode ao prazer de pensar junto. Aqui, o leitor não encontrará respostas definitivas, mas acompanhará ideias serem construídas no calor do diálogo com sensibilidade, bom humor e inteligência – como acontece nas mais proveitosas sessões de análise.
PublishNews, Redação, 11/08/2025
O livro Código da alma (Goya, 336 pp, R$ 69,90 – Trad.: Thaís Britto) fala sobre o que significa vocação, a sensação de destino, o poder do caráter e a imagem inata que nossa alma carrega. Juntos, esses tópicos formam a “teoria do fruto do carvalho”, segundo a qual cada pessoa tem uma singularidade que demanda ser vivida e que já existe mesmo antes de poder ser vivida. Mas o autor James Hillman afirma que isso nada tem a ver com sentido da vida, com a razão para viver ou uma filosofia de fé religiosa. Trata-se daquela impressão de que há um motivo para que uma pessoa, que é uma pessoa única, esteja aqui. Um chamado. Neste livro, Hillman apresenta uma abordagem do mistério no centro de cada vida humana. Pois há uma força que conecta as pessoas às suas vocações mais profundas, ajudando-as a perceber aquilo que é essencial para a realização do nosso potencial. Os gregos a chamaram de “daimon”, os romanos de “gênio”, os cristãos de “anjo da guarda”. Também atende pelos nomes “coração”, “caráter” e “alma”. Uma presença que nos conduz desde o nascimento e delineia o curso de nossa vida.
PublishNews, Redação, 11/08/2025
O livro Desterros (Todavia, 191 pp R$ 69,90) nasceu do trabalho de Natalia Timerman no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, onde atuou na enfermaria psiquiátrica. Entre muitos relatos de presos, carcereiros, médicos, o de Donamingo atravessa o livro: angolana presa por tráfico, se descobriu grávida na prisão. Há também Gessé, que para não ser tirado do hospital, aumentava a ferida da própria barriga deixando as vísceras à mostra. Natalia se aproxima de onde loucura e violência se encontram. A medicina não basta, tampouco a justiça, mas a literatura abarca o que o veredito do juiz não consegue, nem o prontuário permite. Natalia narra os pacientes sem deixar de lado seu entorno e ela mesma. O texto é literário, não se trata de um exame de imagem, feito com a distância da técnica, quando a medicina ela mesma trocou os sintomas pelos sinais. Natalia Timerman nasceu em 1981, em São Paulo. É médica psiquiatra pela Unifesp. Pela Todavia, publicou Copo vazio (2021) e As pequenas chances (2023).
PublishNews, Redação, 11/08/2025
Em um mundo em que a psicoterapia frequentemente se perde em meio ao excesso de tecnicismos e protocolos rígidos, Fenomenologia (Summus Editorial, 240 pp, R$ 98,30) propõe uma reflexão profunda da fenomenologia sobre a psicoterapia. Voltado para a realidade brasileira contemporânea — atualmente o Brasil é o país que tem o maior número de psicólogos do mundo —, o livro apresenta a psicoterapia não como um conjunto de técnicas, mas como uma forma de investigar o humano a partir do humano. A fenomenologia é um caminho para devolver vida e significado às abordagens terapêuticas, reforçando a dimensão relacional que dá sentido à prática clínica. É por meio dessa relação com o outro que emergem as possibilidades de transformação e compreensão mútua. Nesse sentido, a visão fenomenológica vai ao encontro dos fundamentos das chamadas psicologias humanistas — como Gestalt-terapia, terapia centrada na pessoa, psicodrama e existencialismo —, compondo com elas um caminho para o verdadeiro encontro terapêutico, baseado na ética e na presença atenta e amorosa. Indicada para psicólogos, psicoterapeutas, estudantes e todos aqueles interessados nas interseções entre filosofia e prática clínica. Textos do livro são de Adriano Furtado Holanda, Marcelo da Silva Araújo Tavares, Marcos Aurélio Fernandes, Marta Helena de Freitas, Mônica Botelho Alvim, Pedro Luís Tizo Santos e Rodolfo Petrelli.
PublishNews, Redação, 11/08/2025
O livro A vida é melhor com amigos (Vestígio, 272 pp, R$ 68,90 – Trad.: Renato Marques) busca mostrar como amizades profundas e comprometidas podem transformar a dinâmica da vida adulta ao oferecer uma alternativa real ao modelo tradicional de casamento. Baseado em relatos reais, o livro explora a trajetória de pessoas que escolheram ter um parceiro de vida platônico em vez de um relacionamento romântico, provando que o amor e o companheirismo vão muito além do romance. Além de abordar a pressão social para encontrar um cônjuge, a autora desafia a ideia de que uma vida plena depende do casamento ou de um relacionamento amoroso. A autora Rhaina Cohen questiona como construir amizades que durem para sempre? Como encontrar segurança emocional sem um parceiro romântico? A vida é melhor com amigos tenta responder a essas perguntas e apresenta alternativas modernas para vínculos afetivos duradouros.
|
|
|