
“As bibliotecas são espaços que promovem a democratização da leitura, ao permitir que leitores descubram novos livros e ampliem o conhecimento e, por isso, temos um carinho muito especial por esse projeto”, afirma André Palme, Head da Estante Virtual. “Queremos estar perto das bibliotecas, para ser esse ponto de apoio na reposição dos acervos, porque estimular a acessibilidade da leitura também é um dos nossos principais pilares”.
Para garantir que os perfis sejam realmente relacionados a bibliotecas, todos os cadastros criados serão avaliados pelo time da Estante Virtual antes de estarem aptos para uso na página principal do site Adote uma Biblioteca. As listas de desejos deverão ser exibidas de modo “público”, para que os clientes consigam visualizá-las e escolher os títulos que querem doar. O passo a passo do processo inteiro estará disponível no site oficial do projeto.
A Estante Virtual poderá selecionar listas para serem divulgadas em suas redes sociais, assim como as instituições participantes também podem usar os links para divulgação interna e externa, nos meios que julgarem mais eficientes e adequados. Vale destacar que a gestão da lista de desejos é de responsabilidade da biblioteca. Ou seja, quando receber algum dos exemplares, deve retirar o livro da lista e atualizá-la para evitar repetições.
O projeto Adote uma Biblioteca conta com o apoio do Rio Capital Mundial do Livro, título concedido pela Unesco à cidade do Rio de Janeiro em 2025. É a primeira vez que uma cidade de língua portuguesa recebe o reconhecimento em virtude da excelência dos programas de promoção da leitura.